PROGRAMA “SAÚDE NA ESCOLA” ATENDE CRIANÇAS DA CRECHE “AMADEU FRAGNANI”

Tempo de leitura: 2 minutos Crianças da Creche Municipal “Amadeu Fragnani” foram atendidas pela equipe técnica do ESF (Estratégia Saúde da Família) “André Batista”, da Vila Santa Luzia.

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí, por meio da ESF (Estratégia Saúde da Família) “André Batista”, da Vila Santa Luzia, realizou, na manhã desta sexta-feira (26/04), as primeiras ações do Programa “Saúde na Escola” (PSE) na Creche Municipal “Amadeu Fragnani”, situada no mesmo bairro.

Na ocasião, foram realizadas a verificação de peso e altura e da Carteira de Vacinação de 60 crianças da creche. Os pais das crianças com vacinação em atraso serão convocados a comparecer na Unidade de Saúde da Vila Santa Luzia, para que as crianças possam ser vacinadas, bem como os pais de crianças que apresentaram alterações relacionadas a peso ou estatura.

O Programa “Saúde na Escola” é realizado em todas as escolas de Tatuí pelas ESF’s dos bairros Rosa Garcia, Jardim Santa Rita de Cássia, CDHU, Jardim Tóquio, Vila Angélica e Jardim Gonzaga, seguindo as determinações do Ministério da Saúde.

Esta foi a primeira vez que o Programa atendeu às crianças da Creche “Amadeu Fragnani”, visto que a ESF “André Batista” passou a integrar o Programa neste ano.

Sobre o programa – O Programa “Saúde na Escola” (PSE) tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A criação dos territórios locais do Programa é elaborada a partir das estratégias firmadas entre a escola, com base no seu projeto político-pedagógico, e a Unidade Básica de Saúde. O planejamento destas ações do PSE leva em consideração o contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde do aluno e a sua capacidade operativa em saúde.

Imprimir esta postagem Imprimir esta postagem
Traduzir :