Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. BANDA MUNICIPAL DE CONCERTO DE ITATINGA SE APRESENTA, NESTE SÁBADO, NO PROJETO “MÚSICA NA PRAÇA”

BANDA MUNICIPAL DE CONCERTO DE ITATINGA SE APRESENTA, NESTE SÁBADO, NO PROJETO “MÚSICA NA PRAÇA”

Publicado em:

Banda de Concerto Municipal de Itatinga “Benedito Dias de Almeida – Sinhô” é regida pelo maestro Guilherme Andrades.

Neste sábado (27/04), será realizada mais uma edição do Projeto “Música na Praça”, promovido pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, em parceria com o Conservatório de Tatuí, a Abaçaí Cultura e Arte, a Padaria Onze e a COOP (Cooperativa do Consumo).

O evento terá início às 11h, na Praça da Matriz, e contará com a apresentação da Banda de Concerto Municipal de Itatinga “Benedito Dias de Almeida – Sinhô”, regida pelo maestro Guilherme Andrades.

De acordo com escritos de 1916, do historiador Rubens Janes, o senhor Emílio Fanton era maestro da Banda Lyra “Santa Cecília”. Entre as décadas de 1920 e 1940, havia duas corporações musicais, uma no Distrito do Lobo, em Itatinga, e depois surgiu a corporação musical “Major Belo”, tendo como maestro “Sinhô”, que dirigiu a banda até 1965, que tinha a sala de ensaio em sua própria residência.

Quando a Banda Lyra “Santa Cecília” foi dissolvida pelos músicos veteranos, o maestro Emílio Fanton reativou a corporação com os filhos dos veteranos, formando uma pequena escola musical.

Com o falecimento do maestro Sinhô, a corporação continuou sendo dirigida pelo músico José Cinque. Em 1983, com o maestro Rui, a banda voltou, porém, por pouco tempo, deixando a direção para Dona Antonieta que durou até 1989.

Já em 1994, a Prefeitura novamente reativou a corporação, com o maestro Joel Ramos. Posteriormente, com a saída de Joel, a corporação musical passou a estar sob a batuta do maestro Sebastião Ramos, por aproximadamente dois anos.

Em 1997 foi sancionada a lei que dá o nome atual para a Banda Municipal de Itatinga – “Sinhô”. Depois disso, a Prefeitura trouxe o professor e maestro Rubens Costa Luz Junior para manter a tradição, com uma adaptação de orquestra sinfônica. Com a saída do maestro Rubens, o ex-aluno e músico Santiago Ribeiro, assumiu a frente da então Orquestra de Itatinga.

Hoje, a Banda de Concerto Municipal de Itatinga “Benedito Dias de Almeida – Sinhô”, é regida pelo maestro Guilherme Andrades, que mantém uma escola, com o apoio da Prefeitura, para a formação de novos músicos.

Compartilhe:

Outras

Notícias

DENGUE: TRANSMISSÃO DIMINUI, MAS CONTROLE E ELIMINAÇÃO DE CRIADOUROS DO MOSQUITO DEVEM SER INTENSIFICADOS

Entre os dias 20 de junho e 17 de julho, o município registrou 61 casos confirmados de Dengue, sendo 59 autóctones e 2 importados.

82ª SEMANA PAULO SETÚBAL TEM DIVERSAS ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS FOCADAS NA POESIA “A VILA”, DO ESCRITOR TATUIANO

A programação acontece de 1º a 9 de agosto.

QUATRO FLAGRANTES DE TRÁFICO DE DROGAS ESTÃO ENTRE AS OCORRÊNCIAS ATENDIDAS PELA GCM NA ÚLTIMA SEMANA EM TATUÍ

No total, foram apreendidas 135 porções de entorpecentes, sendo 108 porções de cocaína, 14 porções de skank e 13 porções de maconha.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo