No último fim de semana de abril, dias 27 e 28, sábado e domingo respectivamente, a Prefeitura de Tatuí, por meio da Divisão de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, promoverá, a partir das 8h, na EMEF “Prof. Alan Alves de Araújo”, um Mutirão de Castração de Cães e Gatos.
A ação será destinada, única e exclusivamente, para moradores dos bairros Jardim Santa Rita de Cássia, Jardim Gramado, Jardim Novo Horizonte, Tanquinho e Pacaembu. “Essa é a região da cidade com maior número de população animal, com cerca de 3 mil animais. Por isso será a primeira a receber o Mutirão de Castração neste ano. Em breve, nos próximos meses, teremos mais etapas de mutirões, em regiões diferentes do município que concentram grande número de animais também”, explica o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Samuel Gimenez.
Serão atendidos nesta primeira etapa 255 animais, sendo 30 cães machos, 120 cães fêmeas, 30 gatos machos e 75 gatos fêmeas. No momento da castração cada animal receberá um chip de identificação – de acordo com uma normativa do Conselho Regional de Medicina Veterinária. Esse chip terá os dados do animal e de seu dono e/ou responsável, o que, segundo Samuel, facilitará a localização do mesmo caso o animal se encontre perdido ou abandonado pelas ruas.
Os moradores desses bairros acima citados, interessados em ter o cão ou gato no Mutirão de Castração devem comparecer nesta terça-feira (16/04), das 8h às 12h e das 13h às 16h, na Unidade Básica de Saúde do Jardim Santa Rita de Cássia, situado na Rua Arthur Eugênio Santos, sem nº. é preciso levar RG e comprovante de endereço.
Terceiro mutirão – A Prefeitura de Tatuí já realizou dois mutirões de castrações, um em agosto de 2017 (239 animais) e outro em abril de 2018 (235 animais). No total, foram castrados 474 animais.