3. Agricultura e Meio Ambiente
  5. DIA MUNDIAL DA ÁGUA É COMEMORADO COM O PLANTIO DE 400 MUDAS ÀS MARGENS DO…

DIA MUNDIAL DA ÁGUA É COMEMORADO COM O PLANTIO DE 400 MUDAS ÀS MARGENS DO RIBEIRÃO DO MANDUCA

Plantio de 400 mudas às margens do Ribeirão do Manduca foi realizada pelos membros do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida.

Com o intuito de recuperar a mata ciliar às margens do Ribeirão do Manduca e para comemorar o Dia Mundial da água, aconteceu, na manhã de sexta-feira (22/03), o plantio de 400 mudas de espécies nativas na Praça Mário Coscia, situada no Jardim XI de Agosto/Jardim Lucila. A ação foi promovida pela Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

O evento teve a participação dos integrantes do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), e contou com a presença da prefeita de Tatuí, Maria José Vieira de Camargo; o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Célio José Valdrighi; o diretor de Meio Ambiente, José Maurício Del Fiol; o secretário de Obras e Infraestrutura, Marco Luis Rezende; o secretário de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli; a coordenadora do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, Luciana Picchi; autoridades municipais e de membros da Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (FABH-SMT).

Essa ação intermunicipal teve o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê, com a participação dos municípios de Tatuí, Iperó, Botucatu, Ibiúna, Quadra, Itu, Votorantim, São Roque, Sorocaba, Mairinque, Porto Feliz, Boituva, Piedade, Bofete, Salto de Pirapora, Cabreúva e Capela do Alto.

Semana da água – Além do plantio de 400 mudas às margens do Ribeirão do Manduca no dia 22/03, a Semana da água em Tatuí contou com outras ações de conscientização e preservação locais e intermunicipais, ambas, por meio do Departamento de Meio Ambiente e do Setor de Educação Ambiental da Prefeitura.

As ações locais foram palestras nas escolas da Rede Municipal de Ensino, sobre Preservação de Nascente e sobre Estação de Tratamento de Esgoto, além de contação de histórias sobre a preservação da água nas pré-escolas.

Em parceria com o Setor de Combate à Dengue da Secretaria Municipal de Saúde, no dia seguinte a cada palestra, os técnicos visitaram as escolas participantes e fizeram palestras sobre os cuidados que todos devem ter com a água parada, afim de evitar a proliferação das doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Com relação as ações intermunicipais elas foram apoiadas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê. Em parceria com a Sabesp, nos dias 19, 20 e 21/03, tiveram visitas monitoradas na Estação de Tratamento de água (ETA), para os alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental da EMEF "Profº. Maria Eli da Silva Camargo. Também, no dia 18/03, aconteceu a recuperação da nascente situada no Bairro Boa Vista, próxima ao Jardim Gramado, que abastece o Ribeirão Passa Três, afluente do Rio Sarapuí.

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NAS ESCOLAS: PREFEITURA REVISA E ATUALIZA CADERNETAS DE VACINAS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ação acontecerá entre os dias 1º e 13 de abril.

MAIS DE 35 MORADORES DO JD. GRAMADO SÃO ATENDIDOS NA 3ª FEIRA DE SAÚDE DO BAIRRO; AÇÃO FOI REALIZADA PELA ESF DO SANTA RITA

O evento aconteceu no barracão da Igreja São José e ofereceu diversos serviços para a população.

“MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE O GRUPO SERESTEIROS COM TERNURA, QUE APRESENTA O SHOW “SERESTA – A POESIA CANTADA”

Neste sábado (30/3), o repertório será com clássicos da seresta, além de composições de músicos tatuianos, entre eles, Bimbo Azevedo e Roberto Rosendo.