Na tarde de quinta-feira (28/02) aconteceu em Tatuí um Dia de Campo sobre Pecuária de Corte, organizado pela Casa da Agricultura Municipalizada de Tatuí, representando a Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, através da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), com o apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Tatuí.
O evento, direcionado para, aproximadamente, 60 produtores rurais de Tatuí e região, aconteceu no Sítio Dois Irmãos, no bairro Pederneiras, por meio do Programa Bifequali Transferência de Tecnologias, da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O zootecnista Marcelo Ribeiro de Almeida, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Tatuí, e o proprietário do Sítio Dois Irmãos, Nelson Gardenal, apresentaram um estudo de caso sobre o sítio. Depois, o engenheiro agrônomo Adilson Malagutti, pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, junto com Marcelo, conduziu os participantes a uma visita ao Sistema Rotacionado de Pastagens do local. O pesquisador da Embrapa também levou aos produtores rurais mais informações sobre o programa Bifequali TT, finalizando com uma troca de experiências.
O objetivo deste Dia de Campo foi fomentar o uso de pastagens rotacionadas para engorda de bovinos de corte junto aos Produtores Rurais de Tatuí e Região, capacitando-os e mostrando in loco práticas de manejo, como sistema rotacionado de pastagens, formação, manejo e adubação de pastagens, visando um aumento na rentabilidade através da obtenção de maior ganho de peso animal e maior lotação animal.