3. Agricultura e Meio Ambiente
  5. COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DA ÁGUA EM TATUÍ TERÁ AÇÕES LOCAIS E INTERMUNICIPAIS

COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DA ÁGUA EM TATUÍ TERÁ AÇÕES LOCAIS E INTERMUNICIPAIS

Tatuí tem ações para comemorar o Dia Mundial da Água.

Neste ano, para comemorar o Dia Mundial da água (22/03), a Prefeitura de Tatuí terá ações de conscientização e preservação locais e intermunicipais, ambas organizadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, por meio do Departamento de Meio Ambiente e do Setor de Educação Ambiental.

As ações locais serão palestras realizadas pelo Setor de Educação Ambiental nas escolas da Rede Municipal de Ensino, sobre Preservação de Nascente e, também, sobre Estação de Tratamento de Esgoto. Elas acontecerão na quinzena em comemoração ao Dia da água. "As pré-escolas municipais não ficarão de fora neste ano. Três delas estarão recebendo uma contação de histórias sobre a preservação deste bem precioso que é a água", explica a supervisora do Setor de Educação Ambiental, Karina Camargo de Sousa.

Ela conta que foi firmada, também, uma parceria com o Setor de Combate à Dengue da Secretaria Municipal de Saúde, onde no dia seguinte a cada palestra, os técnicos do Setor visitarão as escolas participantes e farão palestras sobre os cuidados que todos devem ter com a água parada, afim de evitar a proliferação das doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Com relação as ações intermunicipais elas serão apoiadas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê, com a participação dos seguintes municípios: Tatuí, Iperó, Botucatu, Ibiúna, Quadra, Itu, Votorantim, São Roque, Sorocaba, Mairinque, Porto Feliz, Boituva, Piedade, Bofete, Salto de Pirapora, Cabreúva e Capela do Alto.

Para tanto, no Dia Mundial da água (22/03), sexta-feira, às 9h, acontecerá o plantio de 400 mudas de espécies nativas na Praça Mário Coscia, situada no Jardim XI de Agosto. Esse plantio visa a recuperação da mata ciliar as margens do Ribeirão do Manduca e contará com a presença dos integrantes do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT).

Outra ação intermunicipal aconteceu no dia 18 de março, segunda-feira: a recuperação da nascente situada no bairro Boa Vista, próxima ao Jardim Gramado, que abastece o Ribeirão Passa Três, afluente do Rio Sarapuí.

Também, em parceria com a Sabesp, serão feitas visitas monitoradas na Estação de Tratamento de água (ETA), nos dias 19, 20 e 21 de março, para os alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental da EMEF "Profº. Maria Eli da Silva Camargo, para a conscientização a respeito da qualidade da água.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.

EXPOSIÇÃO “ÂMAGO”, DE LILIANA REIS, ENTRA EM SEUS ÚLTIMOS DIAS DE MOSTRA NO MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL”

As obras permanecem em cartaz até este domingo (21/4), com visitação gratuita das 9h às 17h.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” SEDIA RECITAIS DE ESTUDANTES DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ

Os cinco recitais têm entrada franca e acontecem nos dias 23 e 25 de abril.