3. Saúde
  5. TATUÍ REGISTRA CINCO CASOS DE DENGUE EM 2019

TATUÍ REGISTRA CINCO CASOS DE DENGUE EM 2019

Desde o início do ano foram 40 notificações de suspeita de Dengue em 29 diferentes bairros do município, sendo 28 descartadas, 5 confirmadas e 7 aguardando o resultado do exame.

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí emitiu nesta terça-feira (26/02) um relatório sobre a atual situação de casos de Dengue no município. Até o momento foram registrados 5 casos, sendo 3 importados (1 homem de 55 anos de idade da região central que contraiu a doença em Boituva, 1 mulher de 59 anos de idade residente na Colina Verde que contraiu a doença em Fernando de Noronha e 1 mulher de 55 anos de idade da Colina das Estrelas que contraiu a doença em Bauru) e 2 autóctones (1 adolescente de 12 anos de idade residente na Vila Angélica e 1 bebê de 9 meses de idade residente no Bairro Donato Flores).

O Centro de Controle de Zoonoses já realizou a nebulização (aplicação de inseticida) pelas ruas dos dois bairros aonde foram registrados os casos autóctones.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rosana Oliveira, os casos autóctones foram confirmados através do exame Sorologia (IgM) Dengue. "Depois de medicadas, as pessoas já estão em casa e seguem bem. Orientamos a todos a importância da prevenção e do uso de repelente", afirma Rosana.

A coordenadora do Setor de Combate à Dengue, Rosana Alves dos Santos Lopes, alerta que nesse período de calor e chuva a reprodução do mosquito Aedes Aegypti, que transmite Dengue, Zika e Chikungunya, se intensifica. Isso porque o número de locais favoráveis a criação de focos aumenta. "é o momento em que todos devem ter maior atenção e intensificar os esforços para não deixar a larva do mosquito nascer. Além dos cuidados, como não deixar água parada nos vasos de plantas, é preciso verificar melhor as residências, apoiando o trabalho dos agentes de endemias", ressalta.

Ela acrescenta outras atitudes simples contra o mosquito: evitar o uso de pratinhos em plantas, manter caixas d'água bem tampadas, manter piscinas devidamente tratadas e cloradas, verificar sempre os ralos, lavar diariamente bebedouros de animais, manter calhas limpas e livre de folhas, além de conservar o quintal bem organizado de forma a não deixar recipientes que acumulem água de chuva, vistoriando-os semanalmente.

MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL” RECEBE SHOW DO QUARTETO “SAMBA E BOSSA NOVA”

Formado por Sérgio Frigério, Celso Veagnoli, Rodrigo Marinônio e Cris Bloes, o Quarteto apresentará releituras instrumentais de grandes clássicos da música brasileira.

EM COMEMORAÇÃO AO MÊS DO IDOSO, “MÚSICA NA PRAÇA” TEM EDIÇÃO ESPECIAL NESTE SÁBADO (26/10)

No palco, a animação será do Grupo de Viola “Alma Cabocla”, com participação especial do Projeto “Envelhecer com Qualidade de Vida”, do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT).

MÓDULO “ENCONTROS COM ESCRITORES”, DO PROGRAMA “VIAGEM LITERÁRIA”, É REALIZADO PELA BIBLIOTECA MUNICIPAL EM TATUÍ

A escritora Taiasmin Ohnmacht fala sobre o seu livro “Uma chance de continuar”, que explora o tema da viagem no tempo a partir da perspectiva da experiência negra.