TATUÍ REIVINDICA AUMENTO DO EFETIVO DA POLÍCIA CIVIL

Dia 7 de fevereiro, quinta-feira, a prefeita Maria José Vieira de Camargo esteve no Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (DEINTER 7), em Sorocaba, onde recebida pelo delegado regional, Osmar Guimarães Júnior. Na pauta, esteve o aumento do efetivo da Polícia Civil em Tatuí. Com a prefeita, estiveram o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, José Roberto Xavier da Silva; o chefe de gabinete, Christian Pereira de Camargo e o diretor de Segurança Pública, Francisco Carlos Severino.

Maria José destacou ao delegado que a Delegacia de Polícia local funciona graças a colaboração da Prefeitura, pois 23 servidores municipais são cedidos para a realização do trabalho administrativo da unidade, além de 4 guardas civis municipais.

Em pauta, também esteve a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) local. A prefeita solicitou que uma delegada responda pelo expediente, para atender com mais acolhimento as mulheres que precisam de ajuda policial. Em 2018, foram registrados pela unidade 70 flagrantes, 251 medidas protetivas e 105 registros de casos ligados à Lei Maria da Penha.

"Pedimos providências urgentes e vamos ainda levar nossa luta até o governador João Dória e seus secretários de governo. A questão de melhorias na condição da segurança pública, principalmente na área da Polícia Civil, é uma prioridade da administração", destacou a chefe do Poder Executivo local.

Um relatório foi entregue ao delegado regional. Em um trecho do documento, é demonstrado o trabalho realizado em 2018, pelas unidades da Polícia Civil em Tatuí e Itapetininga. Na vizinha cidade, ano passado, foram registrados 1976 inquéritos policiais e a unidade dispõe de 108 funcionários do Estado. Em Tatuí, foram 1378 inquéritos registrados e apenas 35 servidores estaduais na ativa.

O delegado regional entendeu como legítima as reivindicações de Tatuí e relatou a grande defasagem no efetivo da Polícia Civil no Estado de São Paulo. Revelou que em outubro deste ano haverá mais efetivo à disposição, pois haverá o encerramento do treinamento de novos policiais civis. Disse que irá priorizar Tatuí num possível reenquadramento de servidores, diante da documentação apresentada.