PREFEITURA DE TATUÍ DIVULGA A PROGRAMAÇÃO DO NATAL ENCANTADO 2018

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e do Fundo Social de Solidariedade (FUSSTAT), realizará, entre os dias 01 e 23 de dezembro, o "Natal Encantado". O evento tem o apoio cultural da Padaria Onze, do Conservatório de Tatuí e da Abaçaí Cultura e Arte e conta com o patrocínio da Unimed Tatuí, Caixa Econômica Federal, McDonald's, Piso Strufaldi, Sítio Carroção, FAESB (Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara), Rede Caetano, Grupo Applàuso Nissan, Indústria e Comercio de Bebidas Vieira Rossi, Grupo BT, ACE (Associação Comercial e Empresarial de Tatuí) e COOP – Cooperativa de Consumo.

Por ser a "Capital da Música, Cidade Ternura e Terra dos Doces Caseiros" e "Município de Interesse Turístico – MIT, do Estado de São Paulo", Tatuí desenvolve inúmeras ações para fomentar o fluxo turístico e o comércio local. Portanto, a Prefeitura realizará em dezembro as festividades natalinas, inspirada no tema "Natal Encantado", que envolve o projeto Natal Espetacular e o Bazar de Natal – ambos do Fundo Social de Solidariedade, além do acendimento do tradicional Pinheiro de Natal, da Casa do Papai Noel e do Natal Musical.

As festividades natalinas têm como tema central "Tatuí Encantado" que, por meio de luzes e canções, semeará alegria, caridade, gentiliza e perdão, sentimentos que permitem abrir o coração para a fé, o amor e a solidariedade. Um dos objetivos é trazer o espírito natalino, criando um espaço capaz de despertar nas pessoas o encantamento do Natal.

Praça da Santa – A Praça Martinho Guedes, popularmente chamada de Praça da Santa, será palco da abertura das festividades natalinas, com o tradicional acendimento do Pinheiro de Natal, que ilumina as festividades e é o maior cartão postal deste período. Neste ano, o Pinheiro completa 62 anos, ou seja, recebe a iluminação natalina desde 1956.

Na Praça acontecerá o Projeto Natal Espetacular, do FUSSTAT, fruto de um convênio com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), que reaproveitou mais de 30 mil garrafas PET para confeccionar uma árvore de Natal de 4,5 metros, um presépio e vários outros enfeites natalinos.

A grande novidade deste ano é que o Centro Cultural Municipal será o cenário da “Casa do Papai Noel”, com um ambiente totalmente coberto que terá uma decoração natalina mágica. O público poderá registar seu momento com o Papai Noel e fotografar o Pinheiro de Natal do alto do Prédio, que já foi sede do Alvorada Clube, entre os dias 01 e 23 de dezembro, das 19h às 22h.

No ato inaugural de acendimento da árvore de Natal, abertura do Natal Espetacular e da Casa do Papai Noel, será realizada uma cerimônia, no dia 01/12, às 19h, com a presença de autoridades, apoiadores e amigos, e a participação da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

No período de 10 a 21 de dezembro, das 13h às 22h, no Espaço de Exposições do Centro Cultural de Tatuí, funcionará o Bazar de Natal do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT). A abertura do Bazar, no dia 10/12, contará com a presença do Coral do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, que tem como coordenadora Luciana Picchi e como regente Rosa Maria.

O encanto do Natal ganhará ainda mais brilho com as caravanas natalinas. Neste ano, serão duas: no dia 07/12, sexta-feira, às 19h, Caravana da Coca Cola pelas ruas da cidade, com saída do Supermercado COOP XI de Agosto com destino a Praça da Matriz; e no dia 14/12, sexta-feira, às 20h, Carreata Natalina do Grupo São Roque de Supermercados, saindo do Pátio Vivaz com direção ao São Roque da Avenida Firmo Vieira de Camargo.

Praça da Matriz – A Praça da Matriz também receberá o encantamento de Natal por meio de cantatas natalinas do Natal Musical, no período de 13 a 23 de dezembro. Nos mesmos dias haverá a Feira de Artesanato "Capital da Música", das 10h às 20h.

O tradicional Natal Musical carrega esse nome com o intuito de valorizar o título de Capital da Música. O evento trará ao público canções que representam celebração e esperança por meio da vida, com apresentações de diversos agrupamentos, coros, músicos e cantores de Tatuí e região.

A abertura do Natal Musical será no dia 13/12, às 20h, com a Orquestra Filarmônica Cortez, regida por Elidamaris Cortez. No dia seguinte (14/12), também às 20h, quem se apresentará será o Coral do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, coordenado por Luciana Picchi e regido por Rosa Maria. No sábado (15/12) as apresentações começarão mais cedo: às 11h, show do Quarteto 4 Estações, de Boituva, e às 20h, Coral Amici Cantori, regido por Marcos Baldini. No domingo (16/12), às 20h, quem se apresentará será o Coral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, com Vilson Santos como regente. Na outra semana a programação será: dia 17/12, às 20h, Coral do Projeto Lar Espaço Feliz, Luís Gustavo Laureano, regente; dia 18/12, às 20h, Coral da Cidade de Tatuí "Professor José dos Santos", Claudio Casarini, regente; dia 19/12, às 20h, Orquestra de Violões e Coral de Vozes do CEU das Artes, Magali Ribeiro, coordenadora; dia 20/12, às 20h, Banda Regimental da Guarda Civil Municipal de Tatuí, Sérgio de Oliveira (Lagartixa), regente; dia 21/12, às 20h, Metais do Roque, Bob Percussa, coordenador; dia 22/12, às 11h, Centro de Desenvolvimento Arte pela Vida, Rodrigo Sacco, coordenador, e às 20h, Coral da Igreja Presbiteriana, Raimundo Françane Júnior, regente; e dia 23/12, às 20h, encerramento do Natal Musical com o Grupo Seresteiros com Ternura, Maria Inês Camargo, coordenadora.