IMAGEM DE SÃO JOÃO DO BEMFICA É TOMBADA COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL

A Prefeitura de Tatuí, por meio do Decreto Municipal nº 19.183, de 12 de setembro de 2018, determinou o tombamento, de forma irrevogável, da imagem de São João Batista do Bemfica de Tatuí como patrimônio histórico e cultural do município. A imagem em madeira, medindo, aproximadamente, 0,87cm de altura, encontra-se em salvaguarda da Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Matriz de Tatuí.

De acordo com o decreto, o tombamento foi realizado devido ao valor artístico, estilístico, cultural, religioso e histórico da imagem para os munícipes de Tatuí. Ainda em seu artigo 2º, dispõe: “Este bem cultural fica sujeito às diretrizes de proteção estabelecidas pela Lei Municipal nº 2.658, de 19 de Agosto de 1993, não podendo ser destruído, mutilado ou sofrer intervenções sem prévia deliberação do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí – CONDEPHAT e aprovação do órgão Municipal de Cultura”.

A imagem, que tem um valor histórico e religioso para o povo tatuiano, e está ligada à fundação da cidade, que começou na Capela de São João do Bemfica, voltou para Tatuí no dia 31 de julho deste ano, após ter permanecido por 42 anos no Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Sorocaba.