3. Agricultura e Meio Ambiente
  5. ZONEAMENTO ECOLÓGICO E ECONÔMICO DO ESTADO COMEÇOU POR TATUÍ

ZONEAMENTO ECOLÓGICO E ECONÔMICO DO ESTADO COMEÇOU POR TATUÍ

Evento contou com a presença do secretário estadual de Meio Ambiente, Maurício Brusadin

Um dos mais importantes instrumentos de gestão e ordenamento territorial do Estado de São Paulo, o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) foi tema de evento ocorrido no dia 8 de junho, na FATEC de Tatuí. Na ocasião, houve o lançamento da publicação ZEE: Entender para Participar.

A prefeita Maria José Vieira de Camargo (também presidente da Fundação Agência do Comitê de Bacias do Rio Sorocaba e Médio Tietê) esteve presente e compôs a Mesa dos Trabalhos, com o secretário estadual do Meio Ambiente, Maurício Brusadin; o vice-presidente do Comitê de Bacias do Rio Sorocaba e Médio Tietê, Wendell Rodrigues Wanderley;o coordenador estadual de Planejamento Ambiental, Gil Scatena; o diretor da FATEC, Mauro Tomazela e o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Célio José Valdrighi.

Na Oficina para Construção Participativa do ZEE-SP – Entender para participar” os presentes conheceram o instrumento e discutiram as características da bacia dos rios Sorocaba e Médio Tietê, tendo a oportunidade de ajudar a construir o diagnóstico do Estado. O resultado dessa discussão será incorporado ao processo de elaboração da proposta de zoneamento do Estado de São Paulo.

“O ZEE é um instrumento que vai nos possibilitar construir políticas públicas para a proteção dos mananciais, para estimular um olhar para a biodiversidade, identificar onde faltam recursos e onde eles existem em abundância e de que jeito podemos casar interesses econômicos a essas questões. O melhor caminho para construirmos uma sociedade melhor é por meio de um processo socialmente mais justo, com uma economia próspera e um ambiente mais sustentável”, destacou o secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Maurício Brusadin.

Na etapa participativa do processo, ainda estão previstas outras oficinas de forma a envolver representantes da sociedade civil, gestores municipais e estaduais de todo o Estado. Para saber mais, acompanhe o Portal ZEE.

Para Brusadin, “a etapa que se iniciou em Tatuí abre a possibilidade de construirmos caminhos para fazer um olhar de cima do estado e, diante das nossas potencialidades, levantarmos onde é importante incentivar, onde é importante preservar um pouco mais e onde é importante construir caminhos para que as pessoas, os cidadãos, a sociedade, tenham acesso a melhores políticas públicas”.

A oficina, que contou com o apoio do Comitê de Bacia Hidrográfica do Sorocaba e Médio Tietê, da Fatec e da Prefeitura de Tatuí, foi parte da agenda de eventos em comemoração à Semana do Meio Ambiente dos municípios da bacia Sorocaba/Médio Tietê e da SMA.

Sobre o ZEE – O ZEE é um instrumento técnico e político de planejamento previsto na Política Nacional do Meio Ambiente (Lei Federal n° 6.938/1981) e na Política Estadual de Mudanças Climáticas (Lei Estadual n° 13.798/2009), que estabelece diretrizes de ordenamento e gestão do território, considerando suas características ambientais e a dinâmica socioeconômica.

O instrumento terá caráter sinalizador de potencialidades e vulnerabilidades socioeconômicas e ambientais e será utilizado para: apoiar o licenciamento e a fiscalização ambiental; oferecer suporte à integração das políticas públicas setoriais; orientar investimentos públicos e privados; fornecer informações integradas e atualizadas em base de dados geoambientais; e contribuir para a gestão do desenvolvimento regional sustentável.

Diretrizes do ZEE – A elaboração do ZEE-SP será guiada por cinco diretrizes estratégicas, foram estabelecidas com base em uma análise das principais demandas e desafios ambientais e socioeconômicos enfrentados no Estado de São Paulo. São elas: Resiliência às mudanças climáticas, Segurança hídrica, Salvaguarda da biodiversidade, Redução de desigualdades sociais e Economia competitiva e sustentável.

A implementação do ZEE-SP dará suporte ao atendimento dessas cinco diretrizes, refletindo em desenvolvimento social e econômico, no incremento da qualidade ambiental do Estado e, consequentemente, no bem-estar de seus habitantes.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.

EXPOSIÇÃO “ÂMAGO”, DE LILIANA REIS, ENTRA EM SEUS ÚLTIMOS DIAS DE MOSTRA NO MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL”

As obras permanecem em cartaz até este domingo (21/4), com visitação gratuita das 9h às 17h.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” SEDIA RECITAIS DE ESTUDANTES DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ

Os cinco recitais têm entrada franca e acontecem nos dias 23 e 25 de abril.