3. Agricultura e Meio Ambiente
  5. ENCERRAMENTO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE ACONTECEU NO PARQUE MARIA TUCA

ENCERRAMENTO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE ACONTECEU NO PARQUE MARIA TUCA

Cerca de 40 lobinhos e escoteiros do Grupo Tupancy participaram de várias atividades

Na manhã de domingo (10/06), no Parque Municipal Ecológico Maria Tuca, aconteceu o encerramento da Semana do Meio Ambiente, realizada pela Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Cerca de 40 lobinhos e escoteiros do Grupo Tupancy participaram de uma aula de Educação Ambiental, promovida pelo Setor de Educação Ambiental da Prefeitura. A aula aconteceu dentro da trilha ecológica do Parque e contou com informações sobre nascentes, biodiversidade – tanto da fauna quanto da flora -, bioma da mata atlântica, erosão do solo e desmatamento. Após a trilha, o grupo realizou jogos ecológicos.

Semana do Meio Ambiente – Com início na terça-feira (05/06), na Praça da Matriz, a Semana do Meio Ambiente contou com tendas educativas sobre o projeto “Observando os Rios” – da SOS Mata Atlântica com os alunos da Escola Estadual Barão de Suruí; de amostras de experiências ambientais sobre impactos causados por agrotóxicos e qualidade do ar, além de uma atividade sensorial para os visitantes; de maquetes sobre aterro sanitário, impactos de erosão e impactos da urbanização; e apresentação do projeto “Abrace Tatuí” sobre o seu trabalho com resíduos sólidos. Neste evento também foram entregues os certificados aos alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais "Prof. Mauro Antônio Mendes Fiusa" e "Eugênio Santos" que participaram do Projeto Aprendizes da Sustentabilidade, promovido pelo Setor de Educação Ambiental. O projeto abordou as temáticas Práticas Sustentáveis; Habitação Sustentável; Reciclagem e Coleta Seletiva; Eco Ponto; Estação de Tratamento de Esgoto e Proteção de Nascentes.

Na quarta-feira (06/06), os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da EMEF “Profº. Maria Eli da Silva Camargo” realizaram uma visita monitorada na Nascente Modelo de Tatuí, a mais preservada do município, situada no bairro Santa Cruz. Na visita, eles conheceram a importância de uma nascente preservada e fizeram um piquenique, tomando os cuidados necessários com a preservação do local.

Já no dia 07/06, no Parque Municipal Ecológico Maria Tuca, aconteceu o encerramento do Projeto Aprendizes da Sustentabilidade, com a entrega dos certificados para os alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental da EMEF "Prof.º Magaly Azambuja de Toledo".

Outra atividade da Semana do Meio Ambiente aconteceu na Fatec de Tatuí, no dia 08/06, com a participação das crianças da EMEF ““Profº. Lígia Vieira de Camargo Del Fiol”, que visitaram a exposição “Práticas de Educação Ambiental no Município de Tatuí”. Neste dia aconteceu, também, o evento “ZEE Entender para Participar”, uma oficina para construção participativa do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de São Paulo, que contou com a presença de diversos municípios da região, bem como do secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Maurício Brusadin.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.