3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. MUSEU TERÁ OFICINA “LABORATÓRIO DE ATUAÇÃO PARA CINEMA”, DO PONTO MIS

MUSEU TERÁ OFICINA “LABORATÓRIO DE ATUAÇÃO PARA CINEMA”, DO PONTO MIS

Oficina será conduzida por Vanise Carneiro

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, equipamento cultural da Prefeitura de Tatuí, realizará no dia 14/06, quinta-feira, das 14h às 17h, a oficina “Laboratório de Atuação para Cinema”, ministrada por Vanise Carneiro. O evento é uma parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo, por meio do Ponto MIS, e do Governo do Estado de São Paulo.

Serão 20 vagas gratuitas. O interessado deve ter mais de 14 anos de idade e efetuar a inscrição a partir desta quinta-feira (07/06), das 9h às 17h, no Museu.

A oficina será prática, com exercícios com câmera, introduzindo o trabalho do ator na linguagem audiovisual. Terá ênfase na presença e organicidade da atuação para esta linguagem, buscando um caminho para exposição do ator, com segurança, na intensidade adequada, de forma natural, não interpretada. As dinâmicas propostas envolverão: exercícios para tirar a tensão e trazer o ator para o momento presente (aqui e agora); exercícios de respiração buscando contato e percepção interior, estimulando a disponibilidade corporal, sensorial e emocional do ator; e exercício de contracenação e ampliação da escuta. Esse trabalho envolverá, também, como educar o olhar para o entendimento da linguagem audiovisual (e suas diferenças com o teatro), explorando a relação ator/personagem e as relações da atuação com outras áreas da criação: fotografia, roteiro, som, direção de arte etc.

O Museu Paulo Setúbal está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro. Mais informações pelo telefone: (15) 3251-4969.

Vanise Carneiro – Atriz, diretora, educadora, preparadora de elenco para cinema e pesquisadora na área, natural de Santa Maria/RS, Vanise cursou Bacharelado em Artes Cênicas pela UFRGS. Atuou em diversos espetáculos teatrais, curtas e longas-metragens.

Por sua atuação em cinema e teatro recebeu diversos prêmios, entre eles Prêmio Açorianos e Prêmio José Lewgoy, de Melhor Atriz. Foi, também, premiada nos festivais de cinema de Gramado, Brasília, Ceará e São Luís do Maranhão.

Desenvolveu a pesquisa “Atuação para Cinema – O Trabalho do Ator da Preparação à Filmagem”, com bolsa de pesquisa do Fundo Municipal de Apoio a Arte de Porto Alegre.

Nos últimos anos vêm ministrando oficinas de atuação e desenvolvendo o trabalho de preparação de elenco, com atores e não atores, para cinema. Vive em São Paulo desde 2011.

GCM DE TATUÍ APREENDEU MAIS DE 220 PORÇÕES DE ENTORPECENTES NA ÚLTIMA SEMANA

A Guarda Civil Municipal também abordou 28 pessoas e 9 veículos; e realizou 32 atendimentos.

ESTÁ ABERTA A TERCEIRA CHAMADA PARA INTERESSADOS EM ATUAR NO CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS

Quem quiser compor o Conselho, deve se manifestar, por e-mail, até o dia 28 de maio.

PRAÇA DA MATRIZ RECEBE EDIÇÃO ESPECIAL DA FEIRA DE ARTESANATO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS MÃES

Diversos presentes dedicados às mães, ou para homenagear aquela pessoa que se tornou uma referência maternal, estarão disponíveis.