3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. MONUMENTO EM HOMENAGEM A JOÃO BAPTISTA DEL FIOL É O TERCEIRO A SER RESTAURADO

MONUMENTO EM HOMENAGEM A JOÃO BAPTISTA DEL FIOL É O TERCEIRO A SER RESTAURADO

Monumento será restaurado pelo artista plástico Cláudio Camargo.

Na segunda-feira (16/04), o monumento em homenagem a João Baptista Del Fiol, situado na Praça da Matriz, em frente à Rua XI de Agosto, foi retirado para ser o terceiro monumento restaurado pelo artista plástico Claudio Camargo.

Esta é mais uma etapa do projeto de Restauração dos Monumentos dos Músicos de Tatuí, que teve início em outubro do ano passado pela Prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e de Obras e Infraestrutura. O projeto conta com o apoio financeiro da Família Setúbal, e com a singularidade relevante do artista plástico e escultor, Cláudio Camargo.

O monumento em homenagem ao músico foi inaugurado em comemoração ao seu centenário de nascimento, 16 de setembro de 2008, onde ainda em vida Del Fiol recebeu homenagens. Ele mesmo descerrou, na Praça da Matriz, a placa do seu monumento, instalado na praça, em frente ao Hotel Del Fiol. A cerimônia teve a apresentação da orquestra de cordas do Conservatório de Tatuí "João Del Fiol", criada em homenagem ao músico.

A atual gestão já restaurou no município os monumentos do "Maestro", situado na Avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo, e o de Bimbo Azevedo, situado na Praça da Matriz, em frente à casa em que viveu o músico.

João Baptista Del Fiol – Nascido em Tatuí, no dia 28 de novembro de 1908, filho de Antônio Del Fiol e Cesira Del Fiol, foi casado com Lígia Vieira de Camargo Del Fiol e teve um filho: Firmo Camargo Del Fiol.

Professor, João Del Fiol era autodidata e conhecido pela sonoridade perfeita e grande talento no trato com seu instrumento. Dedicou sua vida à música e há registros na história da cidade, de que foi o principal incentivador da instalação do Conservatório de Música em Tatuí. Foi ele quem solicitou ao deputado estadual Narciso Pieroni, na década de 50, a ajuda estadual para concretizar a criação de uma pequena escola de música em Tatuí. Em uma formatura da Escola Industrial, em que estava presente Narciso, Del Fiol levou um pequeno grupo de estudantes, alunos seus de violino e violoncelo, para tocarem, fazendo com que Narciso ficasse bastante entusiasmado, pois não esperava ouvir, em Tatuí, peças de Mozart, Haendel e outros famosos compositores, com desempenho tão soberbo. João Del Fiol, também, tocou neste dia de forma brilhante, a "área da Quarta Corda", de Bach. Terminada a festa, foram todos para o Hotel Del Fiol, onde, costumeiramente, se reuniam as pessoas para longas conversas. Durante o bate-papo, o deputado perguntou o que poderia ser feito por Tatuí. Um dos presentes à mesa, João Del Fiol, sugeriu a construção de um conservatório, e assim nasceu a ideia.

A partir daí, em 1951, foi criada a Associação Cultural Pró-Música, com o objetivo de desenvolver a área musical na cidade. Durante campanha política, Lucas Nogueira Garcez, que viria a se eleger governador do Estado, se comprometeu com os políticos da cidade para que fosse instalado o Conservatório. E, em 11 de agosto de 1954, ele era instalado.

Antes do Conservatório a vida musical em Tatuí girava em torno de Del Fiol, Bimbo Azevedo e Nacif Farah. Estes três chegaram a tocar juntos, em pequenas orquestras de salão. As melodias eram tocadas no Club Tatuhyense.

João Del Fiol lecionou violoncelo no Conservatório de Tatuí até quase o final da vida. Aos 90 anos abandonou as aulas em função de problemas de saúde, mas confessava entre amigos que sentia muita falta do contato com os jovens músicos. Ele faleceu em 3 de dezembro do ano 2000, aos 92 anos.

Em sua homenagem, por iniciativa do maestro Antônio Carlos Neves Campos, o Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí criou em seus quadros a Orquestra de Cordas "João Del Fiol", que reúne jovens músicos. (Extraído do livro "Ilustres Cidadãos", 2006, dos jornalistas Renato Ferreira de Camargo e Christian Pereira de Camargo).

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.