EXPOSIÇÃO DO ARTISTA JOSÉ CARLOS CUPPERI SEGUE ATÉ O DIA 6 DE MAIO NO MUSEU

O Museu Histórico "Paulo Setúbal", equipamento de Cultura da Prefeitura de Tatuí, mantém aberta ao público, gratuitamente, a exposição "Entre Lâminas e Pincéis", do médico e artista plástico José Carlos Cupperi.

A exposição é produzida por desenhos, dobraduras, recortes e aplicações, formando o equilíbrio entre as cores e as formas nos painéis e telas que há dois anos Cupperi vem reproduzindo para compor suas obras. Essas obras tiveram início por meio do papel sulfite branco e passaram para o papel espelho colorido.

Há 12 anos desenvolvendo a técnica da dobradura e recorte, Cupperi reuniu milhares de recortes de diferentes formas entre si. O artista contabiliza em seu acervo mais de 3.500 crucifixos recortados, com características diferentes um do outro. A delicadeza no confeccionar um recorte está no olhar aguçado do artista que, desde criança, teve grande apreço pela arte portuguesa, utilizada pela avó materna, Maria Joana, para enfeitar as prateleiras dos armários e cristaleiras. Com o passar dos anos, o interesse pela reprodução da técnica foi tomando forma e, de um único plano, o artista foi desenvolvendo habilidades para traçar mais planos em um mesmo recorte, ora com bisturi, ora com estilete, ora com tesoura, produzindo centenas de formas.

Como um trabalho incentiva o desenvolvimento de outro, ele foi aguçando a curiosidade em colar essas diversas formas em um mesmo painel, em uma mesma obra, equilibrando as cores e as formas em uma composição que reflete a composição do artista. O resultado são obras que criam sentimentos dos mais diversos a quem as apreciam e que podem servir para compor os mais diversos ambientes.

A exposição "Entre Lâminas e Pincéis" fica aberta até o dia 06 de maio, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, no Espaço de Exposições Temporárias do Museu Histórico "Paulo Setúbal", situado na Praça Manoel Guedes, nº 98. Mais informações pelo telefone (15) 3251-4969.