Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. MUSEU RECEBERÁ O PROJETO ITINERANTE DO MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

MUSEU RECEBERÁ O PROJETO ITINERANTE DO MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

Publicado em:

A vernissage do Museu da Língua Portuguesa ocorrerá em Tatuí no dia 22 de fevereiro de 2018 e a exposição ficará aberta ao público no período de 23 de fevereiro a 25 de março de 2018.

Na terça-feira (05/12) o secretário de Cultura e Turismo, Cassiano Sinisgalli, e o diretor de Cultura, Rogério Vianna, receberam no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, a visita de Sílvia Landa, da empresa de projetos culturais Arquiprom, e de Ana Claúdia Avalone, do Grupo CCR-SPVias, uma das empresas financiadoras do projeto “Estação da Língua Portuguesa Itinerante”, via Lei Rouanet.

A visita técnica foi para deliberar sobre o espaço onde Tatuí irá receber o Projeto Itinerante do Museu da Língua Portuguesa. A vernissage ocorrerá no dia 22 de fevereiro de 2018 e a exposição ficará aberta ao público no período de 23 de fevereiro a 25 de março de 2018. Mais informações estarão disponíveis no início do próximo ano.

A exposição – A exposição tem uma grande escultura que apresenta o Museu da Língua Portuguesa, formado por um painel gráfico com as origens da língua e um vídeo/animação que apresenta as conquistas e a expansão ultramarina de Portugal até o ano de 1500 – quando ocorre o descobrimento do Brasil. Esta seção inclui um terminal multimídia que permite ao visitante escutar os vários sotaques do português pelo mundo.

Em outra área expositiva é reproduzido parte de outra ala consagrada no Museu da Língua Portuguesa: a Linha do Tempo, com a evolução do idioma no Brasil até a atualidade. O visitante segue para terminais com telas touchscreen que apresentam a relação do português com outros idiomas, como as línguas indígenas e africanas, e também as influências dos imigrantes europeus em solo brasileiro.

O passeio se aproxima do fim em um painel em forma de quebra-cabeça, que apresenta um vídeo baseado em entrevistas especiais. O vídeo permite confrontar, e mesmo sugerir, uma conversa ressaltando as particularidades linguísticas dos estados brasileiros.

O módulo final destaca em projeções a presença diversificada da língua portuguesa no dia a dia do brasileiro, até mesmo em sonhos, com a apresentação de dois vídeos – Culinária e Danças – que faziam parte da estrutura da Grande Galeria do Museu, na Estação da Luz.

Externamente será criado um elemento cenográfico e visual que servirá para atrair o público e iniciar a visita, em um espaço público ao ar livre, onde o percurso se inicia.

Compartilhe:

Outras

Notícias

TATUÍ PARTICIPA DE REUNIÃO DO FÓRUM PERMANENTE DA MICRORREGIÃO TURÍSTICA “RAÍZES DO INTERIOR PAULISTA”

O encontro teve o intuito de fortalecer a atividade turística das 10 cidades desta Microrregião: Tatuí, Boituva, Cesário Lange, Quadra, Pereiras, Laranjal Paulista, Porangaba, Jumirim, Torre de Pedra e Cerquilho.

COSC É PALCO DO ESPETÁCULO “A MARAVILHOSA ESCOLA DO CIRCO”

A proponente do Projeto, Simone Brites Pavanelli, do Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo, foi contemplada pelo Edital de Cultura nº 01/2023 – “Maria Ruth Luz”, da Prefeitura de Tatuí.

COM O TEMA “PATRIMÔNIO – NOSSOS BENS CULTURAIS”, PREFEITURA COMEÇA A PRODUZIR O DESFILE CÍVICO DOS 198 ANOS DE TATUÍ

Os grupos, escolas, instituições e associações interessados em participar do desfile devem se inscrever até o dia 10 de julho.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo