3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. REUNIÃO OFICIALIZA O LANÇAMENTO DE MICRORREGIÃO TURÍSTICA

REUNIÃO OFICIALIZA O LANÇAMENTO DE MICRORREGIÃO TURÍSTICA

Representantes de vários municípios estiveram reunidos no Museu Paulo Setúbal.

A da Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, realizou na quinta-feira, 29 de junho, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, a Oficina Permanente de Discussões em Prol do Desenvolvimento Turístico Regional, que marcou um momento histórico para o turismo da região: o lançamento da microrregião turística “Raízes do Interior Paulista”.

A reunião contou com a participação do chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Turismo, Daniel Marcon Parra, da prefeita municipal, Maria José Vieira de Camargo, e do secretário municipal de Turismo, Cassiano Sinisgalli.

O objetivo da reunião foi apresentar os benefícios da regionalização do turismo para promover o sincronismo das ações turísticas desta região, tais como a divulgação dos atrativos, roteiros e agenda de eventos de cada município envolvido, além de realizar ações pensadas regionalmente, integrando projetos que promovam todos as cidades da região, que, posteriormente, poderão ser inseridas no Mapa do Turismo Brasileiro.

O chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Turismo, Daniel Parra, ministrou a oficina fazendo a Interlocução Estadual, esclarecendo os benefícios do Programa de Regionalização do Turismo, colocando-se à disposição de todos para o auxílio na criação de uma nova microrregião turística do Estado de São Paulo. Já Cassiano Sinisgalli, secretário municipal de Turismo, fez a interlocução a nível regional, apresentou os benefícios da criação da microrregião turística “Raízes do Interior Paulista” e se colocou à disposição dos municípios presentes em questões relacionadas ao turismo, como os caminhos para a obtenção do título de Município de Interesse Turístico.

Oito cidades da região estiveram presentes neste primeiro encontro, sendo que sete municípios realizaram a adesão à microrregião, entre eles: Boituva, Cesário Lange, Laranjal Paulista, Porangaba, Pereiras, Quadra e Tatuí. O município de Torre de Pedra também esteve presente e realizará sua adesão posteriormente.

As cidades possuem características similares e identidade histórica própria e, assim, a partir de agora, com a microrregião turística “Raízes do Interior Paulista”, buscarão o sincronismo de suas ações para o fomento da cultura e do turismo conforme suas peculiaridades.

Após a aprovação da microrregião foi realizada a eleição da diretoria para o seu gerenciamento, eleita por aclamação, ficando com a seguinte composição: presidente Cassiano Sinisgalli; vice-presidente Luiz Dias, diretor de Turismo da Prefeitura de Laranjal Paulista; primeira secretária Camila de Fátima Antunes Vasconcellos, funcionária do Setor de Convênio da Prefeitura de Cesário Lange; segunda secretária Maria Angelina Bueno, coordenadora de Cultura, Esporte e Turismo da Prefeitura de Pereiras. Essa diretoria eleita irá tomar as devidas providências para cadastrar a Microrregião Turística “Raízes do Interior Paulista” junto a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e agendará reuniões mensais para as deliberações da nova região turística.

EXPOSIÇÃO “ÂMAGO”, DE LILIANA REIS, ENTRA EM SEUS ÚLTIMOS DIAS DE MOSTRA NO MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL”

As obras permanecem em cartaz até este domingo (21/4), com visitação gratuita das 9h às 17h.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” SEDIA RECITAIS DE ESTUDANTES DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ

Os cinco recitais têm entrada franca e acontecem nos dias 23 e 25 de abril.

PROJETO “MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE A CORPORAÇÃO MUSICAL “SANTA CRUZ”

O repertório faz jus as bandas de coreto, com a execução de marchas tradicionais com composições e arranjos de professores e maestros de Tatuí.