3. Agricultura e Meio Ambiente
  5. TATUÍ RECEBE SELO DE CERTIFICAÇÃO DO PROGRAMA MUNICÍPIO VERDE AZUL 2017

TATUÍ RECEBE SELO DE CERTIFICAÇÃO DO PROGRAMA MUNICÍPIO VERDE AZUL 2017

Secretário Célio Valdrighi esteve presente na certificação.

A cidade de Tatuí recebeu ontem o selo de certificação do Programa Município VerdeAzul 2017, durante o I Encontro Estadual de Pré-Certificação do Programa, que aconteceu no Auditório CEMFORPE, em Mogi das Cruzes. Estiveram presentes para receber o certificado o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Célio José Valdrighi, e a responsável pela interlocução do Programa em Tatuí, Karina Camargo de Sousa.

O programa Município Verde Azul é dividido em dez diretivas que são: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos. Estas diretivas são os critérios para que o município consiga a classificação. Tatuí conseguiu nesta primeira fase ficar em 4º lugar do Estado de São Paulo, entre 642 municípios, na diretiva Uso do Solo e em 6º lugar na diretiva Resíduos Sólidos.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município Verde Azul (PMVA) tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios, visando sempre o desenvolvimento sustentável. Além disso, a participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP. “Com isso, Tatuí poderá fazer projetos para pleitear verbas do FECOP e adquirir máquinas e outros itens necessários para ajudar na boa gestão ambiental do município. E nesse ano, esse fundo está liberando R$ 3,5 milhões para serem divididos entre os municípios melhores classificados”, explica Karina.

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.