UBS CENTRAL REALIZA NOVO MUTIRÃO DO PAPANICOLAU

A Unidade Básica de Saúde “Dr. Aniz Boneder”, a UBS Central, realizou no sábado, dia 3 de junho, das 7h30 às 12h, mais um mutirão do Papanicolau.

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde com o intuito de diminuir a lista de espera pelo exame. “No entanto, compareceram 80 pacientes, das 150 que estavam agendadas. Também atendemos 20 mulheres sem agendamento”, explica a enfermeira Priscila de Moura Altea Capuzzo.

O teste de Papanicolau é um exame ginecológico de citologia cervical realizado como prevenção ao câncer do colo do útero. Seu nome traz a identidade de seu idealizador, o médico grego Geórgios Papanicolau (1883-1962), considerado o pai da citopatologia.

Papanicolau – O teste de Papanicolau é um exame ginecológico de citologia cervical realizado como prevenção ao câncer do colo do útero. Seu nome traz a identidade de seu idealizador, o médico grego Geórgios Papanicolau (1883-1962), considerado o pai da citopatologia.

De acordo com as Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do útero, lançadas em 2011, devem-se submeter ao exame mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos e que já tiveram atividade sexual. Além do câncer de colo do útero e de suas lesões, o exame ajuda a diagnosticar infecções vaginais como Gardnerella vaginalis, Tricomoníase e candidíase.