Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. UBS CENTRAL REALIZA NOVO MUTIRÃO DO PAPANICOLAU

UBS CENTRAL REALIZA NOVO MUTIRÃO DO PAPANICOLAU

Publicado em:

80 pacientes compareceram para realizar os exames.

A Unidade Básica de Saúde “Dr. Aniz Boneder”, a UBS Central, realizou no sábado, dia 3 de junho, das 7h30 às 12h, mais um mutirão do Papanicolau.

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde com o intuito de diminuir a lista de espera pelo exame. “No entanto, compareceram 80 pacientes, das 150 que estavam agendadas. Também atendemos 20 mulheres sem agendamento”, explica a enfermeira Priscila de Moura Altea Capuzzo.

O teste de Papanicolau é um exame ginecológico de citologia cervical realizado como prevenção ao câncer do colo do útero. Seu nome traz a identidade de seu idealizador, o médico grego Geórgios Papanicolau (1883-1962), considerado o pai da citopatologia.

Papanicolau – O teste de Papanicolau é um exame ginecológico de citologia cervical realizado como prevenção ao câncer do colo do útero. Seu nome traz a identidade de seu idealizador, o médico grego Geórgios Papanicolau (1883-1962), considerado o pai da citopatologia.

De acordo com as Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do útero, lançadas em 2011, devem-se submeter ao exame mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos e que já tiveram atividade sexual. Além do câncer de colo do útero e de suas lesões, o exame ajuda a diagnosticar infecções vaginais como Gardnerella vaginalis, Tricomoníase e candidíase.

Compartilhe:

Outras

Notícias

NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA (19/6), COMEÇA EM TATUÍ A VACINAÇÃO CONTRA A DENGUE PARA ADOLESCENTES DE 10 A 14 ANOS DE IDADE

Para receber a vacina é preciso levar a carteira de vacinação, o cartão SUS, um documento pessoal com foto e um comprovante de endereço. É obrigatória a presença do pai e/ou responsável pelo adolescente.

SALDO REMANESCENTE DA LEI PAULO GUSTAVO GERA ABERTURA DE DOIS EDITAIS PARA OS SETORES AUDIOVISUAL E CULTURAL

As inscrições estarão abertas no período de 17 de junho a 19 de julho.

MAIS DE 100 ENFERMEIROS PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR

O treinamento foi conduzido pelo médico cardiologista do Ambulatório de Cardiologia do CEMEM, Luiz Fernando Agapto de Souza.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo