3. Saúde
  5. SECRETARIA DE SAÚDE DE TATUÍ REALIZA A 1ª SALA DE SITUAÇÃO DA DENGUE DE 2017

SECRETARIA DE SAÚDE DE TATUÍ REALIZA A 1ª SALA DE SITUAÇÃO DA DENGUE DE 2017

Foram notificados para limpeza 1305 proprietários de imóveis.

Com o objetivo de ampliar o fluxo de informações e facilitar a tomada de decisões no combate ao mosquito Aedes Aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde realizou no dia 3 de março a primeira Sala de Situação da Dengue de 2017.

A reunião contou com a participação dos técnicos Isaias Ribeiro da Silva e José Eduardo Bonini, da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), além dos secretários municipais da Saúde, Jeronimo Fernando Dias Simão, do Meio Ambiente e Agricultura, Célio José Valdrighi e de Obras e Infraestrutura, Marco Luis Resende. Estiverem presentes, também, a coordenadora de Combate a Dengue, Rosana Lopes, o agente de saúde, Marcelo Oliveira, a coordenadora da Vigilância Sanitária, Daniela Mendes, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Elis Diniz, a coordenadora da Vigilância em Saúde, Maria Aparecida Marques, a coordenadora de Atenção Básica, Marília Bernardo, o assistente social Gleidson Soares, o diretor de Fiscalização, Marcio Antonio de Camargo, o fiscal Luís Geraldo Pinto. Representando o secretário de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude estava Jean Vinícius Sebastião e representando a secretária de Educação, Francisco Antonio de Campos.

Na ocasião, foi discutida a importância da integração entre as secretarias e os departamentos no combate ao mosquito Aedes Aegypti. A equipe de combate a dengue realiza durante todo ano ações de combate e prevenção por meio de fiscalização, orientação e palestras em escolas, igrejas e empresas. Outro trabalho realizado pelo setor é a avaliação do índice de densidade larvária do município, onde são recolhidas amostras de larvas e encaminhadas para análise. A última avaliação realizada em janeiro deste ano apontou que a cidade conta com 2,1% de larvas em residências e terrenos. No entanto, o Ministério da Saúde considera aceitável o resultado inferior a 1%, o que demonstra que a população deve estar atenta e realizar semanalmente a fiscalização em seu quintal, especialmente em épocas de tempo úmido e quente.

O setor de Fiscalização também intensificou seu trabalho de fiscalização em terrenos com lixo e mato, nos primeiros 50 dias do ano, onde foram notificados 1305 proprietários de imóveis. Essas medidas auxiliam de forma considerável no combate ao mosquito Aedes Aegypti e outros animais que transmitem doenças. As secretarias de Obras e Infraestrutura e Agricultura e Meio Ambiente estão realizando a limpeza e o fumacê em toda a extensão urbana do Ribeirão do Manduca.

A próxima Sala de Situação da Dengue está agendada para o mês de abril.

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.