3. Obras e Infraestrutura
  5. PREFEITURA DE TATUÍ RETOMA OBRAS DA PONTE DO MARAPÉ

PREFEITURA DE TATUÍ RETOMA OBRAS DA PONTE DO MARAPÉ

Paralisada desde outubro de 2016, nova empresa assumiu a obra.

A Prefeitura de Tatuí retomou as obras na Ponte do Marapé, sob o Ribeirão do Manduca. Em fevereiro, a administração rompeu o contrato com a empresa CVT Construtora, Incorporadora e Serviços Gerais, que havia sido contratada para realizar a obra. Segundo um laudo do engenheiro responsável pela fiscalização, João Batista de Camargo, desde outubro de 2016, a obra estava “sem produção”, isto é, paralisada. A empresa, com sede na região de Campinas, realizou apenas 26,85% das obras e recebeu por isso na gestão passada o valor de R$ 224.696,72.

Após romper o contrato, a administração procurou a empresa segunda colocada na licitação realizada para a obra, Rone Engenharia, Projetos, Construções e Comércio Ltda., que aceitou concluir a ponte, pelo saldo existente do convênio entre a Prefeitura de Tatuí e o Governo do Estado, de cerca de R$ 600.000,00.

O contrato com a nova empresa, com sede em Jaú, foi assinado na segunda-feira (6). Na semana anterior, a empresa realizou testes e sondagem de solo no Ribeirão do Manduca. A obra ficou prejudicada por conta do abandono. A empresa instalou seu canteiro de obras ainda na segunda-feira e, no dia posterior, as obras tiveram seu início efetivamente. O prazo de execução é de 120 dias.

Entenda o caso – A Ponte do Marapé foi ao chão no dia 10 de março de 2016, após fortes chuvas e algumas intervenções da Prefeitura. No dia 1º de julho, as obras foram iniciadas, após um convênio celebrado com o Governo do Estado. Na época, o valor do convênio somou R$ 825 mil, com R$ 252 mil de contrapartida dos cofres municipais. A obra tinha previsão de conclusão de quatro meses, mas praticamente pouco foi realizado. A partir de outubro, nada foi feito.

Ao assumir em 2017, a prefeita Maria José Vieira de Camargo determinou vistorias no local das obras para apurar o estado de abandono da ponte. Com o laudo em mãos e orientação jurídica, determinou o rompimento do contrato com a empresa. Orientada pela Casa Civil, decidiu seguir com a licitação vigente e oferecer a obra para a segunda empresa colocada, pelo saldo ainda existente do convênio.

Outras pontes – A administração municipal está trabalhando para reconstruir as três outras pontes sobre o Ribeirão do Manduca, que foram prejudicadas pelas chuvas neste início de ano, interrompendo o tráfego de veículos em alguns trechos. Desde 5 de janeiro próximo passado, Tatuí está sob Estado de Emergência, situação que foi reconhecida pelo Governo do Estado e pela União.

Desde então, contatos foram feitos em Brasília com o Ministério da Integração Nacional, neste caso, com o apoio e supervisão da Defesa Civil do Estado de São Paulo. Tatuí busca R$ 2.688.014,58 em recursos, para construir três pontes: na rua Maria Aparecida Santi, no Jardim Junqueira (valor R$ 1.318.014,58), na rua João Batista de Campos, no Bosque acesso ao Bosque do Junqueira (valor R$ 670.000,00) e na rua Jornalista Júlio de Mesquita Filho, no Jardim Paulista (valor de R$ 700.000,00). Apesar da urgência, a administração municipal ainda aguarda a assinatura do convênio para poder realizar as obras.

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.