Neste sábado (5/4), às 11h, a Praça da Matriz, em Tatuí, será o cenário de uma edição especial do tradicional Projeto “Música na Praça”, ação cultural da Prefeitura de Tatuí. Este evento, que já é aguardado pela população, ganha um toque especial em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo – data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrada em 2 de abril.
A apresentação será de dança, com o Grupo “Integrarte”, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Tatuí, que, sob a coordenação do professor e coreógrafo Pedro Couto, trará um repertório diversificado e envolvente com músicas como “Eu sou assim”, “My universe”, “Blinding lights”, “Baila baila”, “Mamma mia” e “Sobe a graça“. O grupo, formado por alunos da APAE, busca transmitir a importância da inclusão social por meio da arte e do movimento, celebrando a diversidade e promovendo a integração.
Além de celebrar o talento e a dedicação dos integrantes da APAE, o evento tem como principal objetivo reforçar a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), criando um espaço de reflexão, empatia e respeito. A ação é uma oportunidade para sensibilizar a comunidade local sobre a importância da inclusão, mostrando que a arte e a cultura são ferramentas poderosas para a integração e a valorização de todos, independentemente de suas diferenças.
Desta vez, a edição do “Música na Praça” traz um diferencial: em parceria com a Secretaria de Educação, será oferecido o uso de recursos de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA). Esses recursos, fundamentais para pessoas com dificuldades na fala ou na linguagem, como muitos indivíduos dentro do espectro autista, incluem símbolos, imagens, dispositivos tecnológicos e gestos. Eles permitem que essas pessoas se expressem de maneira mais completa e participem ativamente da sociedade.
A iniciativa conta com o apoio da responsável cultural Agda Borges, que tem se dedicado a fortalecer a parceria entre a APAE e os parceiros culturais, ampliando as possibilidades de eventos que envolvem diferentes manifestações artísticas e culturais.
O evento é uma grande oportunidade para que toda a comunidade de Tatuí se una em torno da causa da inclusão e mostre, mais uma vez, que a cultura é uma ponte para a construção de uma sociedade mais justa e respeitosa.