Ir para o conteúdo

Emergências:

  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. APROVEITE OS ÚLTIMOS DIAS DA EXPOSIÇÃO EM HOMENAGEM A EXPEDYCTO LYMA NO CENTRO CULTURAL DE…

APROVEITE OS ÚLTIMOS DIAS DA EXPOSIÇÃO EM HOMENAGEM A EXPEDYCTO LYMA NO CENTRO CULTURAL DE TATUÍ

Publicado em:

“Pavilhão Cinematográfico Explym” exibe uma parte significativa da extensa filmografia do cineasta, integrada a um espaço cenográfico que faz referência ao pavilhão no qual Expedycto exibia suas obras pelo interior paulista.

O Centro Cultural, da Prefeitura de Tatuí, recebe, até este domingo (6/4), a exposição “Pavilhão Cinematográfico Explym”. Aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, a mostra homenageia o cineasta Expedycto Lyma, também conhecido como “Polaco” ou “Alemão”.

Ícone do cinema independente brasileiro, Lyma se destacou por sua contribuição ao cinema Super-8 e por sua trajetória marcante na exibição itinerante de filmes pelo interior de São Paulo. Aos 85 anos de idade, ele é lembrado por sua dedicação à produção de longas-metragens que abordam temas do cotidiano brasileiro, como amor, traição, mocinhos e bandidos, com uma narrativa que mistura comédia, drama e aventura. Entre 1979 e 1984, o cineasta produziu dez longas-metragens em Super-8 e, sem seguida, mais de uma dezena de filmes em VHS (1996 a 2002), todos recuperados por meio do projeto “Pavilhão Cinematográfico Explym” que está em Tatuí, onde o cineasta radicou-se.

A exposição exibe uma parte significativa da extensa filmografia do cineasta, integrada a um espaço cenográfico que faz referência ao pavilhão no qual Expedycto exibia suas obras. A programação inclui não apenas a exibição dos filmes, mas também intervenções musicais, bate-papos e sessões especiais que discutem e celebram a obra e o imaginário do cineasta.

Nesta terça-feira (1º/4), acontecem exibições de filmes: às 14h, “A ronda da morte” (1998, 96 minutos); e às 15h30, “O misterioso Senhor Moretti” (1998, 60 minutos), sendo uma sessão com LSE (Legendagem para surdos e ensurdecidos). Já na quarta-feira (2/4), as exibições serão: às 14h, “Na trilha do ódio” (1979/80, 60 minutos); e às 15h, “Sentimento mortal” (1982, 101 minutos).

Com curadoria de Felipe Abramovictz, produção de Luna Alkalay, produção-executiva de Rama de Oliveira (MaDaM Produções), design gráfico de Victória Lobo e cenografia de Jaime Pinheiro, o Pavilhão Cinematográfico Explym é uma realização da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e do Ministério da Cultura do Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022).

O público pode conferir esta atração de forma gratuita no Centro Cultural de Tatuí (Praça Martinho Guedes, nº 12, Centro). Mais informações estão disponíveis em www.cinemaesonho.com.br e no Instagram @cinemaesonho.

Compartilhe:

Outras

Notícias

MÚSICA, EMOÇÃO E NOVOS ESPAÇOS CULTURAIS: FESTIVAL CAPITAL DA MÚSICA SEGUE ENCANTANDO NA 11ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ

Programação musical valoriza talentos locais, promove encontros emocionantes e leva cultura de qualidade ao coração da cidade.

COM RECORDE DE PÚBLICO, 11ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ ATRAI MAIS DE 40 MIL VISITANTES NO PRIMEIRO DIA

Evento teve início no feriado da Revolução Constitucionalista e reforça o protagonismo de Tatuí como Terra dos Doces Caseiros e Capital da Música.

GCM DE TATUÍ PRENDE PROCURADO COM APOIO DA MURALHA DIGITAL

Reconhecimento facial e monitoramento da Muralha Digital durante a Feira do Doce auxiliam na localização e na prisão de indivíduo com mandado judicial.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.