Ir para o conteúdo

Emergências:

  1. Home
  2. »
  3. Destaque
  4. »
  5. PREFEITURA PROMOVE AÇÃO DE FISCALIZAÇÃO CONTRA PARCELAMENTOS IRREGULARES NO BAIRRO DOS FRAGAS

PREFEITURA PROMOVE AÇÃO DE FISCALIZAÇÃO CONTRA PARCELAMENTOS IRREGULARES NO BAIRRO DOS FRAGAS

Publicado em:

Durante a ação, os fiscais constataram que uma pessoa havia anunciado em páginas de classificados nas Redes Sociais a comercialização de lotes sem a devida aprovação e infraestrutura necessária.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão Pública, em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), realizou, na última sexta-feira (7/3), uma ação de fiscalização para coibir parcelamentos irregulares de solo no Bairro dos Fragas, área rural do município. Durante a operação, foram identificadas obras em um empreendimento – próximo à uma igreja do bairro – que estavam desacordo com as posturas municipais.

Durante a ação, os fiscais constataram que uma pessoa havia anunciado em páginas de classificados nas Redes Sociais a comercialização de lotes sem a devida aprovação e infraestrutura necessária. A anunciante foi notificada e advertida sobre a irregularidade de realizar desmembramentos de solo para fins urbanos sem autorização do órgão competente.

A Secretaria de Planejamento e Gestão Pública reforça a importância de verificar a regularidade de qualquer imóvel antes da aquisição. Para garantir segurança jurídica, os compradores devem: consultar a Prefeitura e o Cartório de Registro de Imóveis para verificar a regularização do terreno; certificar-se de que o terreno possui matrícula individualizada, contendo informações como setor, quadra, número do lote e inscrição cadastral; e solicitar uma certidão negativa de débito do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), evitando futuros transtornos com débitos pendentes.

A Prefeitura alerta ainda que o parcelamento de solo permitido na zona rural do Estado de São Paulo deve ter, no mínimo, 20 mil metros quadrados, conforme instrução do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Além disso, não é permitido o loteamento ou desmembramento de terrenos para fins de lazer (chácaras de recreação) dentro do perímetro rural.

O parcelamento de solo no município deve seguir as disposições das Leis nº 6.766/79 (Parcelamento do Solo), nº 4.228/09 (Lei de Uso e Ocupação do Solo) e nº 5.385/19 (Plano Diretor). O descumprimento da legislação pode acarretar sanções como: multa de até R$ 600 por metro quadrado; embargo da obra e apreensão de máquinas, equipamentos e veículos utilizados na obra irregular; e infrações civis, penais, ambientais e administrativas, incluindo prisão de até 5 anos.

A Prefeitura segue intensificando as ações de fiscalização para coibir irregularidades e garantir um crescimento urbano ordenado e seguro para todos os munícipes.

Compartilhe:

Outras

Notícias

MÚSICA, EMOÇÃO E NOVOS ESPAÇOS CULTURAIS: FESTIVAL CAPITAL DA MÚSICA SEGUE ENCANTANDO NA 11ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ

Programação musical valoriza talentos locais, promove encontros emocionantes e leva cultura de qualidade ao coração da cidade.

COM RECORDE DE PÚBLICO, 11ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ ATRAI MAIS DE 40 MIL VISITANTES NO PRIMEIRO DIA

Evento teve início no feriado da Revolução Constitucionalista e reforça o protagonismo de Tatuí como Terra dos Doces Caseiros e Capital da Música.

GCM DE TATUÍ PRENDE PROCURADO COM APOIO DA MURALHA DIGITAL

Reconhecimento facial e monitoramento da Muralha Digital durante a Feira do Doce auxiliam na localização e na prisão de indivíduo com mandado judicial.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.