1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. MAIS DE 100 PESSOAS PRESTIGIAM O LANÇAMENTO DA EXPOGRAFIA DO MUSEU DA IMAGEM E DO…

MAIS DE 100 PESSOAS PRESTIGIAM O LANÇAMENTO DA EXPOGRAFIA DO MUSEU DA IMAGEM E DO SOM – MIS TATUÍ “JORNALISTA RENATO FERREIRA DE CAMARGO”

Publicado em:

A expografia do MIS destaca elementos históricos e culturais marcantes da cidade e da região, promovendo um diálogo entre o passado e o presente.

Mesmo com a chuva intensa, mais de 100 pessoas – entre autoridades municipais, artistas, personalidades tatuianas e população – estiveram presentes, na noite desta quinta-feira (7/11), no lançamento da expografia do Museu da Imagem e do Som – MIS Tatuí “Jornalista Renato Ferreira de Camargo”, equipamento de cultura e turismo da Prefeitura de Tatuí.

Dentre estas pessoas, o cerimonial do evento destacou a presença do secretário municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima, representando o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior; do vereador Valdir Proença; dos secretários municipais Fabiana Grecchi (Serviços Públicos e Zeladoria), Giovana de Sousa Domingues (Fazenda, Finanças, Planejamento e Trabalho) e Marcel Soares (Obras e Infraestrutura); do chefe de Gabinete da Prefeitura, Patrício Antunes Pereira; do diretor da FATEC – Faculdade de Tecnologia de Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”, Anderson Luiz de Souza; do presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), César Augusto de Araújo; dos filhos do patrono do MIS, Christian Pereira de Camargo e Renato Pereira de Camargo; da irmã do patrono do MIS, Ruth Rosendo Caputto; do coordenador do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), Luís Antônio Voss Campos; do diretor de Museus e Memória, Cristiano Guimarães de Camargo; do presidente da APODET – Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí, Vade Manoel Ferreira; da arquiteta do Complexo Cultural, Veridiana Pettinelli; de representantes da empresa Fadel Transportes e Logística Ltda, Deivid Lima e Anabel Andrade; do editor chefe do jornal “O Progresso de Tatuí”, Ivan Camargo; e de representantes do Comitê Consultivo do MIS Tatuí, Ademar Machado, Cláudio Camargo, Mingo Jacob, Jaime Pinheiro, Jean Vinicios Sebastião, Jorge Roberto Rizek, Pablo Bercero Ruiz, Luiz Antônio Fernandes Guedes e Luís Antônio Voss Campos.

A cerimônia foi conduzida pelo diretor do Departamento de Cultura, Rogério Vianna, e contou com recepção musical do maestro Sergio “Lagartixa” de Oliveira. O mestre de cerimônias destacou a importância deste Museu para o município, bem como as memórias que ele traz. Comentou, também, que ele foi viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura do Governo Federal, e que tem como patrocinadores as empresas Sorocaba Refrescos, COOP – Cooperativa de Consumo, Fadel Transportes e Logística Ltda e Redecard Itaú, além de doações da Família Setúbal.

A administração do MIS Tatuí é compartilhada com a gestão do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, garantindo o aparelhamento do museu, que conta com uma equipe técnica para operacionalização dos dois equipamentos culturais. O Museu Histórico “Paulo Setúbal” atualmente é o Polo 5 do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), que compreende 41 unidades museais e de 89 cidades.

O projeto e a instalação do MIS foi de autoria da Arquiprom, com colaboração do arquiteto Igor Tolofo, sendo desenvolvido com diretrizes museológicas pela especialista Cecília Machado. A iniciativa é complementada pela participação ativa de um Comitê Consultivo, criado em 2022 e composto por representantes da sociedade civil e do poder público, que colaboraram na construção de uma narrativa cultural significativa para Tatuí.

A expografia do MIS destaca elementos históricos e culturais marcantes da cidade e da região, promovendo um diálogo entre o passado e o presente. Entre os principais módulos de exposição, estão:

I- Histórico da edificação externa: apresentação da história da edificação do Matadouro e sua transformação em museu, sob o tema “De Matadouro a Museu, representando os significados de uma edificação”;

II- Recepção: o acesso a exposição se faz por uma cortina de teatro, sendo que, na primeira sala, é prestada uma homenagem aos memorialistas da cidade, por meio de um audiovisual;

III- Painel “Entre o ancestral e o contemporâneo”: um mosaico de palavras e imagens que demonstra as origens culturais europeias, africanas e indígenas refletidas na cultura local;

IV- Linha do tempo do Conservatório de Tatuí: painel cronológico da história do Conservatório, desde sua fundação até os dias atuais, unificado com a cultura nacional;

V- Módulo temático central: dividido em três eixos, sendo: a) “Diálogos entre o cururu, hip-hop e fandango”; b) “Bailes e baladas”; e c) “Festas e músicas nas praças e ruas”.

VI- Sala “A era das comunicações em massa”: destaque para o teatro, as telenovelas, o rádio e a televisão, com homenagens para figuras locais como Vera Holtz, Maurício Loureiro Gama e Toninho Del Fiol, incluindo o módulo “A rádio de Tatuí”;

VII- Espaço “A alma do instrumento”: bancada interativa sobre a luteria, destacando a produção musical em Tatuí, conhecida como a Capital da Música;

VIII- Sala “Produção fonográfica”: apresenta o que é a produção fonográfica e sua importância por meio de um jogo interativo, onde o visitante pode mixar o trecho de uma música e, ao final, descobrir o quanto acertou, sendo o resultado possível de ser enviado por e-mail como lembrança da visita realizada.

A Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer informa que o Complexo Cultural terá mais duas etapas para funcionamento integral: a montagem do anexo onde funcionará o Setor Educativo, juntamente com a estrutura de inclusão e acessibilidade, e a expografia do Memorial do Rugby 1928 “Dr. Gualter Nunes”.

Após o pronunciamento das autoridades, o público presente pôde conhecer toda a expografia do MIS. Para os que não participaram desta solenidade, a visitação pode ser feita inicialmente, em formato “soft opening”, toda sexta-feira e sábado, das 9h às 12h e das 13h às 17h, permitindo uma adaptação gradual e oferecendo uma experiência aprimorada.

O Museu da Imagem e do Som – MIS Tatuí “Jornalista Renato Ferreira de Camargo” está situado na Avenida Domingos Bassi, s/nº, Jd. Junqueira, esquina com a Av. João Batista Correia Campos (Marginal do Manduca).

SOBRE O PATRONO DO MIS

Renato Ferreira de Camargo, nascido em Tatuí no dia 29 de novembro de 1938, foi um ilustre membro da comunidade local. Era filho do ferroviário Francisco Rozendo de Camargo e da confeiteira Georgina Ferreira de Camargo, e irmão de Roberto, Ruth e Rachel. Viúvo, foi casado com a professora Eunice Pereira de Camargo, que faleceu em 17 de junho de 2004. Foi pai de Christian Pereira de Camargo e Renato Pereira de Camargo e avô de João Renato Alleoni de Camargo e Leonardo José Amaro de Camargo.

Fez o curso primário no Grupo Escolar “João Florêncio”, entre 1947 e 1950. Já o curso secundário foi feito no Instituto de Educação “Barão de Suruí”, de 1953 a 1957. Em 1973, fez o curso Madureza (2º grau).

Atuou como investigador de polícia até 1991, quando se aposentou do quadro da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Concluiu a carreira profissional como investigador-chefe da Divisão de Sindicâncias da Corregedoria de Polícia Civil.

Foi bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Fundação Karnig Bazarian (FKB), de Itapetininga, de 1977 a 1980, sendo o presidente da comissão de formandos.

Também foi bacharel em Comunicação, com habilitação em Jornalismo, pela Uniso (Universidade de Sorocaba), entre 1998 e 2001. Foi membro da Associação Sorocabana de Letras (1997), admitido como sócio correspondente.

Memorialista e pesquisador da história de Tatuí, reuniu grande acervo e participou como colaborador em várias situações de pesquisas para a preservação da memória local. Foi sócio-fundador do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga, tendo como patrono de sua cadeira Venâncio Ayres.

Renato Ferreira de Camargo teve pesquisas publicadas no livro “Perseverança III e Sorocaba”, de autoria de José Aleixo Irmão, Volumes IV e V.

Foi membro da Comissão Paulista de Folclore, órgão do IBECC (Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura) da Unesco – Núcleo Caipira de Estudos de Sorocaba e Região. Foi colunista do jornal “O Progresso de Tatuí” e autor de várias obras: “Memórias de Tatuí” (1997), “Achegas para a História Tatuiense” (1999) e “Almanach Tatuhyense de 1900” (reedição), “Tatuí: Antiga Tatuhy – Coletânea de Fotos”, “História dos Crentes Primitivos da Congregação Cristã no Brasil”, “Ilustres Cidadãos” (2006), “Tatuí Capital da Música” (2006) e “Cronologia Tatuhyense – Volume 1” (2008), sendo estes três últimos realizados junto com o filho Christian. Além disso, produziu o CD “Alma Cabocla”, com poemas de Paulo Setúbal na voz do professor Paulo Ribeiro.

Membro da loja Maçônica Caridade III, onde ingressou em 1976, foi o presidente/venerável mestre na gestão 1983-1985. Também foi membro-fundador da loja Maçônica União Fraterna de Tatuí, em 1996, e membro honorário da loja Maçônica Firmeza, de Itapetininga. Pelos serviços prestados ao Grande Oriente Paulista, foi portador do Mérito “Gonçalves Ledo”, a mais alta condecoração da maçonaria paulista. Foi Grande Inspetor Geral do Grau 33.

Recebeu da Câmara Municipal de Tatuí o título de “Cidadão Emérito”, em 1998. Também foi chefe escoteiro do Grupo Tupancy, de Tatuí, e membro das entidades filantrópicas tatuianas Conselho Social da Comunidade (COSC), Lar Donato Flores e Santa Casa de Misericórdia de Tatuí. Foi associado do Rotary Club Cidade Ternura.

Seus ensinamentos como pesquisador, escritor e membro ativo da sociedade tatuiana permanecem vivos. Renato Ferreira de Camargo faleceu em 20 de novembro de 2012, deixando um legado de dedicação e comprometimento com sua comunidade, com a preservação da história e da cultura local.

Compartilhe:

Outras

Notícias

UPA DE TATUÍ É REFERÊNCIA NO ATENDIMENTO À ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS PARA NOVE MUNICÍPIOS DA REGIÃO

Diante de um acidente com estes animais, a vítima – independentemente de ter ou não convênio médico – deve se dirigir a um Ponto Estratégico de Atendimento, no caso a UPA de Tatuí, levando ou não o animal que causou a picada.

RESERVISTAS SÃO CONVOCADOS PARA ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO NA JUNTA MILITAR

Estão convocados os reservistas de 1ª e 2ª categorias, todos no período de 1º a 31 de dezembro de 2019, nos anos de 2020, 2021, 2022 e 2023 e, no corrente ano, até a data de 30 de novembro, para fins de atualização de cadastro.

ALUNOS DE BATERIA DO PROFESSOR JEFERSON OLIVEIRA APRESENTAM REPERTÓRIO ESPECIAL NO CEU DAS ARTES

O repertório será diversificado, incluindo clássicos do Rock e inspiradoras músicas Gospel.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo