1. Home
  2. »
  3. Destaque
  4. »
  5. MUSEU EXIBE FILMES DO CINEASTA JUAN SIRINGO; AÇÃO FAZ PARTE DO PROJETO “O CINEMA À…

MUSEU EXIBE FILMES DO CINEASTA JUAN SIRINGO; AÇÃO FAZ PARTE DO PROJETO “O CINEMA À DERIVA”, DE FELIPE ABRAMOVICTZ

Publicado em:

No período das 9h às 17h, o público poderá conferir de forma gratuita o curta-metragem “Chico, o leve” (1967), que ganhou destaque ao ser premiado pelo Instituto Nacional de Cinema.

Neste sábado (10/8), o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, será palco de uma importante atividade cultural: a exibição de filmes do cineasta Juan Siringo. A ação faz parte do Projeto “O Cinema à Deriva”, de Felipe Abramovictz, que foi contemplado pelo Edital de Cultura nº 02/2023 – “Seleção e Premiação de Propostas de Circulação de Trabalhos Artísticos, exceto Música”, da Prefeitura.

No período das 9h às 17h, o público poderá conferir obras do diretor, roteirista, fotógrafo e escritor Juan Siringo, cujos filmes permaneceram inacessíveis por décadas. Juan Siringo, nascido em Mar del Plata (Argentina), em 1939, e radicado no Brasil desde os anos 1950, iniciou sua carreira cinematográfica na década de 1960. Entre as obras que serão exibidas está o curta-metragem “Chico, o leve” (1967), que ganhou destaque ao ser premiado pelo Instituto Nacional de Cinema e ser exibido no Festival de Karlovy Vary. Também serão apresentados trechos recuperados do longa-metragem “A Nova Gente” (1969), cuja estreia foi inviabilizada devido à censura da época, além de fragmentos de filmes realizados em 8mm.

O projeto “O Cinema à Deriva” é fruto de uma pesquisa desenvolvida por Felipe Abramovictz desde 2018, com o objetivo de resgatar e dar visibilidade à obra de Juan Siringo, permitindo que seus filmes voltem a ser vistos e discutidos pelo público. Abramovictz é doutorando em Multimeios pela Unicamp, especialista em Patrimônio Audiovisual e responsável pela curadoria do evento.

Estas exibições fazem parte de um movimento maior, que culminará em uma Mostra completa das obras de Siringo no mês de outubro, incluindo debates e intervenções. “O resgate da obra de Siringo é essencial para a preservação da memória de um cineasta que, apesar de sua relevância no debate artístico, não recebeu o devido reconhecimento”, comenta o proponente do projeto, Felipe Abramovictz.

A entrada para conferir o Projeto é gratuita. O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969.

Compartilhe:

Outras

Notícias

49 COREOGRAFIAS FAZEM PARTE DAS DUAS SESSÕES QUE INTEGRAM A 5ª MOSTRA DE DANÇA DE TATUÍ NESTE SÁBADO (14/9)

As sessões ocorrem às 15h e às 18h, no Teatro Procópio Ferreira.

CIA. ÍMPARES APRESENTA “BORBOLETAS ME CONVIDARAM A ELAS…” NO MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL”

Com dramaturgia, direção e atuação de André Kaires, o monólogo é vibrante, arrebatador e une dança, teatro, poesia e performance.

“TRADIÇÃO E RAIZ”, NA FEIRA DA LUA DA PRAÇA AYRTON SENNA, ACONTECE COM A APRESENTAÇÃO DO GRUPO “MISTURA BRASIL”

Resgatando a essência do Samba Clássico e do Chorinho, o grupo “Mistura Brasil” se apresenta dia 18 de setembro.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo