Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Campanhas
  4. »
  5. NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM TATUÍ COMEÇA A DIMINUIR COM O FIM DO PERÍODO…

NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM TATUÍ COMEÇA A DIMINUIR COM O FIM DO PERÍODO EPIDÊMICO, QUE TERMINOU NO MÊS DE MAIO

Publicado em:

Clima mais frio e seco, somado as ações realizadas pela Prefeitura e pela população, atuam na diminuição dos focos do mosquito Aedes Aegypti.

Nos primeiros 19 dias do mês de junho, o município de Tatuí começou a apresentar uma leve queda no número de casos de Dengue, sendo 127 confirmações, das quais 124 são autóctones e 3 importadas; número menor do que o apresentado durante o mês de maio, que chegou ao pico de casos: 333, dos quais 320 foram autóctones e 13 importados. Estes registros, de acordo com o Setor de Combate à Dengue da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Tatuí, se devem ao fim do período epidêmico de Dengue, que aconteceu entre os meses de outubro a maio.

“Agora, com o tempo mais frio e seco, a tendência é a diminuição dos focos do mosquito Aedes Aegypti e, consequentemente, da doença. No entanto, não devemos diminuir os cuidados, que seguem os mesmos sempre, porque o número de casos nunca zera, a transmissão e o mosquito continuam”, salienta a coordenadora do Setor de Combate à Dengue, Juliana Aparecida de Camargo da Costa.

Ela coordenou, nesta quinta-feira (20/6), no Paço Municipal, mais uma Sala de Situação da Dengue, com a presença de representantes das Secretarias Municipais da Saúde e da Educação; da Ouvidoria Municipal; do Departamento de Comunicação da Prefeitura; e da Arboviroses do Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (GVE XXXI-Sorocaba).

Foram apresentadas as ações que aconteceram no período de 17 de maio a 19 de junho, entre elas: 47 visitas à imóveis; 23.280 controles de criadouros; 4.489 nebulizações portáteis; 32 demandas; início, em 19/6, da vacinação contra à Dengue para adolescentes de 10 a 14 anos de idade; duas entrevistas para uma rádio local; Avaliação de Densidade Larvária (ADL), com análises das amostras larvárias coletadas, resultando em um índice de 0,74% (Índice de Breteau), classificado pelo Ministério da Saúde, com base na Organização Mundial da Saúde (OMS), como satisfatório (até 1%); reunião com a Vigilância Epidemiológica para definir o fluxograma da planilha de casos confirmados; reunião com a equipe do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo para apresentação de relatórios referentes a 2023; divulgação, nas redes sociais da Prefeitura, das nebulizações costais que acontecerão em cada bairro; vistoria no Ecoponto do Jd. Rosa Garcia II; e participação na Operação “Bairro Limpo, Cidade Linda!”, no dia 25/5, no Centro, no dia 8/6, no Jd. Rosa Garcia II, Residencial San Marino e Vila Vicente Correia, e também neste sábado (22/6), das 7h às 12h, no Jd. Wanderley, CDHU, Jd. Planalto e Residencial Atlanta.

O Setor de Combate à Dengue também exibiu um relatório que aponta os 10 bairros tatuianos que mais tiveram números de casos confirmados de Dengue neste ano de 2024. São eles: Jd. Santa Rita de Cássia, 129 casos; Centro, 53 casos; Jd. Wanderley, 34 casos; Vila Angélica, 32 casos; Jd. Aeroporto, 32 casos; Vida Nova Pacaembu I, 26 casos; Vila Dr. Laurindo, 24 casos; Residencial Astória, 19 casos; Tanquinho, 15 casos; e Residencial Colina das Estrelas, 13 casos.

VACINAÇÃO CONTRA À DENGUE

A vacina Dengue atenuada quadrivalente (Qdenga) está disponível em Tatuí para adolescentes de 10 anos a 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, independentemente de infecção prévia ou não por Dengue. O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de 2 doses, com intervalo de 3 meses entre as doses.

Ela pode ser tomada de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, em todas as Unidades Básicas de Saúde, exceto na UBS Santa Cruz, que vacinará das 8h às 12h. Nas Unidades de Saúde rurais, a vacinação estará disponível no bairro Congonhal todas as sextas-feiras das 8h às 12h; e no bairro Mirandas de segunda a quinta-feira das 8h às 12h.

Para receber a vacina é necessário levar a carteira de vacinação, o cartão SUS, um documento pessoal com foto e um comprovante de endereço. É obrigatória a presença do pai e/ou responsável pelo adolescente.

A Vigilância Epidemiológica orienta que, ao chegar na Sala de Vacina, o adolescente e seu responsável responderão a uma entrevista rápida para saberem se o adolescente está apto a tomar o imunizante. Após receber a vacina, o adolescente deverá permanecer em repouso na Unidade de Saúde por 15 minutos, acompanhado de seu pai e/ou responsável, para depois ser liberado.

CUIDADOS

A Prefeitura de Tatuí pede a colaboração de todos quanto à limpeza e à manutenção de terrenos e residências, que devem ser constantes; o descarte correto de entulhos e demais materiais deve ser feito nos diversos Ecopontos (confira a lista completa, com dias, horários e locais de funcionamento em www2.tatui.sp.gov.br/servicos/ecopontos/). O munícipe também pode denunciar os terrenos sujos e abandonados da cidade, ou as casas recém-construídas sem moradores e com piscinas, para a Ouvidoria Municipal no link tatui.sp.gov.br/ouvidoria ou pelos telefones 0800-770-0665 e (15) 3251-3576; ou ainda pelo telefone da Secretaria da Saúde (15) 3305-8855.

Além das denúncias, é importante que cada um faça a sua parte na própria residência, como deixar a caixa d’água bem fechada e limpa; descartar de forma adequada pneus usados; retirar do quintal objetos que acumulam água, como vasos de planta, potes e garrafas; manter materiais de reciclagem em saco fechado e em local aberto; e usar repelente diariamente.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) atendem as pessoas com suspeitas de Dengue, realizam notificações, coleta de exames e todas as ações necessárias, conforme protocolo do Ministério da Saúde. Portanto, quem apresentar febre, acompanhada de, pelo menos, dois sintomas como náuseas, vômitos, manchas avermelhadas pelo corpo, dor nas articulações, dor de cabeça ou dor no fundo do olho, deve procurar a UBS mais próxima de sua residência de segunda a sexta-feira. Aos fins de semana, é necessário procurar a UPA.

Compartilhe:

Outras

Notícias

DENGUE: TRANSMISSÃO DIMINUI, MAS CONTROLE E ELIMINAÇÃO DE CRIADOUROS DO MOSQUITO DEVEM SER INTENSIFICADOS

Entre os dias 20 de junho e 17 de julho, o município registrou 61 casos confirmados de Dengue, sendo 59 autóctones e 2 importados.

82ª SEMANA PAULO SETÚBAL TEM DIVERSAS ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS FOCADAS NA POESIA “A VILA”, DO ESCRITOR TATUIANO

A programação acontece de 1º a 9 de agosto.

QUATRO FLAGRANTES DE TRÁFICO DE DROGAS ESTÃO ENTRE AS OCORRÊNCIAS ATENDIDAS PELA GCM NA ÚLTIMA SEMANA EM TATUÍ

No total, foram apreendidas 135 porções de entorpecentes, sendo 108 porções de cocaína, 14 porções de skank e 13 porções de maconha.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo