Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Agricultura e Meio Ambiente
  4. »
  5. SEMANA DO MEIO AMBIENTE CONTOU COM BLITZ DE COLETA DE LIXO ELETRÔNICO, VISITAS MONITORADAS, PLANTIO…

SEMANA DO MEIO AMBIENTE CONTOU COM BLITZ DE COLETA DE LIXO ELETRÔNICO, VISITAS MONITORADAS, PLANTIO DE MUDAS E PALESTRAS

Publicado em:

No encerramento da Semana do Meio Ambiente, a Blitz de Coleta do Lixo Eletrônico descartou mais de 2,6 m³ de resíduos eletroeletrônicos, pilhas e baterias.

Mais de 2,6 m³ de lixo eletrônico coletado, diversas palestras educativas, mais de 140 mudas de 20 espécies florestais nativas plantadas e visitas monitoradas. Este é um resumo das várias atividades realizadas pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, durante a Semana Municipal do Meio Ambiente, que aconteceu de 3 a 8 de junho.

Instituída pela Lei Municipal n° 3.754, de 16 de novembro de 2005, esta Semana é comemorativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado dia 5 de junho e estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas). O evento teve a parceria da Secretaria da Educação, das empresas Ford Motor Company Brasil Ltda, Síntese Consultoria Ambiental e BRZ Empreendimentos, da ETEC “Sales Gomes” e das escolas estaduais “Barão de Suruí” e “Prof. Fernando Guedes de Moraes”.

As atividades começaram na manhã de 3/6 (segunda-feira), com uma visita educativa nas instalações da Ford para 40 alunos dos 3º anos da EMEF “Prof.ª Maria da Conceição Oliveira Marcondes”. Eles conheceram o trabalho da empresa; participaram de palestra sobre cuidados com o meio ambiente e alimentação saudável; lancharam; e visitaram o espaço de educação ambiental da Ford, um local lúdico e ao ar livre, com jardins e jogos desenvolvidos com materiais recicláveis, proporcionando uma experiência cheia de descobertas e aprendizados por meio de brincadeiras.

Outra atividade de educação ambiental aconteceu no dia 5/6 (quarta-feira), na E.E. PEI “Barão de Suruí”. A engenheira ambiental Daiane Aparecida dos Santos Bueno Machado, da equipe técnica do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, ministrou a palestra “Mudanças Climáticas – Ações Locais para Mudanças Globais”, com ênfase em arborização no ambiente urbano, para os alunos do 3º ano do Ensino Médio. Posteriormente, na Praça Paulo Setúbal, em frente à escola, todos realizaram um plantio educativo de duas mudas florestais da espécie arbórea de nome popular “Sibipiruna” que, além de embelezar a praça, foram acolhidas como um símbolo do encerramento de um ciclo na vida dos alunos, que concluirão o Ensino Médio neste ano.

No dia seguinte, 6/6 (quinta-feira), a equipe de Educação Ambiental da Prefeitura conduziu – para os funcionários da BRZ Empreendimentos – a palestra “Cuidados com o meio ambiente na construção civil e para a vida”, no canteiro de obras do Portal Jardins de Turim e Portal Vila de Palermo.

A sexta-feira (7/6) foi agitada, com duas atividades no período da tarde. Na primeira, na ETEC “Sales Gomes”, a empresa de consultoria Síntese Ambiental e a equipe de Educação Ambiental da Prefeitura promoveram o simpósio “Gestão de Áreas de Preservação Permanente APP’s e Florestas Urbanas, aplicações de tecnologia de geoprocessamento”, para alunos do curso técnico em Meio Ambiente e demais convidados. O engenheiro ambiental Luís Fernando de Oliveira, proprietário da empresa de consultoria, professor e Mestre em Planejamento e Uso dos Recursos Renováveis, discorreu sobre a importância das “Florestas Urbanas”, especialmente ao longo dos recursos hídricos, e sobre o manejo adequado da vegetação nativa nestas áreas protegidas, incluindo o controle da proliferação de espécies exóticas invasoras, como a conhecida Leucena. De acordo com ele, o manejo e a erradicação da Leucena são difíceis e desafiadores devido às suas características, pois é uma espécie considerada invasora, de rápido desenvolvimento e proliferação, que promove a homogeneização da flora devido sua alta capacidade competitiva e da liberação de aleloquímicos no ambiente. Todavia, ainda segundo o especialista, seu controle é de fundamental importância para o desenvolvimento da vegetação nativa. Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecerem ferramentas tecnológicas de Geoprocessamento, como drones, que contribuem para a eficiência e a precisão das operações florestais.

O Mega Plantio de Mudas, às margens do Ribeirão Manduca, entre os bairros Jd. Wanderley e Jd. Lucila, foi a segunda ação do dia 7/6, com a participação de cerca de 80 alunos do 1º ano do Ensino Médio da E.E. PEI “Prof. Fernando Guedes de Moraes”. Foram plantadas mais de 140 mudas de 20 espécies florestais nativas, como Ipês Rosa, Branco, Roxo e Amarelo, Oiti, Sibipiruna, Aldrago, Cambuci, Pau-ferro e Pau-Brasil (espécie em risco de extinção e considerada símbolo do País), sendo grande parte delas em um dos trechos do Ribeirão Manduca que passou por melhorias e revitalização por meio do Programa “Rios Vivos”. Também foi feito um plantio para enriquecimento da arborização existente na Praça Mário Cóscia, nas proximidades do lago. Todas as espécies foram criteriosamente selecionadas para proporcionar o embelezamento da área, para contribuir com a melhoria da qualidade ambiental na região e para auxiliar na estabilização das margens do Ribeirão Manduca, além de outros inúmeros benefícios que a vegetação urbana tem o potencial de proporcionar ao meio ambiente.

O encerramento da Semana do Meio Ambiente foi no dia 8/6 (sábado), na Praça Ayrton Senna, na Vila Dr. Laurindo, com a Blitz de Coleta do Lixo Eletrônico, promovida pela Prefeitura, em parceria com o Lions Clube de Tatuí e a empresa Recitek, responsável pela destinação adequada dos resíduos eletroeletrônicos. No evento, a população descartou mais de 2,6 m³ de lixo eletrônico, pilhas e baterias; recebeu mudas nativas; participou de atividades de Educação Ambiental e, ainda, curtiu boa música, pipoca e algodão-doce de forma gratuita. A empresa “Mais que Óleo” também esteve presente, conscientizando sobre o descarte correto de óleo.

O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Bem-estar Animal, Danilo Floriano, que participou ativamente do evento realizado no sábado, afirmou que a Semana Municipal de Meio Ambiente e ações educativas junto à população tem a finalidade de promover a reflexão e a construção de valores, saberes, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências que propiciem transformações em direção à melhoria da qualidade da vida e uma relação sustentável da sociedade humana com o meio ambiente. “A Blitz do Lixo Eletrônico foi uma importante oportunidade de contato direto com o munícipe. Pudemos dialogar, trocar informações e promover a conscientização”, destacou o secretário.

Compartilhe:

Outras

Notícias

EVANDRO CAMARGO É A PRÓXIMA ATRAÇÃO DO “HAPPY HOUR MUSICAL”

Cantor tatuiano se apresenta no dia 28 de junho, sexta-feira, às 19h, na Praça de Alimentação Municipal.

VIOLINISTA ALESSANDRO PENEZZI É O CONVIDADO ESPECIAL DO PROJETO “RODA DE CHORO”

O evento, às 17h do dia 25 de junho, é gratuito e acontece no Foyer Mário Covas, situado no Teatro Procópio Ferreira.

NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM TATUÍ COMEÇA A DIMINUIR COM O FIM DO PERÍODO EPIDÊMICO, QUE TERMINOU NO MÊS DE MAIO

Clima mais frio e seco, somado as ações realizadas pela Prefeitura e pela população, atuam na diminuição dos focos do mosquito Aedes Aegypti.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo