Pular para o conteúdo
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. QUARTETO ABAYOMI APRESENTA, NO CEU DAS ARTES, CONCERTO COM COMPOSIÇÕES DE MULHERES BRASILEIRAS

QUARTETO ABAYOMI APRESENTA, NO CEU DAS ARTES, CONCERTO COM COMPOSIÇÕES DE MULHERES BRASILEIRAS

Publicado em:

Essa é a terceira apresentação do concerto em Tatuí, que já foi sucesso de público no “Música na Praça” e no Museu “Paulo Setúbal” no mês de maio.

Chegou a vez do Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes, da Prefeitura de Tatuí, receber o concerto “Abre Alas: Mulheres Brasileiras na Música”, do Quarteto Abayomi, contemplado pelo Edital de Cultura n° 01/2023 “Maria Ruth Luz – Seleção de Propostas de Circulação na Expressão Música”. O show gratuito será neste sábado (15/6), às 16h. Essa é a terceira apresentação do concerto em Tatuí, que já foi sucesso de público no Projeto “Música na Praça”, dia 4 de maio, e no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, dia 25 de maio.

O repertório conta com composições de Chiquinha Gonzaga e músicas imortalizadas por Carmem Miranda, Elizeth Cardoso e Ademilde Fonseca, por meio de releituras de Choros e Choros Canções, com arranjos originais para três violões, bandolim e voz. Também são incluídas composições da violinista Badi Assad para levar uma perspectiva contemporânea ao musical, destacando seu papel como mulher, violinista e compositora.

Além de proporcionar uma experiência musical envolvente, o Quarteto Abayomi pretende iniciar uma discussão sobre o papel da mulher no universo artístico, especialmente na música, onde muitas vezes é reconhecida apenas como musa e não como criadora. Portanto, em “Abre Alas: Mulheres na Música Brasileira”, o grupo traz à tona a luta das mulheres por igualdade de oportunidades e reconhecimento profissional, confrontando as barreiras impostas pela sociedade patriarcal, conscientizando sobre as questões enfrentadas por elas na sociedade e celebrando a diversidade de papéis desempenhados em diferentes esferas da vida, incluindo a música.

Ao refletir sobre temas como violência contra a mulher, padrões de gênero e empoderamento feminino, o Quarteto utiliza a música como uma poderosa ferramenta de expressão e resistência. Com isso, destaca quatro mulheres pioneiras na música brasileira – Chiquinha Gonzaga, Carmem Miranda, Elizeth Cardoso e Ademilde Fonseca -, como exemplos de excelência artística e luta por liberdade e igualdade.

O CEU das Artes, local da apresentação, está situado na Rua Ana Rosa Monteiro, n° 475, Vila Santa Helena.

SOBRE O QUARTETO ABAYOMI

Vencedor do Mapa Cultural Paulista na categoria Música Instrumental, em 2010, o grupo é reconhecido por sua pesquisa e interpretação de músicas brasileiras folclóricas, regionais e urbanas do século XX. Com uma formação única de bandolim, três violões e voz, o Quarteto Abayomi produz arranjos exclusivos. Seu primeiro CD, “Delicado”, lançado em 2013 e contemplado pelo ProAC, recebeu elogios e pré-seleção para o 24º Prêmio da Música Brasileira. Se destaca em concertos e festivais nacionais e internacionais, como a Semana do Violão, em São João Del Rei (MG), e o Festival Assad. Já realizou apresentações e palestras na Argentina e na Bolívia, além de ter participado de programas de TV, como o Sr. Brasil e Talentos, da Record News. Integrante do Box de DVD do Movimento Violão, o Quarteto Abayomi prepara seu segundo álbum, focado em compositoras e arranjadoras mulheres.

O grupo é composto pelos seguintes integrantes:

– Daniel Pereira, bandolinista e supervisor educacional no Projeto Guri Interior, é graduado em Violão Erudito pelo Conservatório de Tatuí, onde também cursou Violão 7 Cordas. Desenvolve arranjos para o Quarteto Abayomi e outros grupos. Desde 2012 atua como bandolinista em projetos de Choro e no Quarteto Abayomi.

– Guilherme Sparrapan, violinista formado em Regência pela USP e em Violão Erudito pelo Conservatório de Tatuí; atua como instrumentista, compositor, pesquisador, educador, regente e orquestrador. Integrante do Quarteto Abayomi e de outros projetos musicais.

– Juliana Oliveira, violonista formada pelo Conservatório de Tatuí e pela UNESP; é coordenadora de eventos musicais e integrante do Quarteto Abayomi. Participou de diversos festivais e master classes, gravou CDs e realizou apresentações internacionais. É professora de violão e diretora executiva do projeto Movimento Violão.

– Josiane Gonçalves, violonista e cantora formada pelo Conservatório de Tatuí, onde também é professora. Regente e arranjadora das orquestras infantil, infantojuvenil e juvenil de violões. Participou de apresentações e palestras internacionais. Possui pós-graduação em Metodologia do Ensino da Música e formação complementar em diversas áreas musicais.

Compartilhe:

Outras

Notícias

QUARTETO DE VIOLONCELOS “CELLOS DO VILLA” APRESENTA “NACIONALISMO BRASILEIRO À LA BACH” NO MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL”

Wellington Ramos, Elen Ramos, Túlio Pires e Everson Zattoni prometem emocionar com um repertório que une a genialidade de Johann Sebastian Bach ao espírito vibrante do nacionalismo brasileiro.

PRAZOS PARA EXECUÇÃO DE CINCO EDITAIS MUNICIPAIS DE CULTURA SÃO PRORROGADOS

Essa prorrogação tem como objetivo oferecer mais tempo para ajustes e regularizações, garantindo a transparência do processo e o sucesso das iniciativas contempladas.

PREFEITURA AMPLIA DIÁLOGO SOBRE SAÚDE MENTAL EM REUNIÃO COM VEREADORES

As três unidades CAPS de Tatuí realizam mais de 4 mil atendimentos mensais e operam no formato de “portas abertas”, garantindo acolhimento para quem busca ajuda.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.