3. Cultura
  5. PREFEITURA CRIA PERSONAGEM EM FORMATO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA AUXILIAR INSCRITOS NO “22º CONCURSO PAULO…

PREFEITURA CRIA PERSONAGEM EM FORMATO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA AUXILIAR INSCRITOS NO “22º CONCURSO PAULO SETÚBAL – LITERATURA E ARTES VISUAIS”

O personagem foi criado com base no tema do concurso: a poesia “A Vila”, constante no capítulo “Flocos de Espuma”, da obra “Alma Cabocla”, do escritor tatuiano Paulo Setúbal.

Os alunos das escolas públicas e particulares do município que pretendem participar do “22º Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais”, da Prefeitura de Tatuí, têm um auxílio a mais para desenvolverem seus trabalhos e concorrerem aos prêmios do certame. Neste ano, a equipe organizadora criou um personagem em formato de inteligência artificial, baseado no tema do concurso: a poesia “A Vila”, constante no capítulo “Flocos de Espuma”, da obra “Alma Cabocla”, do escritor tatuiano Paulo Setúbal.

O vídeo em que o personagem apresenta a poesia foi desenvolvido pela equipe de Comunicação da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, sendo produzido por Luan Santos, inspirado na arte de Guilherme Siqueira e narrado por Rogério Vianna, diretor de Cultura. Para assistir à animação, basta acessar o canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no YouTube (https://bit.ly/4aCjkeK).

De acordo com a equipe, esta iniciativa é uma forma criativa de usar a tecnologia para dar vida à obra literária e promover a cultura, combinando elementos da arte clássica com avanços modernos em inteligência artificial, proporcionando uma experiência única aos espectadores. Ao transformar a poesia em animação com um personagem gerado por inteligência artificial, a equipe está explorando novas maneiras de tornar a literatura mais acessível e envolvente para o público contemporâneo.

“Essa fusão de arte e tecnologia também pode abrir portas para novas formas de expressão artística e narrativas, expandindo os limites da criatividade e da inovação. Além disso, o vídeo pode inspirar outras formas de colaboração entre a literatura e a tecnologia, demonstrando como as obras clássicas podem ser reinterpretadas e revitalizadas em um mundo digital em constante evolução”, explica o diretor de Cultura, Rogério Vianna.

SOBRE O CONCURSO

O “22º Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais”, voltado para alunos das escolas públicas e particulares do município, tem como objetivos: resgatar e valorizar a obra do escritor tatuiano Paulo Setúbal e sua importância na literatura brasileira; difundir a obra de Paulo Setúbal entre os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio das Redes Municipal, Estadual e Particular de Educação; estimular entre os jovens o gosto pela leitura e pela pesquisa; proporcionar interdisciplinaridade por meio da cultura; e premiar escolas do município pelo incentivo à leitura, à arte e à pesquisa.

Ele recebe inscrições até o dia 3 de maio e é dividido em três modalidades: 1- Artes Visuais, que consiste na produção de um desenho baseado no tema, sendo as categorias Ensino Fundamental (1° e 2° anos) e Ensino Fundamental (3º, 4º e 5° anos); 2- Desenho Universal da Aprendizagem, que consiste em um trabalho que permita aos alunos demonstrarem seus conhecimentos de várias maneiras, como, por exemplo, por meio da escrita, da fala, do desenho ou da criação de projetos, sendo a categoria Educação Especial, e com a análise do trabalho respeitando a Lei nº 13.146/2015 ou Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI); e 3- Literatura, que consiste na produção de texto envolvendo o tema, sendo as categorias Ensino Fundamental (6° e 7° anos), Ensino Fundamental (8° e 9° anos), Ensino Médio (1° ao 3° anos) e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O valor total da premiação do concurso deste ano de 2024 será de R$ 21 mil, dividido entre as categorias, sendo: 1º lugar – medalha e R$ 800,00; 2º lugar – medalha e R$ 600,00; 3º lugar – medalha e R$ 400,00; professor de aluno 1º, 2º e 3º lugares – R$ 400,00; e escola do aluno contemplado em 1º, 2º e 3º lugares – receberá certificado e medalha.

Os trabalhos inscritos deverão ser protocolados no Museu Histórico “Paulo Setúbal” (Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro), de terça a sexta-feira, das 10h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails paulosetubalconcurso@gmail.com ou museupaulosetubal@gmail.com.

CURSO “ORGANIZE SEU NEGÓCIO”, DO SEBRAE AQUI TATUÍ, ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Destinada ao Microempreendedor Individual (MEI), a capacitação ajudará a melhorar a gestão dos negócios e a ter acesso a linhas de créditos exclusivas.

EXPOSIÇÃO “NÓS E ENCANTOS”, DE LILIANA ROSA DOS REIS, ACONTECE NO CEU DAS ARTES

A artista apresenta o Macramê, uma técnica artesanal que utiliza linhas entrelaçadas manualmente para criar nós, sem a necessidade de agulhas.

CAPS-II RECEBE O PROJETO “BIBLIOTECA ITINERANTE – INTERVALO LITERÁRIO”

A ação apresenta – na semana em que se comemora o Dia Municipal da Literatura Tatuiana – a escritora Raquel Prestes, com a contação de história de seu livro “O Senhor Compratudo”.