3. Assistência e Desenvolvimento Social
  5. APAE E COMUNIDADE: AOS SÁBADOS, INSTITUIÇÃO SEDIA WORKSHOP “PONTOS DE SUCESSO – CROCHÊ PARA TODOS”

Com uma proposta inclusiva e terapêutica, o objetivo principal é ensinar crochê para iniciantes de maneira simples e acessível, envolvendo alunos da instituição e promovendo a participação ativa da comunidade.

Contemplado pelo Edital da Lei Paulo Gustavo – promovido pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer – o Projeto “Pontos de Sucesso – Crochê para Todos”, de Washington Domingues, será realizado na APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tatuí.

Para tanto, o workshop acontecerá de forma gratuita em seis sábados, sempre das 9h às 12h, sendo: dias 13 e 27 de abril; dias 4 e 18 de maio; e dias 1º e 15 de junho, na sede da APAE (Av. Dr. Olavo Ribeiro de Souza, s/nº, Jd. Lucila). Podem participar famílias dos alunos, alunos e rede de apoio dos assistidos da APAE Tatuí, bem como toda a comunidade; a inscrição pode ser feita no link https://bit.ly/4av8s2t.

De acordo com o proponente, professor Washington Domingues, o projeto busca não apenas ensinar a técnica do crochê, mas também promover a inclusão social, envolvendo as famílias e a comunidade. “Além disso, o crochê será incentivado como uma fonte de renda adicional e terapêutica, enriquecendo o cenário artesanal e manual da cidade. Abordaremos os princípios básicos do crochê, ponto a ponto, até a confecção de peças para venda. O projeto vai além da sala de aula, criando uma rede de apoio terapêutica, que se estende para além das paredes da instituição”, explica.

Washington comenta que a contrapartida social deste workshop é fundamental para sua sustentabilidade e impacto positivo na comunidade. Segundo ele, a APAE fornecerá os materiais necessários para o curso, incluindo fios de malha e agulhas de crochê, garantindo que os participantes tenham acesso a recursos de qualidade sem custo. Além disso, tudo o que for produzido durante o curso será destinado a um propósito nobre, com a receita gerada revertida integralmente para a APAE.

Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram @dabliodecroche ou pelo telefone (15) 99733-1861.

SOBRE O PROPONENTE

Washington da Silva Domingues tem 25 anos de idade, é artista, artesão e educador. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), tem pós-graduação em Educação Especial com ênfase em TEA (Transtorno do Espectro Autista) e em Gestão Escolar.

É ator formado pelo curso de Artes Cênicas do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí e já participou de mais de 20 espetáculos, entre os quais se destacam “Remoto” e “cimbelino XXI”, por meio do projeto Conexões.

Ingressou na APAE Tatuí no ano de 2022 como monitor de classe e hoje ocupa o cargo de professor titular, além de integrar a equipe de Comunicação e Marketing da instituição. Também em 2022, começou a fazer parte do grupo de teatro “Trupe Garagem & Cia”, no qual exerce o papel de ator, tesoureiro e produtor.

Foi fundador e é ator do Grupo Sete Chaves, de Tatuí, um grupo independente que circulou e foi premiado em diversas Mostras e Festivais de Teatro em todo o Interior Paulista com os espetáculos “Auto da Paixão e da Alegria”, de Luís Alberto de Abreu, e “Expedição Urga!”, a partir de textos de Bertolt Brecht, ambos com direção de Lucas Gonzaga.

Desenvolve trabalhos em crochê na cidade.

APAE TATUÍ

A história da APAE Tatuí se destaca por seu compromisso com a inclusão e a cultura. Fundada em 1976, a instituição se dedica ao atendimento de mais de 300 pessoas com deficiências intelectual, múltipla e autismo, nas áreas de Assistência Social, Educação e Saúde. Seu trabalho abrange desde a infância até o envelhecimento, promovendo o desenvolvimento de habilidades e potencialidades.

A APAE Tatuí é referência na defesa e na garantia de direitos das pessoas com deficiência, oferecendo serviços, orientação e apoio às famílias para construir uma sociedade mais justa e solidária. O histórico da APAE Tatuí reflete sua dedicação à inclusão, à cultura e ao bem-estar de pessoas com deficiência.

CURSO “ORGANIZE SEU NEGÓCIO”, DO SEBRAE AQUI TATUÍ, ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Destinada ao Microempreendedor Individual (MEI), a capacitação ajudará a melhorar a gestão dos negócios e a ter acesso a linhas de créditos exclusivas.

EXPOSIÇÃO “NÓS E ENCANTOS”, DE LILIANA ROSA DOS REIS, ACONTECE NO CEU DAS ARTES

A artista apresenta o Macramê, uma técnica artesanal que utiliza linhas entrelaçadas manualmente para criar nós, sem a necessidade de agulhas.

CAPS-II RECEBE O PROJETO “BIBLIOTECA ITINERANTE – INTERVALO LITERÁRIO”

A ação apresenta – na semana em que se comemora o Dia Municipal da Literatura Tatuiana – a escritora Raquel Prestes, com a contação de história de seu livro “O Senhor Compratudo”.