Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Assistência e Desenvolvimento Social
  4. »
  5. APAE E COMUNIDADE: AOS SÁBADOS, INSTITUIÇÃO SEDIA WORKSHOP “PONTOS DE SUCESSO – CROCHÊ PARA TODOS”

APAE E COMUNIDADE: AOS SÁBADOS, INSTITUIÇÃO SEDIA WORKSHOP “PONTOS DE SUCESSO – CROCHÊ PARA TODOS”

Publicado em:

Com uma proposta inclusiva e terapêutica, o objetivo principal é ensinar crochê para iniciantes de maneira simples e acessível, envolvendo alunos da instituição e promovendo a participação ativa da comunidade.

Contemplado pelo Edital da Lei Paulo Gustavo – promovido pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer – o Projeto “Pontos de Sucesso – Crochê para Todos”, de Washington Domingues, será realizado na APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tatuí.

Com uma proposta inclusiva e terapêutica, o objetivo principal é ensinar crochê para iniciantes de maneira simples e acessível, envolvendo alunos da instituição e promovendo a participação ativa da comunidade.

Para tanto, o workshop acontecerá de forma gratuita em seis sábados, sempre das 9h às 12h, sendo: dias 13 e 27 de abril; dias 4 e 18 de maio; e dias 1º e 15 de junho, na sede da APAE (Av. Dr. Olavo Ribeiro de Souza, s/nº, Jd. Lucila). Podem participar famílias dos alunos, alunos e rede de apoio dos assistidos da APAE Tatuí, bem como toda a comunidade; a inscrição pode ser feita no link https://bit.ly/4av8s2t.

De acordo com o proponente, professor Washington Domingues, o projeto busca não apenas ensinar a técnica do crochê, mas também promover a inclusão social, envolvendo as famílias e a comunidade. “Além disso, o crochê será incentivado como uma fonte de renda adicional e terapêutica, enriquecendo o cenário artesanal e manual da cidade. Abordaremos os princípios básicos do crochê, ponto a ponto, até a confecção de peças para venda. O projeto vai além da sala de aula, criando uma rede de apoio terapêutica, que se estende para além das paredes da instituição”, explica.

Washington comenta que a contrapartida social deste workshop é fundamental para sua sustentabilidade e impacto positivo na comunidade. Segundo ele, a APAE fornecerá os materiais necessários para o curso, incluindo fios de malha e agulhas de crochê, garantindo que os participantes tenham acesso a recursos de qualidade sem custo. Além disso, tudo o que for produzido durante o curso será destinado a um propósito nobre, com a receita gerada revertida integralmente para a APAE.

Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram @dabliodecroche ou pelo telefone (15) 99733-1861.

SOBRE O PROPONENTE

Washington da Silva Domingues tem 25 anos de idade, é artista, artesão e educador. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), tem pós-graduação em Educação Especial com ênfase em TEA (Transtorno do Espectro Autista) e em Gestão Escolar.

É ator formado pelo curso de Artes Cênicas do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí e já participou de mais de 20 espetáculos, entre os quais se destacam “Remoto” e “cimbelino XXI”, por meio do projeto Conexões.

Ingressou na APAE Tatuí no ano de 2022 como monitor de classe e hoje ocupa o cargo de professor titular, além de integrar a equipe de Comunicação e Marketing da instituição. Também em 2022, começou a fazer parte do grupo de teatro “Trupe Garagem & Cia”, no qual exerce o papel de ator, tesoureiro e produtor.

Foi fundador e é ator do Grupo Sete Chaves, de Tatuí, um grupo independente que circulou e foi premiado em diversas Mostras e Festivais de Teatro em todo o Interior Paulista com os espetáculos “Auto da Paixão e da Alegria”, de Luís Alberto de Abreu, e “Expedição Urga!”, a partir de textos de Bertolt Brecht, ambos com direção de Lucas Gonzaga.

Desenvolve trabalhos em crochê na cidade.

APAE TATUÍ

A história da APAE Tatuí se destaca por seu compromisso com a inclusão e a cultura. Fundada em 1976, a instituição se dedica ao atendimento de mais de 300 pessoas com deficiências intelectual, múltipla e autismo, nas áreas de Assistência Social, Educação e Saúde. Seu trabalho abrange desde a infância até o envelhecimento, promovendo o desenvolvimento de habilidades e potencialidades.

A APAE Tatuí é referência na defesa e na garantia de direitos das pessoas com deficiência, oferecendo serviços, orientação e apoio às famílias para construir uma sociedade mais justa e solidária. O histórico da APAE Tatuí reflete sua dedicação à inclusão, à cultura e ao bem-estar de pessoas com deficiência.

Compartilhe:

Outras

Notícias

255 EMPREGOS COM CARTEIRA ASSINADA: ESTE É, DE ACORDO COM O CAGED, O SALDO POSITIVO DE TATUÍ EM ABRIL DE 2024

No acumulado do ano, foram gerados mais de 1.130 postos de trabalho.

CONCERTO “NOVAS NOTAS”, DE MATHEUS FRANZ QUINTETO, ACONTECE NO CEU DAS ARTES

O musical foi contemplado pelo Edital de Cultura n° 01/2023 “Maria Ruth Luz” – Seleção de Propostas de Circulação na Expressão Música, da Prefeitura de Tatuí.

NESTE PRIMEIRO DOMINGO DE JUNHO, FEIRA LIVRE DO LARGO DO MERCADO RECEBE A APRESENTAÇÃO DE GABRIEL DIAZ NO PROJETO “TRADIÇÃO E RAIZ”

Nesta edição, a apresentação ficará por conta de Gabriel Diaz, com um vasto e eclético repertório.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo