3. Cultura
  5. MUSEU PROMOVE REUNIÃO COM ESCRITORES DE TATUÍ PARA ORGANIZAR EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA…

MUSEU PROMOVE REUNIÃO COM ESCRITORES DE TATUÍ PARA ORGANIZAR EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA LITERATURA TATUIANA

O “1º Encontro de Escritores Tatuianos” ocorrerá no dia 4 de maio (sábado), das 13h às 17h, na Praça Manoel Guedes (Praça do Museu).

No último sábado (6/4), o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, promoveu uma reunião com alguns escritores da cidade com o intuito de organizar um evento em comemoração ao Dia Municipal da Literatura Tatuiana, a ser comemorado em 4 de maio.

Conduzida pela diretor de Cultura, Rogério Vianna, a reunião contou com a presença do diretor de Museus e Memória, Cristiano Guimarães de Camargo; da agente cultural e administradora do Museu, Maria Augusta Barbará; dos escritores Ana Valéria C. A. Pereira, Ana Beatriz Dias Bonduki, Christian Pereira de Camargo, Enrique Miranda Raposo, Katiusca Lorenzetti Mota, Kennedy Kaio Lazzari de Sousa, Odimar Justino Martins Proença, Raquel Prestes e Renato José de Almeida Mello; e do ilustrador Victor Lisboa.

O encontro iniciou com o diretor de Cultura falando sobre a importância de receber estes escritores no Museu, a Casa de Paulo Setúbal, este que foi um renomado escritor brasileiro e que deixou um legado significativo na literatura brasileira.

Na sequência, Rogério Vianna expôs sobre o Dia Municipal da Literatura Tatuiana, estabelecido pela Lei n° 4.581, de 27/9/2011 (https://bit.ly/4aph0I3), que é uma celebração que honra dois eventos significativos na história de Tatuí: o nascimento de Chiquinha Rodrigues em 1886, reconhecida por suas contribuições literárias, especialmente em livros infantis e obras sobre diversos temas; e a morte de Paulo Setúbal em 1937, renomado escritor imortalizado pela Academia Brasileira de Letras. O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, idealizado pelos produtores culturais Donny Barros e Rogério Vianna, visa valorizar os escritores de Tatuí e incentivar a produção literária na cidade, promovendo uma cultura de criação e reinvenção textual entre os tatuianos.

Diante do exposto, o diretor de Cultura apresentou o interesse do Museu “Paulo Setúbal” em promover o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”, um evento em que eles poderão exibir e comercializar seus livros, realizar bate-papos e trocar experiências sobre escrita, publicação e mercado literário. Este Encontro ocorrerá no dia 4 de maio (sábado), das 13h às 17h, na Praça Manoel Guedes (Praça do Museu).

O interessado em participar do “1º Encontro de Escritores Tatuianos” deve se inscrever no período de 10 a 17 de abril, preenchendo um formulário on-line (https://bit.ly/4arNUHV). É preciso estar inscrito no Cadastro Municipal de Cultura (https://bit.ly/3j7l0VS) e apresentar o currículo literário. No evento, o escritor poderá participar com o seu espaço para exposição de livros ou, caso ainda não tenha obras publicadas, poderá registrar presença no Encontro para diálogo com outros escritores.

Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails: museupaulosetubal@tatui.sp.gov.br ou cultura@tatui.sp.gov.br.

EXPOSIÇÃO “NÓS E ENCANTOS”, DE LILIANA ROSA DOS REIS, ACONTECE NO CEU DAS ARTES

A artista apresenta o Macramê, uma técnica artesanal que utiliza linhas entrelaçadas manualmente para criar nós, sem a necessidade de agulhas.

CAPS-II RECEBE O PROJETO “BIBLIOTECA ITINERANTE – INTERVALO LITERÁRIO”

A ação apresenta – na semana em que se comemora o Dia Municipal da Literatura Tatuiana – a escritora Raquel Prestes, com a contação de história de seu livro “O Senhor Compratudo”.

NA COPA SÃO PAULO ADULTO DE BASQUETE, GRUPO BT/CLUBE DE CAMPO/TATUÍ MANTÉM A LIDERANÇA E A INVENCIBILIDADE

Na última sexta-feira (26/4), no Ginásio “Manoel Soares”, do Clube de Campo de Tatuí, o time tatuiano venceu o F.R. Avaré por 71 x 57.