Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Destaque
  4. »
  5. CAPS-II TEM NOVA SEDE NA REGIÃO CENTRAL; LOCAL É MAIS AMPLO E ESTRUTURADO PARA ATENDER…

CAPS-II TEM NOVA SEDE NA REGIÃO CENTRAL; LOCAL É MAIS AMPLO E ESTRUTURADO PARA ATENDER AOS PACIENTES PORTADORES DE TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS

Publicado em:

O espaço está localizado na Rua Maneco Pereira, nº 570, e conta agora com a farmácia exclusiva para medicações psicotrópicas.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria da Saúde, inaugurou na última sexta-feira (22/3), as novas instalações do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-II), exclusivo para pacientes portadores de transtornos psiquiátricos, que substitui as internações tradicionais por um modelo que favorece o exercício da cidadania, da autonomia e da inclusão social dos usuários e de seus familiares. O espaço está localizado agora na Região Central da cidade, na Rua Maneco Pereira, nº 570.

Mais amplo e estruturado, o novo prédio possui sala para grupos de psicologia; sala para atendimento individual de psicologia; espaço de convivência; sala de enfermagem; três consultórios médicos; posto de enfermagem; sala de terapia ocupacional; recepção; sala de coordenação; sala de serviço social; refeitório; horta; sala de medicação de alto custo e farmácia exclusiva para medicações psicotrópicas. “Parabenizo a toda a equipe que organizou este espaço super adequado para aqueles que mais precisam. Seguimos promovendo o cuidado a partir de um tratamento respeitoso e humanizado, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva”, enalteceu o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior durante o seu discurso no ato inaugural.

Para realizar os aproximados 26 mil atendimentos anuais, o CAPS-II possui uma equipe multiprofissional composta por sete psiquiatras, dois assistentes sociais, três psicólogos, uma enfermeira, duas técnicas de enfermagem, dois farmacêuticos, uma educadora física e uma terapeuta ocupacional. O CAPS proporciona tratamentos por meio de abordagens que articulam os saberes dos profissionais envolvidos, a partir de uma perspectiva psicossocial. Os usuários são atendidos em grupos, oficinas, individualmente e em visitas domiciliares.

De acordo com a diretora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Prefeitura, Cíntia Scaglioni, o CAPS-II é um serviço de saúde – dispositivo da RAPS, criado com o objetivo de promover o cuidado em liberdade e a integração social de pessoas em sofrimento psíquico, sendo substitutivos ao modelo manicomial. Todos, que por lá são atendidos, recebem também o Plano Terapêutico Singular (PTS), que além do próprio indivíduo, atende a sua família, tornando o tratamento mais eficaz.

Na inauguração da nova sede do CAPS-II estiveram presentes, além do prefeito Miguel e da diretora da RAPS, Cíntia Scaglioni, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), Regiane de Oliveira Rosa Cardoso; o secretário da Saúde, Nicolau Rodrigues dos Santos Neto Júnior (Saúde); o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Marcos de Abreu, e os vereadores Paulo Sergio de Almeida Martins, Micheli Vaz, Leandro de Camargo Barros e Levi Soares; os secretários municipais Wilian Alexandre Nunes da Silva (Assistência e Desenvolvimento Social), Valdeci Proença (Direitos Humanos, Família e Cidadania), Wagner Rodrigues (Administração e Negócios Jurídicos), Elisângela da Costa Rosa Cecílio (Educação), Fabiana Grechi (Agricultura, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal e Serviços Públicos e Zeladoria), Douglas Dalmatti Alves Lima (Esporte, Cultura, Turismo e Lazer); e João Francisco de Lima Filho (Obras e Infraestrutura); e o chefe de gabinete da Prefeitura, Patrício Antunes Pereira.

O novo CAPS funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, prioritariamente para pessoas com sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais. Já a farmácia exclusiva para medicações psicotrópicas, atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

SOBRE O CAPS EM TATUÍ

Em Tatuí, o primeiro CAPS foi inaugurado no ano de 2015, na modalidade CAPS-II. Desde 2021, o município passou a dispor de duas modalidades de CAPS: CAPS-II, voltado ao tratamento de pessoas com sofrimento psíquico grave e persistente; e CAPS-AD (Álcool e outras Drogas), para pessoas em sofrimento psíquico decorrente do uso abusivo de álcool e/ou outras drogas, fechando então o antigo “Ambulatório de Saúde Mental”.

Neste processo de transição de ambulatório para CAPS, foi observado um aumento crescente da busca pelo serviço, que é considerado “portas-abertas”, ou seja, qualquer pessoa em sofrimento pode ser acolhida no CAPS, sem a necessidade de um encaminhamento.

No ano de 2023, foram realizados no CAPS-II 26.450 atendimentos. Atualmente, a unidade recebe diariamente cerca de 15 pessoas que buscam o serviço pela primeira vez em acolhimento. Ao mês, são realizados por volta de 2.300 atendimentos, incluindo oficinas, grupos terapêuticos e atendimentos individuais.

Para atender essa demanda e facilitar o acesso da população, optou-se pela mudança de prédio, com um espaço mais amplo e mais adequado para atender as necessidades do serviço.

Compartilhe:

Outras

Notícias

CURSO GRATUITO DE LIDERANÇA PARA GESTÃO OPERACIONAL É OFERECIDO PELO SENAI EM TATUÍ

As matrículas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, na Rua Maneco Pereira, nº 619, Centro.

DUPLA COMPANHIA OFERECE AULAS GRATUITAS SOBRE A HISTÓRIA DOS “TEATROS NEGROS”

Cristiane Sobral abordará a rica e complexa trajetória dos teatros negros no Brasil, com destaque para a importância dos intérpretes negros desde o surgimento do teatro brasileiro.

EXPOSIÇÃO “CURIOSIDADES DO ACERVO – DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO”, ESTÁ EM CARTAZ NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

O museu conta com 500 objetos expostos e 1.500 livros, além de uma reserva técnica com aproximadamente 20 mil itens, incluindo fotos e documentos.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo