3. Educação
  5. COM O INTUITO DE PRESERVAR MEMÓRIAS E TRADIÇÕES CULTURAIS, PROJETO “CURUMIM” RECEBE INSCRIÇÕES PARA AULAS…

COM O INTUITO DE PRESERVAR MEMÓRIAS E TRADIÇÕES CULTURAIS, PROJETO “CURUMIM” RECEBE INSCRIÇÕES PARA AULAS DE DANÇA E MÚSICA

Contemplado pelo Edital de Cultura nº 04/2023 “Celina Fiusa Araújo”, da Prefeitura de Tatuí, o Projeto “Curumim – Quem dança preserva suas memórias e as tradições culturais”, idealizado pela renomada bailarina, coreógrafa e arte-educadora Ana Cristina Machado, está com inscrições abertas até o dia 18/3 (segunda-feira) para alunos da Rede Municipal de Ensino.

O objetivo é levar para as crianças e adolescentes o conhecimento sobre a linguagem da música, especialmente os ritmos brasileiros, e da dança, com foco na modalidade sapateado, onde o sapato é utilizado como instrumento de percussão.

Desenvolvido de forma lúdica, o “Curumim” busca transmitir o conhecimento histórico e teórico dos ritmos brasileiros, aprimorar o repertório musical, trabalhar ritmo, musicalidade, coordenação motora e expressividade por meio da técnica do sapateado. Além disso, tem o intuito de valorizar o patrimônio cultural imaterial, resgatando suas raízes e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

“Oferecemos não apenas uma oportunidade única para as crianças e adolescentes aprenderem sobre música e dança, mas também contribuímos para a formação de plateia, ampliando a visão de mundo dos participantes e estimulando sua sensibilidade, criticidade e criatividade, elementos essenciais para o desenvolvimento pessoa e social”, ressalta a proponente do Projeto, Ana Cristina Machado, que possui vasta trajetória na área da dança e da arte educacional. Com formação em Educação Artística, Ana tem especializações em Dança e Música, além de uma série de prêmios e participações em festivais e espetáculos. É uma profissional reconhecida e comprometida com a promoção da Cultura e da Educação Artística, sendo uma das gestoras do Espaço Cultural Balleteatro Fred Astaire.

Estão disponíveis 20 vagas para estudantes da Rede Municipal de Ensino que tenham de 8 a 11 anos de idade. As inscrições devem ser feitas pelo WhatsApp (15) 99817-8268, com Ana Machado. As atividades do projeto “Curumim – Quem dança preserva suas memórias e as tradições culturais” começarão no dia 22/3, com aulas sempre as sextas-feiras, das 16h30 às 18h, no Espaço Cultural Balleteatro Fred Astaire (Rua Fernando Costa, n°74, Vila Santa Helena).

DIA MUNICIPAL DA LITERATURA TATUIANA E 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SÃO OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MAIO

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio, contará com diversas ações, entre elas o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”.

NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (30/4), “MÚSICA NA PRAÇA” TEM EDIÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

O concerto tem o propósito de levar felicidade aos ouvintes por meio da música Afrojazz, com elementos da música tradicional moçambicana e do Jazz.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.