3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. TEMPORADA 2024 DO “TRADIÇÃO E RAIZ” TEM INÍCIO NA FEIRA LIVRE DO LARGO DO MERCADO,…

TEMPORADA 2024 DO “TRADIÇÃO E RAIZ” TEM INÍCIO NA FEIRA LIVRE DO LARGO DO MERCADO, COM O GRUPO DE VIOLA “ALMA CABOCLA”

A apresentação será neste domingo (3/3), às 9h30, com um repertório de modas de viola e clássicos da música de tradição e raiz.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, fará neste domingo (3/3), às 9h30, na Feira Livre do Largo do Mercado, próximo à Praça Anita Costa, a abertura da temporada 2024 do Projeto “Tradição e Raiz”.

A apresentação será do Grupo de Viola “Alma Cabocla”, com um repertório de clássicos da música de tradição e raiz e de modas de viola, que são eternizados nas vozes de grandes ícones do cancioneiro popular e retratam a paisagem rural e o estilo de vida das pessoas que vivem no interior.

O “Alma Cabocla” foi criado em Tatuí no dia 21 de junho de 2021 e teve como incentivador o saudoso radialista Helinho Beijo Frio, nome artístico de Aurélio Serrão Corrêa. Além de reunir amigos, de tocar viola e de cantar boas músicas, o grupo de viola tem o objetivo de homenagear o poeta tatuiano Paulo Setúbal, que iniciou sua trajetória literária com a publicação do livro “Alma Cabocla”. Atualmente, possui 15 integrantes, entre iniciantes e veteranos, e é coordenado por Godoy Nogueira.

O Projeto “Tradição e Raiz” terá edições mensais aos domingos, na Feira Livre do Largo do Mercado, próximo à Praça Anita Costa.

SOBRE O COORDENADOR GODOY NOGUEIRA

Antônio de Godoy Nogueira nasceu em Tatuí no dia 7 de janeiro de 1955. Morou em Guarulhos, entre os anos de 1956 e 2014, quando retornou à cidade natal.

Aos 47 anos de idade, ganhou a sua primeira viola, do amigo violonista Antônio Nunes de Brito, e começou a ter aulas semanais com o renomado Nestor da Viola, da dupla “Nestor e Nestorzinho”. A partir de 2003, o violonista Adauto Rodrigues passou a treiná-lo solo e acompanhamento.

Entre os anos de 2005 e 2014, formou a dupla “Oscar Neto e Godoy Nogueira”, em Guarulhos, dupla esta que, em 2006 obteve o 1º lugar no “1º Festival de Música Sertaneja de Mogi das Cruzes”, defendendo a querumana “Pedra 90”, composta por Rivaldo José e Brazando.

Também em Guarulhos, de 2005 a 2008, participou do Grupo “Viola e Paz”, comandado pelo músico Amauri Falabela. Depois, de 2008 a 2014, integrou o Grupo de Viola “Alma Caipira”, naquela mesma cidade.

No ano de 2018, formou, com o músico José Carlos Severino, a dupla tatuiana “Toninho e Zezinho”, que participou do “Festival de Música de Botucatu” classificando a música “Casinha”, de Nunes de Brito e Adauto Rodrigues, entre as 10 melhores do certame.

Godoy Nogueira também coordenou, em 2019, o Grupo “Tatu Viola”, com apresentação na Festa da Padroeira de Tatuí.

DIA MUNICIPAL DA LITERATURA TATUIANA E 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SÃO OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MAIO

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio, contará com diversas ações, entre elas o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”.

NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (30/4), “MÚSICA NA PRAÇA” TEM EDIÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

O concerto tem o propósito de levar felicidade aos ouvintes por meio da música Afrojazz, com elementos da música tradicional moçambicana e do Jazz.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI