3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. ESTÁ ABERTO O CHAMAMENTO PARA INTERESSADOS EM ATUAR NO CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS

Quem quiser compor o Conselho, deve se manifestar – até o dia 1º de março (sexta-feira) – por e-mail.

Para o biênio 2023-2024, o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Tatuí (CMPC) está reconduzindo seus membros e abriu vagas para quem deseja participar de suas atividades, de acordo com a solicitação do ofício CPNM n° 008/2024, de 23 de fevereiro de 2024.

Os atuais conselheiros das cadeiras previstas pelo Sistema Municipal de Cultura são reconduzidos e novos conselheiros são convocados por meio de um Chamamento Público, conforme prevê a Lei Municipal n° 5.732, de 27 de outubro de 2022.

As seguintes vagas estão disponíveis: 7 membros do Setor da Cultura das expressões de dança, teatro, música, entre outras expressões artísticas; 1 membro representante de Associações Culturais de Tatuí; 1 membro para a cadeira da Cultura Religiosa; e 2 membros para a cadeira do Movimento LGBTQIAPNB+. Caso haja mais de um interessado por cadeira, conforme o Regimento Interno próprio, os conselheiros atuais realizarão uma eleição.

Para a vaga de artista, é preciso indicar a segmentação artística. Para a vaga de Associação, é necessário descrever a área de atuação. Vale ressaltar que os interessados devem ser membros do Setor Cultural e pertencer ao Cadastro Municipal de Cultura, que faz parte do Sistema Municipal de Indicadores Culturais (SMIC), conforme estabelecido pelo Decreto Municipal n° 20.664, de 17 de julho de 2020. Este Cadastro Municipal de Cultura está disponível no link https://bit.ly/3j7l0VS.

Já para as cadeiras, os requisitos são: cadeira de suplência de Cultura Religiosa – esclarecer qual religião/entidade será representada; e cadeira LGBTQIAPNB+ – fornecer autodeclaração para representar este segmento social e artístico.

Os interessados em compor o Conselho devem enviar – até o dia 1º de março (sexta-feira) – um e-mail para consculturatatui@gmail.com. No e-mail deve conter as seguintes informações: nome completo; RG; CPF ou CNPJ (para associações/instituições); endereço; e número de celular para contato.

SOBRE O CONSELHO

O Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) é um órgão colegiado deliberativo, consultivo e normativo, integrante da estrutura básica do Órgão Municipal de Cultura, com composição paritária entre o Poder Público e a Sociedade Civil. Ele se constitui no principal espaço de participação social institucionalizada, de caráter permanente, na estrutura do Sistema Municipal de Cultura – SMC (https://bit.ly/3wsZG5U).

A principal atribuição do Conselho é atuar com base nas diretrizes propostas pela Conferência Municipal de Cultura – CMC, elaborar, acompanhar a execução e fiscalizar e avaliar as políticas públicas de cultura, consolidadas no Plano Municipal de Cultura – PMC.

Os integrantes do CMPC, que representam a sociedade civil, são eleitos democraticamente pelos respectivos segmentos, conforme regulamento. A representação da sociedade civil no Conselho deve contemplar na sua composição os diversos segmentos artísticos e culturais, considerando as dimensões simbólica, cidadã e econômica da cultura, bem como o critério territorial.

DE 6 A 19 DE MAIO, GINÁSIO DE ESPORTES DO NEBAM RECEBE A “FEIRA DO LIVRO”

O público terá à disposição um acervo com mais de 2 mil exemplares, incluindo livros infantis, infantojuvenis e adultos com preços acessíveis.

“1º ENCONTRO DE ESCRITORES TATUIANOS” CONTA COM LANÇAMENTO DE LIVRO INFANTIL DE RENATO J. MELLO

“O Carnotauro do Chifre Quebrado” promete encantar os leitores com uma emocionante história sobre altruísmo e superação.

“RUA DA ALEGRIA” ACONTECE NESTE DOMINGO (5/5) NO JARDIM AMÉRICA E JARDIM SÃO CONRADO

As diversas brincadeiras e atividades esportivas e musicais serão na Rua Roque Bueno de Miranda, ao lado da Igreja Santo Expedito e próximo à praça dos dois bairros.