3. Destaque
  5. CARNAVAL DE TATUÍ TEM A PARTICIPAÇÃO DE MAIS DE 25 MIL FOLIÕES

CARNAVAL DE TATUÍ TEM A PARTICIPAÇÃO DE MAIS DE 25 MIL FOLIÕES

O “Tatuí Folia 2024 – O Carnaval da Família” aconteceu de 10 a 13 de fevereiro.

O Carnaval é uma das festividades mais aguardadas em todo o Brasil e na “Capital da Música” não foi diferente. Neste ano, a cidade se encheu de cores, ritmos e alegria durante o “Tatuí Folia 2024 – O Carnaval da Família”, realizado pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.

De 10 a 13 de fevereiro, o município foi palco de um evento planejado, com ações estratégicas envolvendo diversos órgãos municipais para proporcionar uma experiência segura e divertida para os foliões. Com um público estimado em mais de 25 mil foliões, o Carnaval foi marcado por organização, garantindo a tranquilidade e a boa convivência de todos os participantes.

A programação, voltada para valorizar os talentos tatuianos, contou com a presença do tradicional Cordão dos Bichos, que animou as crianças e resgatou as tradições carnavalescas. Além disso, diversos grupos musicais de Tatuí e região se apresentaram – como KP, Zuaê, Melanina, Beco do Samba e Nego Dy e Banda – proporcionando momentos de pura festa e diversão. Também aconteceu o Encontro dos Blocos da cidade, onde os grupos A.A. XI de Agosto, Clube de Campo, Império do Samba e Fênix Unidos do Bairro mostraram a força e a diversidade cultural da Cidade Ternura. “A participação ativa dos gestores dos coletivos culturais foi fundamental para o sucesso do Encontro”, destacou o diretor municipal de Cultura, Rogério Vianna.

As matinês realizadas nos dias 11 e 13 de fevereiro (domingo e terça-feira, respectivamente), encantaram as crianças, que puderam desfilar suas fantasias e participar de concursos. Estes concursos incentivaram a criatividade e a alegria e tiveram os seguintes contemplados: dia 11/2, fantasia Fofão, de Derek Miguel Oliveira da Silva (4 anos de idade), fantasia Naruto, de Enzo Gabriel Oliveira da Silva (7 anos de idade) e fantasia Palhacinho, de Gabriel Jacob Melo (7 anos de idade); e dia 13/2, fantasia Anã de Os Sete Anões, de Lívia Saraiva (5 anos de idade), fantasia Wandinha, de Maitê Fiúsa Zangirolami (4 anos de idade), e fantasia Mulher Maravilha, de Lorena Maria (7 anos de idade).

Os destaques foram os pontos de água potável gelada para hidratação das pessoas, devido ao período de forte calor deste verão, e a segurança de todos os foliões, já que os eventos na Praça da Matriz contaram com controladores de acesso nas entradas e apoio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana – por meio da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Departamento de Mobilidade Urbana (DMU) – e da Polícia Militar. A Secretaria da Saúde, por sua vez, marcou presença com um estande do Ambulatório de IST/Aids e Hepatites Virais, onde os profissionais entregaram preservativos e panfletos sobre as IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Outras Secretarias Municipais também auxiliaram na organização do Carnaval, entre elas, Assistência e Desenvolvimento Social, Educação, Obras e Infraestrutura e Serviços Públicos e Zeladoria; incluindo o Departamento Municipal de Fiscalização e o Conselho Tutelar.

Além do aspecto cultural e festivo, o “Tatuí Folia 2024 – O Carnaval da Família” trouxe benefícios econômicos para a cidade, aquecendo a economia criativa, beneficiando ambulantes, o comércio local e a rede hoteleira. “Valorizar as riquezas culturais do município é papel importante e fundamental da política cultural, pois auxilia o desenvolvimento de diversos setores da sociedade. O investimento em cultura também reflete significativamente na economia da cidade. O ‘Tatuí Folia 2024 – O Carnaval da Família’ foi, sem dúvida, um sucesso absoluto, resgatando a tradição carnavalesca, proporcionando momentos inesquecíveis para todos os participantes e consolidando-se como um dos principais eventos culturais do calendário de Tatuí”, destacou o secretário de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima.

DIA MUNICIPAL DA LITERATURA TATUIANA E 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SÃO OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MAIO

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio, contará com diversas ações, entre elas o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”.

NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (30/4), “MÚSICA NA PRAÇA” TEM EDIÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

O concerto tem o propósito de levar felicidade aos ouvintes por meio da música Afrojazz, com elementos da música tradicional moçambicana e do Jazz.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI