3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. TATUÍ MARCA PRESENÇA NO ENCONTRO DE GESTORES CULTURAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO

TATUÍ MARCA PRESENÇA NO ENCONTRO DE GESTORES CULTURAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Maria Augusta Barbará e Rogério Vianna estiveram com a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton, no Encontro de Gestores CultSP 2024.

O diretor de Cultura Rogério Vianna e a agente cultural Maria Augusta de Abreu Raggio Barbará estiveram, na terça-feira (23/1), no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, para representar o município de Tatuí no Encontro de Gestores CultSP 2024, promovido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

Os programas e projetos para 2024 da Secretaria Estadual, entre eles o ProAC (Programa de Ação Cultural), foram apresentados neste encontro pela secretária da Pasta, Marília Marton. Ela expôs sobre a nova resolução que regulamenta o ProAC ICMS, atualizada com mudanças que visam desburocratizar a cultura com foco na compreensão pela sociedade civil interessada, além de superar os pontos defasados e oferecer melhor gestão do Programa pela UFEC – Unidade de Fomento à Cultura, unidade gestora do Programa, respeitando o que está vigente na compreensão do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Marília Marton falou também sobre os seguintes programas: fortalecimento do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus de São Paulo) e a necessidade de projetos de Museus Itinerantes para que ultrapassem seus territórios e ampliem o acesso; Guri na Escola, com foco na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e lançamento do projeto em Tatuí (dia 17/1), ressaltando a valorização do Conservatório local; “Ler no Ninho”, na Biblioteca de São Paulo, um programa da SP Leituras que visa criar situações prazerosas de mediação que incentivem os cuidadores a lerem para suas crianças; e “Arranjos Criativos”, que busca, em parceria com a Unidade de Patrimônio Histórico e o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), transformar os patrimônios históricos em espaços de viabilidade econômica.

Logo após, a secretária mediou um bate-papo com Eduardo Saron, presidente da Itaú Cultural, que apresentou dados sobre os hábitos culturais e o papel da cultura na economia. Na sequência, o diretor superintendente do Sebrae, Nelson Hervey Costa, mostrou a importância de valorizar os produtos culturais e, ao ser questionado sobre a supressão de CNAEs (Classificação Nacional das Atividades Econômicas) do Setor Cultural para MEI (Microempreendedor Individual), informou que essa situação é de responsabilidade do Fisco, da Receita Federal, e que é preciso dialogar sobre essas questões.

Por fim, o tema acessibilidade cultural foi a pauta de uma roda de conversa envolvendo Cássio Rodrigo, Silvana Gimenez e Flávio Fenolio, da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, e Luiz Augusto Righi, diretor artístico da Produtora Caleidoscópio e criador do Teatro Cego e Jantar Cego. O foco foi instruir os gestores de cultura dos municípios paulistas sobre a importância da acessibilidade cultural nas produções locais, bem como nos equipamentos culturais, permitindo a estruturação de um conjunto de medidas para a eliminação de barreiras e a promoção da participação plena das pessoas com deficiência nas políticas, nos programas, nos projetos e nas ações culturais, garantindo a elas viver de forma independente e exercer seus direitos culturais.

SISTEMA DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS DA GCM IMPEDE FURTO NO CEMITÉRIO CRISTO REI

O suspeito tentava furtar a placa de um jazigo, mas a ação rápida da GCM, com o auxílio do monitoramento, impediu a concretização do crime.

TATUÍ ESTÁ MAIS UMA VEZ NA GRANDE FINAL DA COPA SÃO PAULO DE BASQUETE; DECISÃO SERÁ CONTRA A LIGA SOROCABANA DE BASQUETE

Primeiro jogo da decisão será no ginásio do Clube de Campo em Tatuí, na próxima quarta-feira (3/6), às 19h30.

AÇÃO ENTRE AMIGOS ARRECADA FUNDOS PARA RESTAURAR A ESCULTURA “O CONDUTOR”, SITUADA NA ETEC “SALES GOMES”

O vencedor da ação ganhará duas obras, que foram doadas pelos artistas tatuianos Mingo Jacob e Diego Dedablio.