3. Cultura
  5. PRAÇA ANTÔNIO PRADO SERÁ REVITALIZADA; PREFEITURA E GOVERNO ESTADUAL FIRMAM CONVÊNIO PARA A EXECUÇÃO DAS…

PRAÇA ANTÔNIO PRADO SERÁ REVITALIZADA; PREFEITURA E GOVERNO ESTADUAL FIRMAM CONVÊNIO PARA A EXECUÇÃO DAS OBRAS

Diversas melhorias serão realizadas na Concha Acústica Municipal, para que o espaço se torne ainda mais preparado para receber grandes eventos.

Por ser Município de Interesse Turístico (MIT), Tatuí receberá recursos para reformar e revitalizar a Praça Antônio Prado (Concha Acústica Municipal “Maestro Spartacco Rossi”). O convênio, que permitirá a realização das obras, teve a sua celebração assinada no dia 21 de dezembro pelo governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, contemplando diversas Estâncias e Municípios de Interesse Turístico.

Os recursos, oriundos do Fundo de Melhorias dos Municípios Turísticos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR), totalizam R$ 571.081,63, que se somarão ao valor de R$ 115.059,82 de contrapartida do município, para possibilitar a realização das obras, que consistem na construção de um muro de contenção, piso (intertravado), instalações elétricas, banheiros em alvenaria e sala de apoio, além de outros serviços necessários para a melhoria do espaço.

Atualmente, na Concha Acústica Municipal são realizados festivais gastronômicos, apresentações culturais, shows e outros eventos. Por isso, a revitalização permitirá um aumento da área utilizável para a montagem de estruturas temporárias, como tendas, estandes e estruturas de alumínio, consolidando o espaço como um dos mais preparados para receber eventos no município.

De acordo com o secretário de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima, a revitalização é “um pedido antigo do prefeito professor Miguel, para que a praça fosse mais aproveitada pela população, além de melhor receber os eventos que acontecem na cidade, oferecendo mais conforto e acessibilidade para o público”. Além disso, ele também diz que “essa é uma grande conquista para Tatuí, visto que de 140 Municípios de Interesse Turístico (MIT) autorizados a celebrar convênios, apenas 119 cidades conseguiram apresentar todos os documentos necessários, que foi o caso de Tatuí”.

O PROJETO

Idealizado pelo arquiteto Felipe Garcia Borges, juntamente com o secretário da Pasta, Douglas Dalmatti, com apoio dos turismólogos da Prefeitura de Tatuí, Rafael Halcsik Coutinho e Jean Vinicios Sebastião, o projeto de reforma e revitalização da Praça Antônio Prado busca qualificar ainda mais o espaço para receber grandes eventos do município.

Após a sua elaboração, o projeto foi adequado tecnicamente pela equipe do Departamento de Convênios da Prefeitura, com a supervisão do Diretor de Convênios, Nicolas Hasegawa de Miranda; elaboração do arquiteto municipal, Erasmo da Rosa; e aprovação do prefeito de Tatuí, Miguel Lopes Cardoso Júnior, e do Conselho Municipal de Turismo de Tatuí (COMTUR), no dia 10 de outubro.

Posteriormente, toda a documentação foi cadastrada junto ao Governo do Estado de São Paulo, para então, em 11 de dezembro, ela ser aprovada pelo CDHU, que é responsável por averiguar tecnicamente tais documentos.

MUNICÍPIO DE INTERESSE TURÍSTICO

Desde que Tatuí foi certificada como Município de Interesse Turístico (MIT) em 2017, quase R$ 3 milhões já foram destinados a cidade por meio de convênios celebrados junto ao governo estadual. o montante foi utilizado para melhorar a infraestrutura turística local, por meio da revitalização dos atrativos turísticos existes e a criação de novos espaços.

Exemplos disso são: a reforma e revitalização da Praça Martinho Guedes; a reforma e adequação das placas de sinalização turística; as obras para a criação do Museu da Imagem e do Som de Tatuí (MIS) e do Memorial do Veículo Rugby; e agora, a reforma e revitalização da Praça Antônio Prado.

DIA MUNICIPAL DA LITERATURA TATUIANA E 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SÃO OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MAIO

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio, contará com diversas ações, entre elas o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”.

NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (30/4), “MÚSICA NA PRAÇA” TEM EDIÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

O concerto tem o propósito de levar felicidade aos ouvintes por meio da música Afrojazz, com elementos da música tradicional moçambicana e do Jazz.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI