3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE MUSICAL COM O TRIO “SOM DE MARIA”

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE MUSICAL COM O TRIO “SOM DE MARIA”

Com o objetivo de propagar a música de mulheres compositoras no meio erudito, o Trio irá explorar o repertório de grandes artistas, como Clara Schumann, Florence Price e Chiquinha Gonzaga.

Às 11h deste primeiro domingo do mês de dezembro (3/12), mais um projeto contemplado pelo “3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí” se apresentará no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí. Trata-se do musical do Trio “Som de Maria”, composto por piano, violino e violoncelo.

Com o objetivo de propagar a música de mulheres compositoras no meio erudito, as três mulheres instrumentistas do Trio irão explorar o repertório de grandes artistas, como Clara Schumann, Fanny Mendelssohn, Florence Price, Bárbara Strozzi e Chiquinha Gonzaga.

A pesquisa por estas mulheres artistas foi feita devido ao incessante interesse em conhecer a força feminina da música para concerto, já que a visibilidade era maioritariamente masculina. No caso de Clara Schumann, diversas composições da artista foram silenciadas e esquecidas ou pior, utilizadas em nome de seu marido, como se o mesmo as tivesse escrito. Dessa maneira, o Trio “Som de Maria” busca essa reparação histórica, além de trazer tamanha riqueza artística e cultural aos ouvidos dos apreciadores desta nova geração.

A proponente do projeto, Laís Paes, explica que o Trio tem o intuito de trazer para os dias atuais o início da força musical feminina, utilizando como objeto de pesquisa as principais compositoras dos últimos séculos. “Mulheres extremamente talentosas, que assumiram um compromisso de vida com a música e que não puderam ter suas obras ouvidas e apreciadas, mas nós podemos. Trazer como proposta esse repertório pouquíssimo conhecido e degustado, nos aproxima de entender e sentir a nossa força como mulheres artistas e capazes de estar em lugares de destaque”, acrescenta Laís.

A entrada para o musical será gratuita, com recomendação para que o público chegue, no mínimo, 15 minutos antes do início. O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro.

SOBRE LAÍS PAES

Cursa o último ano de Violoncelo no Conservatório de Tatuí, e, atualmente, tem aulas com a professora Elen Pires. Na instituição, participa de grupos pedagógicos de grande importância, como a Orquestra Infantojuvenil, a Orquestra Jovem e a Orquestra Sinfônica de Tatuí; e faz participações no Coro Sinfônico. É bolsista da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Também no Conservatório, participa de grupos de música de câmara de diversas formações como duos, trios e quartetos. Cursa Musicografia Braile.

Participou de festivais de música nas cidades de Itu, Boituva, Indaiatuba e outras. Faz parte de projetos artísticos paralelos para eventos e confraternizações, dentre eles, destaca-se a banda Bicho no Brejo, que trabalha em toda a região com uma formação diferente e um vasto repertório voltado para o folk e o blue grass. A banda atua em bares, casamentos e outros eventos e já realizou o Festival do Brejo, projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc e pelo Edital Paulo Setúbal 2021, com um show de autorais no CEU das Artes.

MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL” RECEBE SHOW DO QUARTETO “SAMBA E BOSSA NOVA”

Formado por Sérgio Frigério, Celso Veagnoli, Rodrigo Marinônio e Cris Bloes, o Quarteto apresentará releituras instrumentais de grandes clássicos da música brasileira.

EM COMEMORAÇÃO AO MÊS DO IDOSO, “MÚSICA NA PRAÇA” TEM EDIÇÃO ESPECIAL NESTE SÁBADO (26/10)

No palco, a animação será do Grupo de Viola “Alma Cabocla”, com participação especial do Projeto “Envelhecer com Qualidade de Vida”, do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT).

MÓDULO “ENCONTROS COM ESCRITORES”, DO PROGRAMA “VIAGEM LITERÁRIA”, É REALIZADO PELA BIBLIOTECA MUNICIPAL EM TATUÍ

A escritora Taiasmin Ohnmacht fala sobre o seu livro “Uma chance de continuar”, que explora o tema da viagem no tempo a partir da perspectiva da experiência negra.