Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. AÇÕES RELACIONADAS À CAMPANHA “NOVEMBRO AZUL” ESTÃO SENDO REALIZADAS NAS UNIDADES DE SAÚDE RURAIS E…

AÇÕES RELACIONADAS À CAMPANHA “NOVEMBRO AZUL” ESTÃO SENDO REALIZADAS NAS UNIDADES DE SAÚDE RURAIS E URBANAS

Publicado em:

Palestras abordam temas ligados à saúde integral do homem e há solicitações para a coleta do exame PSA (Antígeno Prostático Específico).

Com o intuito de conscientizar a população sobre a importância de se prevenir o câncer de próstata, a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria da Saúde, está realizando diversas ações relacionadas a Campanha “Novembro Azul”.

As atividades já aconteceram na Unidade Básica de Saúde (UBS) “Dr. Flávio N. de Oliveira”, no Bairro Rural Congonhal, e na Estratégia Saúde da Família (ESF) “Dr. Alceu Machado Filho”, na Vila São Cristóvão. Nestes dois locais, os pacientes participaram de palestras sobre temas ligados à saúde integral do homem, como atividades físicas, alimentação, prevenção de doenças e a importância de agendar uma consulta de rotina. Também foram realizadas solicitações para a coleta do exame PSA (Antígeno Prostático Específico).

As ações são sempre no período matutino, das 8h às 9h, e as próximas acontecerão nos seguintes dias e locais: 23/11 (quinta-feira), na ESF “Adriana Mesquita Tibellio Mota” (Jardins de Tatuí) e na ESF “Drª. Maria Eunice Del Fiol” (Valinho); dia 24/11 (sexta-feira), na ESF “André Batista” (Vila Santa Luzia); e no dia 29/11 (quarta-feira), na ESF do Jardim Gonzaga.

SOBRE A CAMPANHA

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. As maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos de idade, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

O homem deve procurar um médico quando perceber sinais e sintomas sugestivos da doença, como: dificuldade de urinar; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite; e sangue na urina. A detecção do câncer de próstata pode ser realizada com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos (diagnóstico precoce).

Os homens sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença, podem realizar exames de toque retal e de sangue para avaliar a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico).

As principais dicas para se prevenir contra o câncer de próstata são: manter uma alimentação saudável e equilibrada; não fumar; identificar e tratar adequadamente a pressão alta, o diabetes e problemas de colesterol; manter um peso saudável; e praticar atividades físicas regularmente.

Compartilhe:

Outras

Notícias

SÃO ROQUE SUPERMERCADOS REALIZA CARREATA NATALINA NO FERIADO DE 8 DE DEZEMBRO

A concentração será a partir das 19h, no São Roque Central, com destino ao São Roque do Pátio Vivaz, onde haverá a chegada do Papai Noel.

450 CASAS DA SEGUNDA FASE DO RESIDENCIAL NOVA TATUÍ CAGUASSU SERÃO ENTREGUES DIA 13 DE DEZEMBRO PELA PACAEMBU CONSTRUTORA

As unidades habitacionais foram destinadas para pessoas com renda familiar a partir de R$ 1.900,00 e financiadas pela Caixa Econômica Federal.

“QUINTAL DO DITINHO ROLIM” ACONTECE AO REDOR DO MONUMENTO DOS SERESTEIROS, NA PRAÇA DO MUSEU

A atividade contará com a participação do Grupo “Seresteiros com Ternura” e será um ato aos 20 anos de falecimento do músico e cantor Benedito Sebastião Rolim, o Ditinho Rolim.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo