A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria da Saúde, esclarece que os Certificados Internacionais de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) de Febre Amarela e Covid-19 não são mais emitidos na sede da Vigilância Epidemiológica.
Por decisão do Ministério da Saúde, o cidadão deve tirar o CIVP diretamente no portal do Governo Federal SouGov (https://bit.ly/3E9fBqr), por meio do seu CPF e senha de acesso pessoal. Com a transformação digital do serviço, a solicitação, o acompanhamento e o recebimento do certificado têm trâmite totalmente digital e gratuito no prazo de até 5 dias úteis.
O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é um documento que comprova a vacinação contra a febre amarela. É exigido por diversos países para a entrada de viajantes em seu território. No link https://bit.ly/3ONR6Em, a OMS (Organização Mundial da Saúde) disponibiliza uma lista simplificada destes países.
Vale ressaltar que somente pessoas que irão viajar para países que exigem a vacinação contra a febre amarela ou fazer escala/conexão em algum desses países necessitam do CIVP. Crianças a partir de 9 meses já precisam do certificado. A validade deste documento inicia-se 10 dias após a data de vacinação e se estende por toda a vida, sendo necessário tirá-lo apenas uma vez.