Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. MUSEU “PAULO SETÚBAL” E MUSEU DAS FAVELAS PROMOVEM OFICINA SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS NAS MEDIAÇÕES…

MUSEU “PAULO SETÚBAL” E MUSEU DAS FAVELAS PROMOVEM OFICINA SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS NAS MEDIAÇÕES MUSEOLÓGICAS

Publicado em:

A ação é destinada para profissionais que atuam em núcleos educativos de museus do Sistema Estadual de Museus de São Paulo, o SISEM-SP.

Na próxima terça-feira (29/8), das 9h às 17h, o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, e o CRIA – Centro de Referência, Pesquisa e Biblioteca do Museu das Favelas, realizará a Oficina “Entre Museus Antirracistas”, ministrada pela museóloga e historiadora Carolina Rocha e pela educadora Mayara Carvalho.

A ação é destinada para profissionais que atuam em núcleos educativos de museus do Sistema Estadual de Museus de São Paulo, o SISEM-SP, e tem como objetivo promover o debate e o desenvolvimento de práticas pedagógicas antirracistas nas mediações museológicas.

“Durante a Oficina, serão abordados temas relevantes para a construção de uma atuação mais consciente e comprometida com a promoção da igualdade racial nos museus. A troca de experiências entre os profissionais presentes proporcionará uma oportunidade para a construção de conhecimentos e estratégias de ação efetivas”, afirma a museóloga Carolina Rocha.

A primeira parte da aula será focada em aspectos teóricos e reflexivos sobre responsabilidades e corresponsabilidades dos núcleos educativos de museus. Já a segunda parte terá dinâmicas de construções de práticas pedagógicas. A expectativa é que os envolvidos saiam prospectando ferramentas e abordagens para tornar os museus espaços mais diversificados e antirracistas.

Por meio dessa ação educativa, pretende-se contribuir para a transformação social, disseminando práticas museológicas mais conscientes e comprometidas com a luta contra o racismo e a promoção da equidade racial na sociedade brasileira. A troca de saberes é uma oportunidade para que os profissionais dos museus de São Paulo aprofundem seus conhecimentos e promovam mudanças significativas em suas práticas educativas.

A Oficina “Entre Museus Antirracistas” faz parte do Programa Conexões Museus SP, gerido pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo, o SISEM-SP, e que neste ano ainda ocorrerá no Museu Histórico e Pedagógico “Dom João VI”, em São José do Rio Preto, e no Museu do Folclore, em São José dos Campos, nos meses de setembro e outubro.

As inscrições são limitadas a 15 vagas e devem ser realizadas, até esta sexta-feira (25/8), no link https://bit.ly/3KQu6mY. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cria@museudasfavelas.org.br ou pelo telefone (11) 4240-3363. O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, sede da Oficina, fica na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro.

Compartilhe:

Outras

Notícias

PREFEITURA REALIZA SETE PLANTÕES TIRA-DÚVIDAS DOS DOIS EDITAIS REFERENTES AO SALDO REMANESCENTE DA LEI PAULO GUSTAVO

As ações acontecerão nos dias 25 e 26 de junho e 2, 4, 11, 16 e 18 de julho, das 9h às 11h e das 13h às 17h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”.

PESSOA PORTADORA DE FIBROMIALGIA TEM ATENDIMENTO PRIORITÁRIO EM TATUÍ; CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO PODE SER ADQUIRIDA NO CIR – CENTRO INTEGRADO DE REABILITAÇÃO

A Carteira de Identificação da Pessoa Portadora de Fibromialgia é reconhecida como documento hábil para garantir atenção integral e atendimento prioritário nos serviços públicos e privados do município de Tatuí.

NOVA APRESENTAÇÃO DE MATHEUS FRANZ QUINTETO COM O CONCERTO “NOVAS NOTAS” É REALIZADA NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

O último concerto será neste domingo, dia 23 de junho, às 16h.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo