3. Cultura
  5. ACONTECE, NESTA QUINTA-FEIRA (3/8), A CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO DO “21º CONCURSO PAULO SETÚBAL – LITERATURA…

ACONTECE, NESTA QUINTA-FEIRA (3/8), A CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO DO “21º CONCURSO PAULO SETÚBAL – LITERATURA E ARTES VISUAIS”

Neste ano a novidade é a modalidade Educação Especial, por meio do Desenho Universal para Aprendizagem, que será analisado respeitando a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI).

O Teatro Procópio Ferreira, do Conservatório de Tatuí, sediará, nesta quinta-feira (3/8), às 19h, a cerimônia de premiação dos vencedores do “21º Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais”, de abrangência municipal; o lançamento do Tabloide do Museu Histórico “Paulo Setúbal”; e uma homenagem à professora Leila Salum Menezes da Silva.

O evento –  que faz parte da 81ª Semana Paulo Setúbal, uma ação cultural da Prefeitura de Tatuí realizada desde 1943 e que ocorrerá de 1º a 8/8 – será híbrido, com transmissão ao vivo no canal do Museu no YouTube (https://bit.ly/2Yuui6i).

A recepção musical será feita pelo Grupo “Seresteiros com Ternura”, composto por Maria Inês de Camargo (voz e afoxé), Pedro Adilson Pavanelli (violão), Paulo Rita Aguar (cavaquinho), Leo da Sanfona (sanfona) e Carlos Mendes (timba). Logo após, serão feitos os pronunciamentos, uma homenagem à professora Leila Salum Menezes da Silva e a divulgação dos contemplados no Concurso Paulo Setúbal.

SOBRE O CONCURSO

Com o tema “Tatuí.. Guardo no coração, guardei sempre em minha saudade a recordação amorável da minha boa terra natal”, inspirado no capítulo V da obra “Confiteor”, de Paulo Setúbal, o Concurso, de abrangência municipal, é destinado para Unidades Escolares das Redes Municipal, Estadual e Particular de Ensino.

As inscrições para o Certame ocorreram de 3 de abril a 19 de maio, dividido nas modalidades Artes Visuais e Literatura, e nas seguintes categorias: Artes Visuais – Ensino Fundamental (1° e 2° anos) e Ensino Fundamental (3°, 4° e 5° anos), nas quais o trabalho consiste em um desenho; e Literatura – Ensino Fundamental (6° e 7° anos), Ensino Fundamental (8° e 9° anos), Ensino Médio (1° ao 3° anos) e EJA (Educação de Jovens e Adultos), nas quais o trabalho consiste na produção de texto.

Neste ano, a novidade é a modalidade Educação Especial, por meio do Desenho Universal para Aprendizagem. O trabalho será analisado respeitando a Lei n° 13.146/2015 ou Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI).

Quanto a premiação, o valor total será de R$ 21 mil, dividido entre as categorias, sendo: 1° lugar – medalha e R$ 800,00; 2° lugar – medalha e R$ 600,00; 3° lugar – medalha e R$ 400,00; professor de aluno 1º, 2º e 3º lugares – R$ 400,00; e escola do aluno contemplado em 1°, 2º e 3º lugares – certificado e medalha.

SOBRE A HOMENAGEADA

Leila Salum Menezes da Silva, mais conhecida como “Dona Leila”, nasceu em Tatuí no dia 31 de agosto de 1932. Cursou o Ensino Primário na Escola “Eugênio Santos”. O Ensino Secundário e o Colegial foram cursados na Escola “Barão de Suruí”. Licenciou-se em História e Geografia pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC).

Em 1954, a convite do professor Celso Vieira de Camargo, então diretor da Escola “Barão de Suruí”, ministrou aulas de Latim, Francês e Português. Teve entre seus alunos, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Celso de Mello Filho.

Efetivou-se, em 1967, na cidade de Cerquilho, como professora de Língua Portuguesa. Em 1969 conseguiu transferência para a Escola “Barão de Suruí”, onde lecionou até a sua aposentadoria no ano de 1987.

Vencedora de vários concursos literários e profunda conhecedora da obra de Paulo Setúbal, Leila foi contemplada em 2º lugar no Prêmio Literário Paulo Setúbal, nos anos de 1969 e 1971. Também conquistando o 1º lugar neste mesmo Prêmio nos anos de 1970, 1972, 1973, 1974 e 1975.

Depois de aposentada como professora, em 1980 cursou Direito na Fundação Karnig Bazarian (FKB), em Itapetininga, vindo a exercer a advocacia por 16 anos, estimulada por colegas de profissão e antigos alunos, entre eles os advogados José Rubens do Amaral Lincoln, Ivo Mendes e Jacira Provasi.

De 1984 a 1986, foi orientadora pedagógica da Casa de Cultura “Paulo Setúbal” e frequentou cursos no “Museu da Casa Brasileira de São Paulo”. Também teve aulas de folclore em Maceió, oferecidas pela Secretaria da Educação e Cultura do Estado de Alagoas. Do Museu “Emílio Goeldi”, de Belém, e do INPA – Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, em Manaus, Leila trouxe diversos materiais para enriquecer o acervo do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, de Tatuí. Ela trabalhou no levantamento de fontes para a história do município.

A Semana Paulo Setúbal sempre contou com seu entusiasmo em salvaguardar a memória do escritor tatuiano e de possibilitar que sua literatura fosse apreciada por seus alunos, amigos e familiares. Em 1993, por conta das comemorações do centenário de nascimento de Paulo Setúbal, Leila lançou o livro “Biografia de Paulo Setúbal – Sua Vida, Seus Motivos, Sua Técnica”. Em 2010, prestou homenagem ao escritor tatuiano, seresteiro e ex-prefeito Paulinho Ribeiro, no espetáculo “O Poeta e o Seresteiro”, dirigido por Rogério Vianna, no Teatro Procópio Ferreira, do Conservatório de Tatuí.

Dona Leila faleceu no dia 9 de setembro de 2022.

DIA MUNICIPAL DA LITERATURA TATUIANA E 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SÃO OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MAIO

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio, contará com diversas ações, entre elas o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”.

NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (30/4), “MÚSICA NA PRAÇA” TEM EDIÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

O concerto tem o propósito de levar felicidade aos ouvintes por meio da música Afrojazz, com elementos da música tradicional moçambicana e do Jazz.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI