Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Destaque
  4. »
  5. 81ª SEMANA PAULO SETÚBAL INICIARÁ AS COMEMORAÇÕES DOS 197 ANOS DE TATUÍ

81ª SEMANA PAULO SETÚBAL INICIARÁ AS COMEMORAÇÕES DOS 197 ANOS DE TATUÍ

Publicado em:

A abertura oficial será no dia 1º/8 (terça-feira), às 20h, no Teatro Procópio Ferreira, com a cerimônia de divulgação dos vencedores do “21º Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias”, de abrangência nacional.

A Prefeitura de Tatuí, por meio do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, realizará, de 1º a 8 de agosto, a 81ª Semana Paulo Setúbal, dando início as comemorações do 197º aniversário do município. O evento terá como tema “Tatuí… Guardo no coração, guardei sempre em minha saudade a recordação amorável da minha boa Terra Natal”, inspirado no capítulo V da obra “Confiteor”, do escritor tatuiano.

A abertura oficial, no dia 1º/8 (terça-feira), acontecerá às 20h, no Teatro Procópio Ferreira, com a cerimônia de divulgação dos vencedores do “21º Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias”, de abrangência nacional.

A exposição “Teus Filhos de Grandes Méritos” também fará parte da programação, no Centro Cultural. Essa exposição poderá ser visitada gratuitamente de 2 a 15/8, de segunda a sexta-feira das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados das 19h às 21h.

No dia 3/8 (quinta-feira), às 9h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, será realizado o lançamento do livro “Lagarta quer casa”, de Raquel Prestes, seguido por um bate-papo com a escritora. Também na quinta-feira (3/8), às 19h, no Teatro Procópio Ferreira, acontecerá a cerimônia de premiação dos vencedores do “21º Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais”, de abrangência municipal; o lançamento do Tabloide do Museu Histórico “Paulo Setúbal”; e uma homenagem à Dona Leila Sallum.

Entre os dias 4 e 13/8, das 10h às 20h, na Praça da Matriz, haverá a tradicional Feira de Artesanato “Tatuí, Capital da Música”, da Associação Tatuiana de Artesãos. Às 15h do dia 4/8 (sexta-feira), na APAE Tatuí, terá a apresentação do espetáculo “A Pipa e a Flor – 1ª Edição”, do ProAC ICMS 31445. Depois, às 19h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, abertura da exposição gratuita “Vida e Obra de Expedycto Lyma”, com curadoria de Felipe Abramovictz, que permanecerá exposta até o dia 30 de setembro, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. E, para encerrar as atividades de sexta-feira (4/8), o Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes terá, das 19h às 22h, a Oficina de Teatro “A Pipa e a Flor – 1ª Edição”, para maiores de 16 anos de idade.

Já no dia 5/8 (sábado), das 8h às 18h, a Praça da Matriz receberá a intervenção de arte visual “Minha Terra tem arteira, onde gosto de andar”, de Liliana Rosa dos Reis, pertencente ao 3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí. No mesmo local, às 11h, o “Música na Praça” – especial 81ª Semana Paulo Setúbal – terá a apresentação da Big Band Grande Banda do Sertão. E no CEU das Artes, com sessões às 15h e às 18h, haverá o espetáculo “A Pipa e a Flor – 1ª Edição”.

O domingo (6/8) contará com diversas atividades: das 9h às 13h, na Praça do Carroção, Rua da Alegria com Projeto Sorriso, parceria com o Grupo Old Stop Carros Antigos; às 9h30, na Feira Livre do Largo do Mercado (Praça Anita Costa), Projeto “Tradição e Raiz”, com Gabriel Dias; e às 11h, no CEU das Artes, espetáculo “A Pipa e a Flor – 1ª Edição”.

No dia 7/8 (segunda-feira), às 19h, o Centro Cultural de Tatuí receberá um show do álbum “Outras Bossas”, com homenagem à Noel Rosa, Retrato Brasileiro e Jacque Falcheti, promovido pelo Coletivo “Caju Cultura”.

E no dia 8/8 (terça-feira), encerrando a Semana Paulo Setúbal e abrindo as festividades de aniversário de 197 anos de Tatuí, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” terá, às 14h, o lançamento do livro “Lagarta quer casa”, da tatuiana Raquel Prestes, seguido de bate-papo com a escritora.

SOBRE A SEMANA PAULO SETÚBAL

A primeira edição da Semana Paulo Setúbal aconteceu em 1943, idealizada por Fernando Guedes de Moraes, Celso Vieira de Camargo e Paulo Sílvio Azevedo, e se tornou a principal Semana de Arte e Cultura para os tatuianos.

Em 11 de agosto de 1956, a Casa de Cultura “Paulo Setúbal” inicia seu funcionamento, a título precário e sem personalidade jurídica, em um prédio cedido pelo Banco Sul Americano do Brasil, atualmente o Banco Itaú, cujo principal acionista era filho do escritor tatuiano Paulo Setúbal. Depois, em 2 de janeiro de 1957, por meio da Lei nº 3.690, o Governo do Estado de São Paulo oficializou a Semana Paulo Setúbal, que seria realizada de 5 a 11 de agosto em Tatuí.

No dia 11 de julho de 1958, o Decreto nº 33.092 institui dois prêmios em dinheiro com a denominação “Prêmio Literário Paulo Setúbal”. Em 1962, a Casa de Cultura passa a ser subordinada à Secretaria de Governo do Estado de São Paulo. Em 1º de janeiro de 1965, a Casa foi instalada na Rua XI de Agosto, n° 688.

Em 22 de setembro de 1966, os valores do Concurso foram elevados e estabeleceu-se um regulamento para o mesmo. O Decreto nº 46.811, de 22 de setembro do mesmo ano, institui o Museu Histórico de Tatuí, subordinado à Casa de Cultura. Em 1968, aos 18 de janeiro, o Decreto nº 49.226 transfere o equipamento cultural para a Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo.

Depois de longos anos sem a realização do Prêmio Literário Paulo Setúbal, a Prefeitura de Tatuí, por meio do gestor cultural Jorge Roberto Rizek e sua equipe, promoveu, em 2002, o resgate do Concurso, de abrangência municipal, dedicado exclusivamente para a Rede de Educação, sendo denominado Concurso Paulo Setúbal “Literatura e Artes Visuais”. No ano seguinte, 2003, foi criado o Concurso de abrangência nacional, o Prêmio Literário Paulo Setúbal “Contos, Crônicas e Poesias”. Em 2009, foi realizado um concurso para definir a marca deste Concurso – que segue até o momento sendo utilizada -, e é representada pelo bordado do galardão usado pelo escritor em sua posse na Academia Brasileira de Letras e que se encontra em exposição na Sala do Patrono, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”. 

Em 7 de agosto de 2017, a Lei Municipal n° 5.113 cria a “Semana Paulo Setúbal” em Tatuí. Naquele mesmo ano, a 75ª Semana Paulo Setúbal era dedicada aos 80 anos de falecimento do escritor tatuiano, que teve seu protagonismo na história da literatura brasileira; por esse motivo, o tema da Semana era “Tatuí na Obra de Paulo Setúbal”. Em 2018, o Prêmio Literário Paulo Setúbal “Contos, Crônicas e Poesias”, promovido em âmbito nacional, passou a contemplar o Prêmio “Galardão”, que premia escritores da terra natal de Paulo Setúbal.

No ano de 2019, os vencedores do 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente, passaram a receber um troféu elaborado em latão polido (ouro), em alumínio polido (prata) e em latão patinado de castanho (bronze), todos personalizados com base de granito e plaqueta em latão com o nome dos vencedores gravados.

Devido à pandemia da Covid-19, em 2020 o Prêmio Literário Paulo Setúbal, de abrangência nacional, que fez alusão ao Centenário do edifício sede do Museu, foi realizado de forma virtual, registrando recorde de inscrições: 2.249, sendo 1.981 on-line e 368 via Correios. Segundo levantamento da Secretaria de Cultura, o certame recebeu inscrições de 424 cidades de todos os Estados do Brasil. Naquele ano, o Concurso de Literatura e Artes Visuais não foi realizado para a Rede de Educação, devido à ausência das aulas presenciais.

Já em 2021, ano da “79ª Semana Paulo Setúbal”, foi instituído o 1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí, que recebeu 109 inscrições no período de 18 de junho a 19 de julho de 2021, e focou no fomento e na difusão de projetos culturais.

Neste ano de 2023, foi criado um Edital exclusivo para Publicação de Livro, cujos objetivos são: manter a produção literária local valorizando a vida e obra do imortalizado tatuiano Paulo Setúbal; valorizar o escritor tatuiano; fortalecer e estimular o interesse pela leitura e literatura; fomentar ações literárias em espaços públicos; promover a pluralidade artística na literatura; difundir e fomentar a produção literária do município, por meio do escritor tatuiano.

Compartilhe:

Outras

Notícias

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.

EXPOSIÇÃO “ÂMAGO”, DE LILIANA REIS, ENTRA EM SEUS ÚLTIMOS DIAS DE MOSTRA NO MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL”

As obras permanecem em cartaz até este domingo (21/4), com visitação gratuita das 9h às 17h.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” SEDIA RECITAIS DE ESTUDANTES DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ

Os cinco recitais têm entrada franca e acontecem nos dias 23 e 25 de abril.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo