Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Destaque
  4. »
  5. 81ª SEMANA PAULO SETÚBAL INICIARÁ AS COMEMORAÇÕES DOS 197 ANOS DE TATUÍ

81ª SEMANA PAULO SETÚBAL INICIARÁ AS COMEMORAÇÕES DOS 197 ANOS DE TATUÍ

Publicado em:

A abertura oficial será no dia 1º/8 (terça-feira), às 20h, no Teatro Procópio Ferreira, com a cerimônia de divulgação dos vencedores do “21º Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias”, de abrangência nacional.

A Prefeitura de Tatuí, por meio do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, realizará, de 1º a 8 de agosto, a 81ª Semana Paulo Setúbal, dando início as comemorações do 197º aniversário do município. O evento terá como tema “Tatuí… Guardo no coração, guardei sempre em minha saudade a recordação amorável da minha boa Terra Natal”, inspirado no capítulo V da obra “Confiteor”, do escritor tatuiano.

A abertura oficial, no dia 1º/8 (terça-feira), acontecerá às 20h, no Teatro Procópio Ferreira, com a cerimônia de divulgação dos vencedores do “21º Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias”, de abrangência nacional.

A exposição “Teus Filhos de Grandes Méritos” também fará parte da programação, no Centro Cultural. Essa exposição poderá ser visitada gratuitamente de 2 a 15/8, de segunda a sexta-feira das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados das 19h às 21h.

No dia 3/8 (quinta-feira), às 9h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, será realizado o lançamento do livro “Lagarta quer casa”, de Raquel Prestes, seguido por um bate-papo com a escritora. Também na quinta-feira (3/8), às 19h, no Teatro Procópio Ferreira, acontecerá a cerimônia de premiação dos vencedores do “21º Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais”, de abrangência municipal; o lançamento do Tabloide do Museu Histórico “Paulo Setúbal”; e uma homenagem à Dona Leila Sallum.

Entre os dias 4 e 13/8, das 10h às 20h, na Praça da Matriz, haverá a tradicional Feira de Artesanato “Tatuí, Capital da Música”, da Associação Tatuiana de Artesãos. Às 15h do dia 4/8 (sexta-feira), na APAE Tatuí, terá a apresentação do espetáculo “A Pipa e a Flor – 1ª Edição”, do ProAC ICMS 31445. Depois, às 19h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, abertura da exposição gratuita “Vida e Obra de Expedycto Lyma”, com curadoria de Felipe Abramovictz, que permanecerá exposta até o dia 30 de setembro, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. E, para encerrar as atividades de sexta-feira (4/8), o Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes terá, das 19h às 22h, a Oficina de Teatro “A Pipa e a Flor – 1ª Edição”, para maiores de 16 anos de idade.

Já no dia 5/8 (sábado), das 8h às 18h, a Praça da Matriz receberá a intervenção de arte visual “Minha Terra tem arteira, onde gosto de andar”, de Liliana Rosa dos Reis, pertencente ao 3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí. No mesmo local, às 11h, o “Música na Praça” – especial 81ª Semana Paulo Setúbal – terá a apresentação da Big Band Grande Banda do Sertão. E no CEU das Artes, com sessões às 15h e às 18h, haverá o espetáculo “A Pipa e a Flor – 1ª Edição”.

O domingo (6/8) contará com diversas atividades: das 9h às 13h, na Praça do Carroção, Rua da Alegria com Projeto Sorriso, parceria com o Grupo Old Stop Carros Antigos; às 9h30, na Feira Livre do Largo do Mercado (Praça Anita Costa), Projeto “Tradição e Raiz”, com Gabriel Dias; e às 11h, no CEU das Artes, espetáculo “A Pipa e a Flor – 1ª Edição”.

No dia 7/8 (segunda-feira), às 19h, o Centro Cultural de Tatuí receberá um show do álbum “Outras Bossas”, com homenagem à Noel Rosa, Retrato Brasileiro e Jacque Falcheti, promovido pelo Coletivo “Caju Cultura”.

E no dia 8/8 (terça-feira), encerrando a Semana Paulo Setúbal e abrindo as festividades de aniversário de 197 anos de Tatuí, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” terá, às 14h, o lançamento do livro “Lagarta quer casa”, da tatuiana Raquel Prestes, seguido de bate-papo com a escritora.

SOBRE A SEMANA PAULO SETÚBAL

A primeira edição da Semana Paulo Setúbal aconteceu em 1943, idealizada por Fernando Guedes de Moraes, Celso Vieira de Camargo e Paulo Sílvio Azevedo, e se tornou a principal Semana de Arte e Cultura para os tatuianos.

Em 11 de agosto de 1956, a Casa de Cultura “Paulo Setúbal” inicia seu funcionamento, a título precário e sem personalidade jurídica, em um prédio cedido pelo Banco Sul Americano do Brasil, atualmente o Banco Itaú, cujo principal acionista era filho do escritor tatuiano Paulo Setúbal. Depois, em 2 de janeiro de 1957, por meio da Lei nº 3.690, o Governo do Estado de São Paulo oficializou a Semana Paulo Setúbal, que seria realizada de 5 a 11 de agosto em Tatuí.

No dia 11 de julho de 1958, o Decreto nº 33.092 institui dois prêmios em dinheiro com a denominação “Prêmio Literário Paulo Setúbal”. Em 1962, a Casa de Cultura passa a ser subordinada à Secretaria de Governo do Estado de São Paulo. Em 1º de janeiro de 1965, a Casa foi instalada na Rua XI de Agosto, n° 688.

Em 22 de setembro de 1966, os valores do Concurso foram elevados e estabeleceu-se um regulamento para o mesmo. O Decreto nº 46.811, de 22 de setembro do mesmo ano, institui o Museu Histórico de Tatuí, subordinado à Casa de Cultura. Em 1968, aos 18 de janeiro, o Decreto nº 49.226 transfere o equipamento cultural para a Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo.

Depois de longos anos sem a realização do Prêmio Literário Paulo Setúbal, a Prefeitura de Tatuí, por meio do gestor cultural Jorge Roberto Rizek e sua equipe, promoveu, em 2002, o resgate do Concurso, de abrangência municipal, dedicado exclusivamente para a Rede de Educação, sendo denominado Concurso Paulo Setúbal “Literatura e Artes Visuais”. No ano seguinte, 2003, foi criado o Concurso de abrangência nacional, o Prêmio Literário Paulo Setúbal “Contos, Crônicas e Poesias”. Em 2009, foi realizado um concurso para definir a marca deste Concurso – que segue até o momento sendo utilizada -, e é representada pelo bordado do galardão usado pelo escritor em sua posse na Academia Brasileira de Letras e que se encontra em exposição na Sala do Patrono, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”. 

Em 7 de agosto de 2017, a Lei Municipal n° 5.113 cria a “Semana Paulo Setúbal” em Tatuí. Naquele mesmo ano, a 75ª Semana Paulo Setúbal era dedicada aos 80 anos de falecimento do escritor tatuiano, que teve seu protagonismo na história da literatura brasileira; por esse motivo, o tema da Semana era “Tatuí na Obra de Paulo Setúbal”. Em 2018, o Prêmio Literário Paulo Setúbal “Contos, Crônicas e Poesias”, promovido em âmbito nacional, passou a contemplar o Prêmio “Galardão”, que premia escritores da terra natal de Paulo Setúbal.

No ano de 2019, os vencedores do 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente, passaram a receber um troféu elaborado em latão polido (ouro), em alumínio polido (prata) e em latão patinado de castanho (bronze), todos personalizados com base de granito e plaqueta em latão com o nome dos vencedores gravados.

Devido à pandemia da Covid-19, em 2020 o Prêmio Literário Paulo Setúbal, de abrangência nacional, que fez alusão ao Centenário do edifício sede do Museu, foi realizado de forma virtual, registrando recorde de inscrições: 2.249, sendo 1.981 on-line e 368 via Correios. Segundo levantamento da Secretaria de Cultura, o certame recebeu inscrições de 424 cidades de todos os Estados do Brasil. Naquele ano, o Concurso de Literatura e Artes Visuais não foi realizado para a Rede de Educação, devido à ausência das aulas presenciais.

Já em 2021, ano da “79ª Semana Paulo Setúbal”, foi instituído o 1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí, que recebeu 109 inscrições no período de 18 de junho a 19 de julho de 2021, e focou no fomento e na difusão de projetos culturais.

Neste ano de 2023, foi criado um Edital exclusivo para Publicação de Livro, cujos objetivos são: manter a produção literária local valorizando a vida e obra do imortalizado tatuiano Paulo Setúbal; valorizar o escritor tatuiano; fortalecer e estimular o interesse pela leitura e literatura; fomentar ações literárias em espaços públicos; promover a pluralidade artística na literatura; difundir e fomentar a produção literária do município, por meio do escritor tatuiano.

Compartilhe:

Outras

Notícias

CURSO “ORGANIZE SEU NEGÓCIO”, DO SEBRAE AQUI TATUÍ, ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Destinada ao Microempreendedor Individual (MEI), a capacitação ajudará a melhorar a gestão dos negócios e a ter acesso a linhas de créditos exclusivas.

EXPOSIÇÃO “NÓS E ENCANTOS”, DE LILIANA ROSA DOS REIS, ACONTECE NO CEU DAS ARTES

A artista apresenta o Macramê, uma técnica artesanal que utiliza linhas entrelaçadas manualmente para criar nós, sem a necessidade de agulhas.

CAPS-II RECEBE O PROJETO “BIBLIOTECA ITINERANTE – INTERVALO LITERÁRIO”

A ação apresenta – na semana em que se comemora o Dia Municipal da Literatura Tatuiana – a escritora Raquel Prestes, com a contação de história de seu livro “O Senhor Compratudo”.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo