Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Destaque
  4. »
  5. 197º ANIVERSÁRIO DE TATUÍ – CONFIRA A PROGRAMAÇÃO CÍVICA, CULTURAL E ESPORTIVA

197º ANIVERSÁRIO DE TATUÍ – CONFIRA A PROGRAMAÇÃO CÍVICA, CULTURAL E ESPORTIVA

Publicado em:

No dia 11/8, aniversário da cidade, às 8h30, na Rua XI de Agosto, acontece o tradicional Desfile Cívico, com o tema “Tatuí, tens filhos de grandes méritos, é justo que os louvemos”.

Uma vasta programação cívica, cultural e esportiva foi preparada pela Prefeitura de Tatuí para o próximo mês, com o intuito de comemorar o 197º aniversário do município, a ser celebrado em 11 de agosto.

As festividades terão início com a 81ª Semana Paulo Setúbal – a mais antiga programação de cunho cultural e artístico da “Cidade Ternura” -, cujo tema será “Tatuí… Guardo no coração, guardei sempre em minha saudade a recordação amorável da minha boa Terra Natal”, inspirado no capítulo V da obra “Confiteor”, do escritor tatuiano Paulo Setúbal. Ela ocorrerá de 1º a 8 de agosto, com apresentações musicais, teatrais e literárias, exposições de artes visuais e homenagens, além das premiações dos Certames Literários Nacional e Municipal.

Para comemorar os 197 anos da “Terra de Paulo Setúbal”, o Desfile Cívico de 11 de agosto terá como tema “Tatuí, tens filhos de grandes méritos, é justo que os louvemos”, inspirado no Hino Municipal e com o intuito de valorizar os filhos que permitiram o desenvolvimento da cidade que segue rumo aos seus 200 anos. O Desfile será uma justa homenagem ao cidadão tatuiano/cidadã tatuiana dos mais diversos setores (cultura, educação, saúde, social, entre outros), podendo esta homenagem ser prestada para uma família ou até mesmo um coletivo de amigos que contribuiu para o desenvolvimento local.

Como presente para a “Capital da Música” e “Terra dos Doces Caseiros”, o “Tatuí Rodeo Music 2023” trará grandes nomes da música sertaneja na semana de aniversário da cidade. A música estará presente, também, nas praças públicas, nos diversos equipamentos culturais da Prefeitura e no Conservatório de Tatuí.

E, para os amantes dos esportes, estão programados os eventos “Futebol Solidário 2023”, “Tatuí AeroFest 2023” e “8º Tatuí Classic Car”.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Confira a programação oficial das festividades dos 197 anos de Tatuí.

– Dia 1º/8, terça-feira – às 20h, no Teatro Procópio Ferreira: cerimônia de divulgação dos vencedores do “21º Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias”, de abrangência nacional.

– De 2 a 15/8 – de segunda a sexta-feira das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados das 19h às 21h, no Centro Cultural: exposição “Teus Filhos de Grandes Méritos”.

– Dia 3/8, quinta-feira – às 9h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”: lançamento do livro “Lagarta quer casa”, de Raquel Prestes, seguido por bate-papo com a escritora. – às 19h, no Teatro Procópio Ferreira: cerimônia de premiação dos vencedores do “21º Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais”, de abrangência municipal, lançamento do Tabloide do Museu Histórico “Paulo Setúbal” e homenagem à Dona Leila Sallum.

– De 4 a 13/8 – das 10h às 20h, na Praça da Matriz: Feira de Artesanato “Tatuí, Capital da Música”, da Associação Tatuiana de Artesãos.

– Dia 4/8, sexta-feira – às 15h, na APAE Tatuí: espetáculo “A Pipa e a Flor – 1ª Edição”; às 19h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, até o dia 30/9, de terça-feira a domingo das 9h às 17h: exposição “Vida e Obra de Expedycto Lyma”, com curadoria de Felipe Abramovictz; das 19h às 22h, no CEU das Artes: Oficina de Teatro “A Pipa e a Flor – 1ª Edição”, para maiores de 16 anos de idade.

– Dia 5/8, sábado – das 8h às 18h, na Praça da Matriz: intervenção de arte visual “Minha Terra tem arteira, onde gosto de andar”, de Liliana Rosa dos Reis, “3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”; às 11h, na Praça da Matriz: “Música na Praça” especial 81ª Semana Paulo Setúbal, com Big Band Grande Banda do Sertão; às 15h e às 18h, no CEU das Artes: espetáculo “A Pipa e a Flor – 1ª Edição”.

– Dia 6/8, domingo – das 9h às 13h, na Praça do Carroção: Rua da Alegria, com Projeto Sorriso, parceria com o Grupo Old Stop Carros Antigos; às 9h30, na Feira Livre do Largo do Mercado (Praça Anita Costa): Projeto “Tradição e Raiz”, com Gabriel Dias; e às 11h, no CEU das Artes: espetáculo “A Pipa e a Flor – 1ª Edição”.

– Dia 7/8, segunda-feira – às 19h, no Centro Cultural: show do álbum “Outras Bossas”, com homenagem à Noel Rosa, Retrato Brasileiro e Jacque Falcheti, promovido pelo Coletivo “Caju Cultura”.

– Dia 8/8, terça-feira – às 14h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”: lançamento do livro “Lagarta quer casa”, de Raquel Prestes, seguido por bate-papo com a escritora; às 15h, no Corpo de Bombeiros: ato em comemoração aos 25 anos da Unidade em Tatuí e formatura do Projeto “Bombeiro Educador”.

– Dia 9/8, quarta-feira – publicação dos resultados finais dos 5 Editais Municipais de Cultura; às 10h, na Rua 7 de Abril, travessa da Rua 15 de Novembro: inauguração do Projeto “Consultório na Rua – CnaR”; às 20h, no Teatro Procópio Ferreira: Coro do Conservatório de Tatuí.

– De 10 a 12/8, quinta-feira a sábado – às 20h, no Recinto de Eventos do Lar Donato Flores: “Tatuí Rodeo Music 2023”.

– Dia 11/8, sexta-feira – às 8h30, na Rua XI de Agosto: Desfile Cívico em comemoração aos 197 anos de Tatuí, com o tema “Tatuí, tens filhos de grandes méritos, é justo que os louvemos”; a partir das 12h, no Aeroclube de Tatuí: AeroFest 2023, abertura com a presença de um paraquedista com a bandeira do Brasil, voos acrobáticos, paraquedismo e exibições de aeronaves e de voos em planadores; às 19h, na Praça de Alimentação Municipal: Projeto “Happy Hour Musical”, com a Banda “Drone”.

– De 11 a 31/8 – de terça-feira a domingo das 9h às 17h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”: Projeto Educativo “Ontem e hoje – A importância da preservação!”.

– Dia 12/8, sábado – das 8h às 18h, na Praça do Museu: intervenção de arte visual “Minha Terra tem arteira, onde gosto de andar”, de Liliana Rosa dos Reis, “3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”; às 11h, na Praça da Matriz: “Música na Praça” Especial Aniversário de Tatuí, com a Orquestra Sinfônica de Tatuí; às 13h30, no Clube de Campo: “Futebol Solidário 2023”; às 15h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”: bate-papo com Felipe Abramovictz sobre a exposição “Vida e Obra de Expedycto Lyma”; às 18h, no CEU das Artes, espetáculo “Fantasminha Pluft”, do Projeto “3º Sinal”, com produção e direção geral de Cesar Santos.

– Dia 14/8, segunda-feira – às 20h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”: lançamento do livro “Atenção Pedrinho!”, de Wilian Alexandre Nunes da Silva, com noite de autógrafos.

– Dias 15 e 16/8, terça e quarta-feira – às 9h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”: contação de histórias “Resgate da Cultura Popular – Semana do Folclore”, com Raquel Prestes.

– Dia 15/8, terça-feira – às 15h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”: Projeto “Violão – área de Violão Erudito”, do Conservatório de Tatuí.

– Dia 16/8, quarta-feira – às 19h, na Feira da Lua da Praça Ayrton Senna: Projeto “Tradição e Raiz”, com a caravana Show nos Bairros.

– Dia 17/8, quinta-feira – às 18h, com local a definir: 6ª Conferência Municipal de Cultura, tema “Democracia e Direito à Cultura”.

– De 17/8 a 3/9, de segunda a sexta-feira das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados das 19h às 21h, no Centro Cultural de Tatuí: exposição “Expressões em Mosaico”, da APAE Tatuí.

– Dia 18/8, sexta-feira – às 19h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”: “Noite da Seresta Com Ternura – Especial 10 anos”, com o Grupo Seresteiros com Ternura, 3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí.

– Dias 19 e 20/8, sábado e domingo – das 9h às 17h, no Centro Hípico de Tatuí: “8º Tatuí Classic Car”.

– Dia 19/8, sábado – das 8h às 18h, na Praça Martinho Guedes (Praça da Santa): intervenção de arte visual “Minha Terra tem arteira, onde gosto de andar”, de Liliana Rosa dos Reis, “3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”; às 11h, na Praça da Matriz: “Música na Praça”, com Pedro Paulo e Os Seresteiros com Ternura; às 15h, na Praça Manoel Guedes (Praça do Museu): “Paulo Setúbal, em versos, melodias e canções”, de Raquel Carpejani, “3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”.

– Dia 20/8, domingo – às 9h30, na Feira Livre do Largo do Mercado (Praça Anita Costa): Projeto “Tradição e Raiz”, com Xonado.

– Dia 22/8, terça-feira – às 14h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”: contação de histórias “Resgate da Cultura Popular – Semana do Folclore”, com Raquel Prestes.

– Dia 25/8, sexta-feira – às 19h, na Praça de Alimentação Municipal: “Happy Hour Musical”, com Mistura Brasil e Pedro Adilson.

– Dia 26/8, sábado – das 8h às 18h, na Praça Olívio Junqueira (Avenida das Mangueiras): intervenção de arte visual “Minha Terra tem arteira, onde gosto de andar”, de Liliana Rosa dos Reis, “3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”; às 11h, na Praça da Matriz: “Música na Praça”, com a Banda Santa Cruz; às 13h, no Motódromo Municipal “Altair Passerani Filho”: 6ª Etapa Paulista de Motocross; às 15h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”: bate-papo com Felipe Abramovictz sobre a exposição “Vida e Obra de Expedycto Lyma”; às 15h, no CEU das Artes: espetáculo para bebês “Brun Blaà”, da Cia. Catarsis, de Jundiaí, Arte para Infância e Juventude; em horário a definir, no Centro Cultural: “Coreografando 1, 2, 3”, de Ana Cristina Machado, “3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”.

– Dia 27/8, domingo – às 8h30, no Motódromo Municipal “Altair Passerani Filho”: ”: 6ª Etapa Paulista de Motocross.

– Dia 29/8, terça-feira – às 9h e às 14h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”: contação de histórias “Resgate da Cultura Popular – Semana do Folclore”, com Raquel Prestes; das 10h às 18h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”: Museu das Favelas de São Paulo, Programa Conexões Museus SP; às 17h, no Centro Cultural: Rodas de Choro, do Conservatório de Tatuí.

– Dia 30/8, quarta-feira – às 12h, no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no YouTube: “Vozes da Arte de Tatuí: fortalecendo a diversidade e a representatividade por meio de entrevistas com artistas locais”, de Raul Galhego da Silva, “3º Festival de Arte e Cultura”; e às 14h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”: Oficina do Pontos MIS “Charlie Chaplin – A Vida é Comédia”, com Cássio Starling.

Compartilhe:

Outras

Notícias

DIA MUNICIPAL DA LITERATURA TATUIANA E 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SÃO OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MAIO

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio, contará com diversas ações, entre elas o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”.

NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (30/4), “MÚSICA NA PRAÇA” TEM EDIÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

O concerto tem o propósito de levar felicidade aos ouvintes por meio da música Afrojazz, com elementos da música tradicional moçambicana e do Jazz.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo