Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Destaque
  4. »
  5. 197º ANIVERSÁRIO DE TATUÍ – CONFIRA A PROGRAMAÇÃO CÍVICA, CULTURAL E ESPORTIVA

197º ANIVERSÁRIO DE TATUÍ – CONFIRA A PROGRAMAÇÃO CÍVICA, CULTURAL E ESPORTIVA

Publicado em:

No dia 11/8, aniversário da cidade, às 8h30, na Rua XI de Agosto, acontece o tradicional Desfile Cívico, com o tema “Tatuí, tens filhos de grandes méritos, é justo que os louvemos”.

Uma vasta programação cívica, cultural e esportiva foi preparada pela Prefeitura de Tatuí para o próximo mês, com o intuito de comemorar o 197º aniversário do município, a ser celebrado em 11 de agosto.

As festividades terão início com a 81ª Semana Paulo Setúbal – a mais antiga programação de cunho cultural e artístico da “Cidade Ternura” -, cujo tema será “Tatuí… Guardo no coração, guardei sempre em minha saudade a recordação amorável da minha boa Terra Natal”, inspirado no capítulo V da obra “Confiteor”, do escritor tatuiano Paulo Setúbal. Ela ocorrerá de 1º a 8 de agosto, com apresentações musicais, teatrais e literárias, exposições de artes visuais e homenagens, além das premiações dos Certames Literários Nacional e Municipal.

Para comemorar os 197 anos da “Terra de Paulo Setúbal”, o Desfile Cívico de 11 de agosto terá como tema “Tatuí, tens filhos de grandes méritos, é justo que os louvemos”, inspirado no Hino Municipal e com o intuito de valorizar os filhos que permitiram o desenvolvimento da cidade que segue rumo aos seus 200 anos. O Desfile será uma justa homenagem ao cidadão tatuiano/cidadã tatuiana dos mais diversos setores (cultura, educação, saúde, social, entre outros), podendo esta homenagem ser prestada para uma família ou até mesmo um coletivo de amigos que contribuiu para o desenvolvimento local.

Como presente para a “Capital da Música” e “Terra dos Doces Caseiros”, o “Tatuí Rodeo Music 2023” trará grandes nomes da música sertaneja na semana de aniversário da cidade. A música estará presente, também, nas praças públicas, nos diversos equipamentos culturais da Prefeitura e no Conservatório de Tatuí.

E, para os amantes dos esportes, estão programados os eventos “Futebol Solidário 2023”, “Tatuí AeroFest 2023” e “8º Tatuí Classic Car”.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Confira a programação oficial das festividades dos 197 anos de Tatuí.

– Dia 1º/8, terça-feira – às 20h, no Teatro Procópio Ferreira: cerimônia de divulgação dos vencedores do “21º Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias”, de abrangência nacional.

– De 2 a 15/8 – de segunda a sexta-feira das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados das 19h às 21h, no Centro Cultural: exposição “Teus Filhos de Grandes Méritos”.

– Dia 3/8, quinta-feira – às 9h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”: lançamento do livro “Lagarta quer casa”, de Raquel Prestes, seguido por bate-papo com a escritora. – às 19h, no Teatro Procópio Ferreira: cerimônia de premiação dos vencedores do “21º Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais”, de abrangência municipal, lançamento do Tabloide do Museu Histórico “Paulo Setúbal” e homenagem à Dona Leila Sallum.

– De 4 a 13/8 – das 10h às 20h, na Praça da Matriz: Feira de Artesanato “Tatuí, Capital da Música”, da Associação Tatuiana de Artesãos.

– Dia 4/8, sexta-feira – às 15h, na APAE Tatuí: espetáculo “A Pipa e a Flor – 1ª Edição”; às 19h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, até o dia 30/9, de terça-feira a domingo das 9h às 17h: exposição “Vida e Obra de Expedycto Lyma”, com curadoria de Felipe Abramovictz; das 19h às 22h, no CEU das Artes: Oficina de Teatro “A Pipa e a Flor – 1ª Edição”, para maiores de 16 anos de idade.

– Dia 5/8, sábado – das 8h às 18h, na Praça da Matriz: intervenção de arte visual “Minha Terra tem arteira, onde gosto de andar”, de Liliana Rosa dos Reis, “3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”; às 11h, na Praça da Matriz: “Música na Praça” especial 81ª Semana Paulo Setúbal, com Big Band Grande Banda do Sertão; às 15h e às 18h, no CEU das Artes: espetáculo “A Pipa e a Flor – 1ª Edição”.

– Dia 6/8, domingo – das 9h às 13h, na Praça do Carroção: Rua da Alegria, com Projeto Sorriso, parceria com o Grupo Old Stop Carros Antigos; às 9h30, na Feira Livre do Largo do Mercado (Praça Anita Costa): Projeto “Tradição e Raiz”, com Gabriel Dias; e às 11h, no CEU das Artes: espetáculo “A Pipa e a Flor – 1ª Edição”.

– Dia 7/8, segunda-feira – às 19h, no Centro Cultural: show do álbum “Outras Bossas”, com homenagem à Noel Rosa, Retrato Brasileiro e Jacque Falcheti, promovido pelo Coletivo “Caju Cultura”.

– Dia 8/8, terça-feira – às 14h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”: lançamento do livro “Lagarta quer casa”, de Raquel Prestes, seguido por bate-papo com a escritora; às 15h, no Corpo de Bombeiros: ato em comemoração aos 25 anos da Unidade em Tatuí e formatura do Projeto “Bombeiro Educador”.

– Dia 9/8, quarta-feira – publicação dos resultados finais dos 5 Editais Municipais de Cultura; às 10h, na Rua 7 de Abril, travessa da Rua 15 de Novembro: inauguração do Projeto “Consultório na Rua – CnaR”; às 20h, no Teatro Procópio Ferreira: Coro do Conservatório de Tatuí.

– De 10 a 12/8, quinta-feira a sábado – às 20h, no Recinto de Eventos do Lar Donato Flores: “Tatuí Rodeo Music 2023”.

– Dia 11/8, sexta-feira – às 8h30, na Rua XI de Agosto: Desfile Cívico em comemoração aos 197 anos de Tatuí, com o tema “Tatuí, tens filhos de grandes méritos, é justo que os louvemos”; a partir das 12h, no Aeroclube de Tatuí: AeroFest 2023, abertura com a presença de um paraquedista com a bandeira do Brasil, voos acrobáticos, paraquedismo e exibições de aeronaves e de voos em planadores; às 19h, na Praça de Alimentação Municipal: Projeto “Happy Hour Musical”, com a Banda “Drone”.

– De 11 a 31/8 – de terça-feira a domingo das 9h às 17h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”: Projeto Educativo “Ontem e hoje – A importância da preservação!”.

– Dia 12/8, sábado – das 8h às 18h, na Praça do Museu: intervenção de arte visual “Minha Terra tem arteira, onde gosto de andar”, de Liliana Rosa dos Reis, “3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”; às 11h, na Praça da Matriz: “Música na Praça” Especial Aniversário de Tatuí, com a Orquestra Sinfônica de Tatuí; às 13h30, no Clube de Campo: “Futebol Solidário 2023”; às 15h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”: bate-papo com Felipe Abramovictz sobre a exposição “Vida e Obra de Expedycto Lyma”; às 18h, no CEU das Artes, espetáculo “Fantasminha Pluft”, do Projeto “3º Sinal”, com produção e direção geral de Cesar Santos.

– Dia 14/8, segunda-feira – às 20h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”: lançamento do livro “Atenção Pedrinho!”, de Wilian Alexandre Nunes da Silva, com noite de autógrafos.

– Dias 15 e 16/8, terça e quarta-feira – às 9h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”: contação de histórias “Resgate da Cultura Popular – Semana do Folclore”, com Raquel Prestes.

– Dia 15/8, terça-feira – às 15h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”: Projeto “Violão – área de Violão Erudito”, do Conservatório de Tatuí.

– Dia 16/8, quarta-feira – às 19h, na Feira da Lua da Praça Ayrton Senna: Projeto “Tradição e Raiz”, com a caravana Show nos Bairros.

– Dia 17/8, quinta-feira – às 18h, com local a definir: 6ª Conferência Municipal de Cultura, tema “Democracia e Direito à Cultura”.

– De 17/8 a 3/9, de segunda a sexta-feira das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados das 19h às 21h, no Centro Cultural de Tatuí: exposição “Expressões em Mosaico”, da APAE Tatuí.

– Dia 18/8, sexta-feira – às 19h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”: “Noite da Seresta Com Ternura – Especial 10 anos”, com o Grupo Seresteiros com Ternura, 3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí.

– Dias 19 e 20/8, sábado e domingo – das 9h às 17h, no Centro Hípico de Tatuí: “8º Tatuí Classic Car”.

– Dia 19/8, sábado – das 8h às 18h, na Praça Martinho Guedes (Praça da Santa): intervenção de arte visual “Minha Terra tem arteira, onde gosto de andar”, de Liliana Rosa dos Reis, “3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”; às 11h, na Praça da Matriz: “Música na Praça”, com Pedro Paulo e Os Seresteiros com Ternura; às 15h, na Praça Manoel Guedes (Praça do Museu): “Paulo Setúbal, em versos, melodias e canções”, de Raquel Carpejani, “3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”.

– Dia 20/8, domingo – às 9h30, na Feira Livre do Largo do Mercado (Praça Anita Costa): Projeto “Tradição e Raiz”, com Xonado.

– Dia 22/8, terça-feira – às 14h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”: contação de histórias “Resgate da Cultura Popular – Semana do Folclore”, com Raquel Prestes.

– Dia 25/8, sexta-feira – às 19h, na Praça de Alimentação Municipal: “Happy Hour Musical”, com Mistura Brasil e Pedro Adilson.

– Dia 26/8, sábado – das 8h às 18h, na Praça Olívio Junqueira (Avenida das Mangueiras): intervenção de arte visual “Minha Terra tem arteira, onde gosto de andar”, de Liliana Rosa dos Reis, “3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”; às 11h, na Praça da Matriz: “Música na Praça”, com a Banda Santa Cruz; às 13h, no Motódromo Municipal “Altair Passerani Filho”: 6ª Etapa Paulista de Motocross; às 15h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”: bate-papo com Felipe Abramovictz sobre a exposição “Vida e Obra de Expedycto Lyma”; às 15h, no CEU das Artes: espetáculo para bebês “Brun Blaà”, da Cia. Catarsis, de Jundiaí, Arte para Infância e Juventude; em horário a definir, no Centro Cultural: “Coreografando 1, 2, 3”, de Ana Cristina Machado, “3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”.

– Dia 27/8, domingo – às 8h30, no Motódromo Municipal “Altair Passerani Filho”: ”: 6ª Etapa Paulista de Motocross.

– Dia 29/8, terça-feira – às 9h e às 14h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”: contação de histórias “Resgate da Cultura Popular – Semana do Folclore”, com Raquel Prestes; das 10h às 18h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”: Museu das Favelas de São Paulo, Programa Conexões Museus SP; às 17h, no Centro Cultural: Rodas de Choro, do Conservatório de Tatuí.

– Dia 30/8, quarta-feira – às 12h, no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no YouTube: “Vozes da Arte de Tatuí: fortalecendo a diversidade e a representatividade por meio de entrevistas com artistas locais”, de Raul Galhego da Silva, “3º Festival de Arte e Cultura”; e às 14h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”: Oficina do Pontos MIS “Charlie Chaplin – A Vida é Comédia”, com Cássio Starling.

Compartilhe:

Outras

Notícias

NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA (19/6), COMEÇA EM TATUÍ A VACINAÇÃO CONTRA A DENGUE PARA ADOLESCENTES DE 10 A 14 ANOS DE IDADE

Para receber a vacina é preciso levar a carteira de vacinação, o cartão SUS, um documento pessoal com foto e um comprovante de endereço. É obrigatória a presença do pai e/ou responsável pelo adolescente.

SALDO REMANESCENTE DA LEI PAULO GUSTAVO GERA ABERTURA DE DOIS EDITAIS PARA OS SETORES AUDIOVISUAL E CULTURAL

As inscrições estarão abertas no período de 17 de junho a 19 de julho.

MAIS DE 100 ENFERMEIROS PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR

O treinamento foi conduzido pelo médico cardiologista do Ambulatório de Cardiologia do CEMEM, Luiz Fernando Agapto de Souza.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo