O Ginásio da A.A. XI de Agosto foi sede no dia 22 de junho (quinta-feira), da cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, promovido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria da Educação.
A cerimônia, que contou com a presença dos 441 alunos participantes do PROERD e de professores, pais e familiares, teve início com a recitação do Hino Nacional Brasileiro e do Hino à Tatuí, em seguida, foi apresentada a história do Programa, que já mudou a vida de tantas crianças e adolescentes.
As escolas que participaram do PROERD neste ano foram: as EMEFs “Prof. José Galvão Sobrinho”, “Prof. José Tomas Borges”, “Prof. Firmo Antônio de Camargo Del Fiol” e “Prof.ª Maria da Conceição Oliveira Marcondes”; e os Colégios Anglo e Objetivo.
Os certificados destinados aos professores e aos alunos dos 1º (por meio do “PROERD Kids”) e 5º anos do Ensino Fundamental, foram entregues pela PM Carina Bueno. Em seguida, também houve a leitura das redações dos alunos Rafaela de Almeida Strufaldi (5º ano do Colégio Objetivo) e Victor Yuki Tanabe (5º ano do Colégio Anglo), que se destacaram nesta modalidade – eles foram contemplados com medalhas.
Para encerrar a cerimônia, todos os alunos recitaram juntos o juramento do PROERD e, em seguida, ao som da tradicional música do Programa, o leão DARE adentrou ao ginásio. Ele tem esse nome inspirado no programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (Educação para a Resistência ao Abuso de Drogas – em tradução livre), surgido em 1983, que inspirou a implantação deste mesmo projeto no Brasil, em 1993, com o nome de PROERD.
Participaram da cerimônia os secretários municipais, Elisângela da Costa Rosa Cecílio (Educação) e Coronel Miguel Ângelo de Campos (Segurança e Mobilidade Urbana); o chefe de Gabinete da Prefeitura, Júnior Galvão; o comandante da 2ª Cia. do 22° BPM-I, capitão Diego Reali Ponciano Machado; o comandante do 22º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel PM Marco Antônio Correia Ramos; o diretor da FATEC – Faculdade de Tecnologia de Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”, Anderson Luiz de Souza; e vereadores.
O PROERD
O Programa é realizado em sala de aula, sendo conduzido por um policial militar fardado, que atua como um divulgador das ideias do PROERD para os alunos, com o intuito que as disseminem na sociedade.
Nas aulas, os alunos não aprendem somente a dizer “não” ao uso das drogas, mas também a reforçar sua autoestima, ou seja, além de fortalecer o compromisso de resistir à pressão pelo uso de entorpecentes, os pequenos também são motivados a terem uma vida saudável.