3. Campanhas
  5. “JUNHO VERMELHO”: DOAÇÃO DE SANGUE PODE SER FEITA NESTE SÁBADO (10/6), NO CEMEM, OU DURANTE…

“JUNHO VERMELHO”: DOAÇÃO DE SANGUE PODE SER FEITA NESTE SÁBADO (10/6), NO CEMEM, OU DURANTE TODO O MÊS NO BANCO DE SANGUE DE TATUÍ

No Banco de Sangue “Fortunato Minghini”, da Santa Casa, as doações podem ser feitas as terças ou quintas-feiras, das 7h30 às 10h, com agendamento prévio pelo telefone (15) 3205-1333.

Você já parou para refletir que o poder de fazer o bem está no seu sangue e com ele é possível salvar até 4 vidas? Com este propósito, de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, acontece neste mês a Campanha “Junho Vermelho” e no dia 14/6 (quarta-feira) celebra-se o “Dia Mundial do Doador de Sangue”, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em Tatuí, neste sábado (10/6), das 7h30 às 10h, no Centro de Especialidades Médicas – CEMEM da Prefeitura de Tatuí (Rua São Bento, nº 15, Centro), acontecerá uma Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea em prol ao Hemonúcleo Regional de Jaú, pertencente a Fundação Amaral Carvalho. Para participar, é necessário fazer um agendamento prévio pelo telefone (15) 3205-1333. Vale destacar que, para o Cadastro de Medula Óssea é preciso ter entre 18 e 35 anos de idade e levar um documento com foto.

No entanto, quem não puder comparecer neste sábado, pode agendar a sua doação de sangue para quaisquer terça-feira ou quinta-feira, das 7h30 às 10h, com o Banco de Sangue “Fortunato Minghini”, da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, pelo telefone (15) 3205-1333. O sangue coletado é encaminhado para o Hemocentro de Botucatu, onde é feito um fracionamento (separação do plasma e do concentrado de hemácias) e depois distribuído para as cidades atendidas pelo Hemocentro, inclusive para Jaú. Parte dessas bolsas de sangue também retorna para o Banco de Sangue de Tatuí e é destinada para atender pacientes da própria Santa Casa, do hospital particular de Tatuí e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Atualmente, o Banco de Sangue “Fortunato Minghini” – que tem como parceiro o Lions Clube de Tatuí – possui 3.470 doadores cadastrados. Ele está localizado em prédio próprio nas dependências da Santa Casa (Rua Cônego Demétrio, ao lado da Maternidade), que é uma referência para o atendimento médico e cirúrgico da Região.

DOE SANGUE

Não há nada que substitua o sangue humano, por isso, fazendo a doação você está ajudando a salvar até 4 vidas. Sempre que uma pessoa necessita de uma transfusão, como em casos de acidentes, procedimentos cirúrgicos e algumas doenças, ela depende da boa ação das pessoas que se dispuseram a doar sangue. A doação é segura, indolor e rápida.

Para doar sangue é preciso: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que, para a primeira doação a idade máxima é de 60 anos de idade, e aos 16 e 17 anos de idade a doação será autorizada somente com a presença do responsável legal, portando documento com foto de ambos; pesar mais de 50kg; estar bem descansado (ter dormido, pelo menos, 6 horas nas últimas 24 horas); não estar em jejum, e sim bem alimentado (evitar alimentação gordurosa 2 horas antes da doação); e apresentar documento com foto original sempre que for doar e ao retirar a carteirinha de doador.

No entanto, o doador não pode: ter tido hepatite após os 10 anos de idade; ter tido evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como Hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas; ter feito tatuagem, micropigmentação ou colocado piercing nos últimos 12 meses; estar resfriado ou com gripe (aguardar sete dias depois do desaparecimento dos sintomas); ter tomado a vacina da gripe ou da febre amarela nos últimos 30 dias; estar grávida ou amamentando; ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação; e ter usado drogas ilícitas injetáveis.

DE 6 A 19 DE MAIO, GINÁSIO DE ESPORTES DO NEBAM RECEBE A “FEIRA DO LIVRO”

O público terá à disposição um acervo com mais de 2 mil exemplares, incluindo livros infantis, infantojuvenis e adultos com preços acessíveis.

“1º ENCONTRO DE ESCRITORES TATUIANOS” CONTA COM LANÇAMENTO DE LIVRO INFANTIL DE RENATO J. MELLO

“O Carnotauro do Chifre Quebrado” promete encantar os leitores com uma emocionante história sobre altruísmo e superação.

“RUA DA ALEGRIA” ACONTECE NESTE DOMINGO (5/5) NO JARDIM AMÉRICA E JARDIM SÃO CONRADO

As diversas brincadeiras e atividades esportivas e musicais serão na Rua Roque Bueno de Miranda, ao lado da Igreja Santo Expedito e próximo à praça dos dois bairros.