Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Campanhas
  4. »
  5. “JUNHO VERMELHO”: DOAÇÃO DE SANGUE PODE SER FEITA NESTE SÁBADO (10/6), NO CEMEM, OU DURANTE…

“JUNHO VERMELHO”: DOAÇÃO DE SANGUE PODE SER FEITA NESTE SÁBADO (10/6), NO CEMEM, OU DURANTE TODO O MÊS NO BANCO DE SANGUE DE TATUÍ

Publicado em:

No Banco de Sangue “Fortunato Minghini”, da Santa Casa, as doações podem ser feitas as terças ou quintas-feiras, das 7h30 às 10h, com agendamento prévio pelo telefone (15) 3205-1333.

Você já parou para refletir que o poder de fazer o bem está no seu sangue e com ele é possível salvar até 4 vidas? Com este propósito, de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, acontece neste mês a Campanha “Junho Vermelho” e no dia 14/6 (quarta-feira) celebra-se o “Dia Mundial do Doador de Sangue”, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em Tatuí, neste sábado (10/6), das 7h30 às 10h, no Centro de Especialidades Médicas – CEMEM da Prefeitura de Tatuí (Rua São Bento, nº 15, Centro), acontecerá uma Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea em prol ao Hemonúcleo Regional de Jaú, pertencente a Fundação Amaral Carvalho. Para participar, é necessário fazer um agendamento prévio pelo telefone (15) 3205-1333. Vale destacar que, para o Cadastro de Medula Óssea é preciso ter entre 18 e 35 anos de idade e levar um documento com foto.

No entanto, quem não puder comparecer neste sábado, pode agendar a sua doação de sangue para quaisquer terça-feira ou quinta-feira, das 7h30 às 10h, com o Banco de Sangue “Fortunato Minghini”, da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, pelo telefone (15) 3205-1333. O sangue coletado é encaminhado para o Hemocentro de Botucatu, onde é feito um fracionamento (separação do plasma e do concentrado de hemácias) e depois distribuído para as cidades atendidas pelo Hemocentro, inclusive para Jaú. Parte dessas bolsas de sangue também retorna para o Banco de Sangue de Tatuí e é destinada para atender pacientes da própria Santa Casa, do hospital particular de Tatuí e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Atualmente, o Banco de Sangue “Fortunato Minghini” – que tem como parceiro o Lions Clube de Tatuí – possui 3.470 doadores cadastrados. Ele está localizado em prédio próprio nas dependências da Santa Casa (Rua Cônego Demétrio, ao lado da Maternidade), que é uma referência para o atendimento médico e cirúrgico da Região.

DOE SANGUE

Não há nada que substitua o sangue humano, por isso, fazendo a doação você está ajudando a salvar até 4 vidas. Sempre que uma pessoa necessita de uma transfusão, como em casos de acidentes, procedimentos cirúrgicos e algumas doenças, ela depende da boa ação das pessoas que se dispuseram a doar sangue. A doação é segura, indolor e rápida.

Para doar sangue é preciso: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que, para a primeira doação a idade máxima é de 60 anos de idade, e aos 16 e 17 anos de idade a doação será autorizada somente com a presença do responsável legal, portando documento com foto de ambos; pesar mais de 50kg; estar bem descansado (ter dormido, pelo menos, 6 horas nas últimas 24 horas); não estar em jejum, e sim bem alimentado (evitar alimentação gordurosa 2 horas antes da doação); e apresentar documento com foto original sempre que for doar e ao retirar a carteirinha de doador.

No entanto, o doador não pode: ter tido hepatite após os 10 anos de idade; ter tido evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como Hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas; ter feito tatuagem, micropigmentação ou colocado piercing nos últimos 12 meses; estar resfriado ou com gripe (aguardar sete dias depois do desaparecimento dos sintomas); ter tomado a vacina da gripe ou da febre amarela nos últimos 30 dias; estar grávida ou amamentando; ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação; e ter usado drogas ilícitas injetáveis.

Compartilhe:

Outras

Notícias

PREFEITURA REALIZA SETE PLANTÕES TIRA-DÚVIDAS DOS DOIS EDITAIS REFERENTES AO SALDO REMANESCENTE DA LEI PAULO GUSTAVO

As ações acontecerão nos dias 25 e 26 de junho e 2, 4, 11, 16 e 18 de julho, das 9h às 11h e das 13h às 17h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”.

PESSOA PORTADORA DE FIBROMIALGIA TEM ATENDIMENTO PRIORITÁRIO EM TATUÍ; CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO PODE SER ADQUIRIDA NO CIR – CENTRO INTEGRADO DE REABILITAÇÃO

A Carteira de Identificação da Pessoa Portadora de Fibromialgia é reconhecida como documento hábil para garantir atenção integral e atendimento prioritário nos serviços públicos e privados do município de Tatuí.

NOVA APRESENTAÇÃO DE MATHEUS FRANZ QUINTETO COM O CONCERTO “NOVAS NOTAS” É REALIZADA NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

O último concerto será neste domingo, dia 23 de junho, às 16h.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo