Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Assistência e Desenvolvimento Social
  4. »
  5. “MAIO LARANJA”: TATUÍ TERÁ AÇÕES DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS…

“MAIO LARANJA”: TATUÍ TERÁ AÇÕES DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Às 9h de quinta-feira (18/5), na Praça Olívio Junqueira (chafariz da Avenida das Mangueiras), acontecerá a concentração para a tradicional Caminhada “Faça Bonito”, cujo slogan neste ano será “Os anos mudam, mas a luta continua!”.

A Campanha “Maio Laranja”, que remete ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18/5, quinta-feira), será lembrada em Tatuí com diversas ações promovidas pela Prefeitura – por meio das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social; de Educação; de Direitos Humanos, Família e Cidadania; e da Saúde – e pelo CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A partir das 9h desta quinta-feira (18/5), na Praça Olívio Junqueira (chafariz da Avenida das Mangueiras), acontecerá a concentração para a tradicional Caminhada “Faça Bonito”, cujo slogan neste ano será “Os anos mudam, mas a luta continua!”. Deverão estar presentes neste ato representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSC’s), de escolas, do Conselho Tutelar e da Justiça Restaurativa, que se concentrarão na Praça da Matriz. Lá, haverá apresentações culturais e artísticas dos alunos da EMEF “Prof.ª Eunice Pereira de Camargo”, do Colégio Adventista de Tatuí e da E.E. PEI “Barão de Suruí”.

De acordo com a presidente do CMDCA de Tatuí, Andresa Aparecida Rodrigues Ribeiro, o objetivo é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes. “É necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual”, ressaltou.

Andresa informa que, além da tradicional Caminhada “Faça Bonito”, outras atividades do “Maio Laranja” serão desenvolvidas, entre elas: atividades de conscientização nas escolas, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e nas Organizações da Sociedade Civil  (OSC’s); distribuição da 3ª edição do Protocolo de Atendimento à Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual; sensibilização nas Redes Sociais; e Fórum Municipal de Diálogos, sobre Prevenção da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, dia 29/5 (segunda-feira), às 19h, na Faculdade de Tecnologia de Tatuí “Prof. Wilson Ribeiro de Camargo” – FATEC, voltado para profissionais da área e interessados.

SOBRE A CAMPANHA

O 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é instituído pela Lei Federal nº 9.970/00, e em Tatuí é referenciado através de quatro leis municipais: Lei nº 5.102, de 3 de julho de 2017, que institui o “Dia Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescente”; Lei nº 5.202, de 29 de novembro de 2017, que institui a “Semana Municipal de Combate a Pedofilia e ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes”; Lei nº 5.550, de 10 de setembro de 2021, que institui o mês de “Maio Laranja” dedicado às ações de enfrentamento ao abuso à exploração sexual de crianças e adolescentes; e Lei nº 5.640, de 18 de abril de 2022, que dispõe sobre a instituição de campanha permanente de combate à violência contra a mulher e ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no âmbito do município de Tatuí.

Compartilhe:

Outras

Notícias

DIA MUNICIPAL DA LITERATURA TATUIANA E 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SÃO OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MAIO

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio, contará com diversas ações, entre elas o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”.

NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (30/4), “MÚSICA NA PRAÇA” TEM EDIÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

O concerto tem o propósito de levar felicidade aos ouvintes por meio da música Afrojazz, com elementos da música tradicional moçambicana e do Jazz.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo