3. Destaque
  5. NÚCLEO DE APOIO AO TRATAMENTO DE CÂNCER EM TATUÍ É INAUGURADO

NÚCLEO DE APOIO AO TRATAMENTO DE CÂNCER EM TATUÍ É INAUGURADO

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria da Saúde, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania, inaugurou, na tarde da última sexta-feira (28/4), o Núcleo de Apoio ao Tratamento de Câncer em Tatuí. O novo espaço oferece, de forma centralizada e gratuita, diversos serviços de saúde e assistência integral ao tratamento humanizado do paciente com câncer e seus familiares.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior; da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), Regiane de Oliveira Rosa Cardoso; da deputada federal Simone Marquetto; do vice-presidente da Câmara, vereador Antônio Marcos de Abreu, e demais vereadores; da secretária da Saúde, Roseli de Fátima Mochi, da secretária de Direitos Humanos, Família e Cidadania, Elaine Miranda, e demais secretários, diretores e servidores da Prefeitura; de representantes de clubes de serviços, entidades e associações; além de pacientes em tratamento contra o câncer e da população em geral.

Para o chefe do Poder Executivo, este é um dia que ficará marcado para sempre na história da cidade, um sonho realizado, fruto de muito trabalho e dedicação. “O Núcleo, primeiro desta amplitude no Brasil, proporcionará um atendimento digno aos pacientes, acompanhantes e familiares que enfrentam essa doença tão difícil. Cada vez mais, acreditamos que é possível fazer a diferença na vida das pessoas, transformar a realidade e construir um futuro melhor. E este Núcleo é uma prova disso. Parabéns a todos que contribuíram para a realização deste sonho e que este seja apenas o começo de uma grande trajetória de sucesso e solidariedade”, comemorou o prefeito Miguel.

Atualmente, a Secretaria da Saúde tem o cadastro de 650 tatuianos diagnosticados com câncer que fazem tratamento contra a doença em hospitais de Sorocaba, Itapeva, Jaú e Botucatu. Neste novo espaço, eles e suas famílias terão acesso a: consultas com nutricionista e psicólogo; acolhimento; ambulatório de enfermagem; assistência social; medicamentos e insumos (fraldas, leite etc) com prescrição médica; agendamentos de exames e de viagens com a Frota Municipal; e encaminhamento para a Casa de Apoio ao Tratamento de Câncer de Tatuí “Gildete Spuri de Abreu”, no município de Jaú.

Tudo isso será feito por 15 profissionais da Saúde que trabalham no Núcleo, incluindo coordenador, assistente social, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, psicólogo, nutricionista, assistente social, farmacêutico, auxiliar de farmácia, atendente e serviços gerais. “Um diferencial do Núcleo é o fornecimento de medicamentos específicos e de medicamentos disponíveis também na Rede de Atenção Básica. Com isso, evitamos que o paciente precise ir em mais de um local para conseguir todos os seus remédios. Com a receita, ele conseguirá pegar todos de uma única vez aqui no Núcleo”, explicou a secretária da Saúde, Roseli de Fátima Mochi.

No evento, a deputada Simone Marquetto anunciou um recurso de R$ 500 mil para a manutenção do Núcleo de Apoio ao Tratamento de Câncer em Tatuí. “É um momento superimportante. Sabemos o quanto as pessoas que passam pelo tratamento do câncer precisam de ajuda, de apoio e de investimento. O poder público tem que estar perto, fazendo sua parte. E essa é uma casa que vem de forma maravilhosa fazer esse atendimento que as pessoas mais esperam”, ressaltou a deputada federal.

O Núcleo tem demanda espontânea de atendimento aos pacientes oncológicos de Tatuí e, também, pode receber o encaminhamento das Unidades de Saúde. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e está situado na Rua Martiniano de Azevedo, nº 25, Centro, telefone (15) 3199-5493.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.